Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, comprei recentemente uma placa de vídeo RTX 3060 e estou querendo jogar Cyberpunk, instalo o jogo e a princípio ele roda na casa dos 80-110 FPS com as configurações que vi serem ideais pro meu setup, de acordo com alguns vídeos no youtube. Porém após algumas horas de jogatina, o FPS começa a cair e se estagna perto dos 60 FPS, e passado mais um tempo ele fica nas casa dos 30, e dependendo do que tá acontecendo no jogo, cai mais ainda... e o ponto é que o uso da placa de vídeo cai dos quase 100%, pra 50/60%... abaixo vou colocar alguns soluções que já tentei e não ajudaram.

- Pensei que o problema pudesse ser gargalo no processador (Ryzen 5 2600), mas não, o processador não chega nem nos 80% e a temperatura não passa de 65° quando o FPS cai.

- Cogitei ser superaquecimento na placa, mas em nenhum momento ela passa dos 72°.

- Já formatei a máquina pra caso fosse algum vírus ou algo do tipo.

- Os drivers estão no mais atualizado possível, mas também já tentei instalar outros mais antigos e nada.

Um detalhe é que quando eu instalo o game ele roda no talo na casa dos 60 FPS, eu abaixo um pouco as configurações pra rodar melhor e não forçar a máquina, até porque meu processador não empurra 100% da placa. Porém quando o problema começa, nem colocando o jogo com tudo no mínimo ele chega nos 60 FPS.

Gostaria que alguém ajudasse a encontrar a solução, até porque se o problema for na placa de vídeo preciso acionar a garantia e trocar.

Configurações

GPU: RTX 3060 (12gb)

CPU: Ryzen 5 2600 

RAM: 18gb

Postado

@Ricardov e tem alguma forma de eu testar isso sem ser manualmente colocando outra fonte e vendo se o problema persiste? eu realmente ficaria muito aliviado se fosse isso.. mas duvido muito, até porque uma fonte de 600w deveria aguentar minhas configurações com folga, a não ser que ela esteja ruim e não entregando todo o potencial dela

Postado

Informe marca/modelo da fonte. Infelizmente o mercado está cheio de fontes ruins que não entregam o que anunciam. Como pode ver no fórum de Fontes e Energia chamamos de fonte "bomba".

Postado

@João Vitor Almeida Boas, só para complementar, fonte como qualquer outro componente do PC sofre degradação ou pode estar com defeito, fonte também esquenta e perde performance, ideal se puder testar com outra boa fonte já que as temps da cpu/gpu parecem estar boas e o problema ocorre depois de um período de uso - se puder monitore também as tensões da cpu/gpu quando em uso e veja se quando fps cai, as tensões tb vão junto.

Abs.

Postado

@Public2004 então, já que vocês tão mencionando a fonte, um detalhe importante é que a minha GPU anterior era uma RX 580 (comprei usada de mineração ainda por cima), e ela esquentava absurdamente, chegando na casa dos 90° quase toda vez que eu jogava um jogo mais pesado, fiquei com ela por 3 anos no pc.. você diria que tem uma chance grande dela ter danificado a fonte (que já não é das melhores), e isso ser a causa do problema atual?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...