Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu tenho uma placa-mãe Gigabyte B550M DS3H, ela tem duas entradas Sysfan de 4 pinos com suporte a PWM, mas quero instalar no mínimo 5 Fans no meu gabinete, como faço nesse caso que eu quero poder controlar a velocidade e padrão de cores das fans? Eu vou precisar de uma controladora? Posso comprar 4 fans e uma controladora e comprar uma outra e conectar na entrada Sys_Fan que sobrar? (As minhas 4 ventoinhas atuais estão conectadas direto na fonte via molex, sem RGB e sem controle de velocidade, claro). Vi que tem um tipo de cabo que você conecta na entrada de 4 pinos de um lado e expande para 5 conexões do outro, mas não entendi se devo comprar esse cabo, um hub ou um kit de fans com controladora. Por incrível que pareça os variados vídeos disponíveis no YouTube só serviram para me deixar mais confuso, pois sempre vão ter lacunas e falta de algumas informações necessárias.

Manual da placa: mb_manual_b550m-ds3h-ac_e_1201.pdf (pag 13 fala sobre as conexões sysfan)

• Solução
Postado

Para instalar 5 fans PWM numa placa-mãe que tem 2 conectores SYS_FAN vai precisa de um cabo splitter 1-4

O conector dos LEDs " frufru" é separado, precisa de conector

• ARGB 3 pinos [4-1], 5v ou
  • RGB (obsoleto) 4 pinos, 12 volts,

E a B550M DS3H não tem nenhum - vide na página 4 do manual.

Nesse caso basta comprar uma controladora, de preferência ARGB, para ligar os cabos dos LEDs, vai controlar cores e efeitos pelo controle remoto sem fio.

Ex. Coolmoon - até 8 fans.

E claro fans com ARGB (controle de cores e efeitos mais elaborados): e PWM (controle de RPM) ex.:

PCYes Nix 2 - R$ 49,90

Se quiser comprar do Alii na atual promoção o Aigo AR12 PRO PWM, ARGB estava saindo por R$ 25,00.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Então o cabo splitter que vai na entrada SYS_FAN da placa e as Fans vem cada uma com dois cabos que vão um para o splitter e outro para controlar os LEDs pela controladora né? Você recomendou um Splitter 1-4 porque como são 5 ventoinhas, uma delas vai direto na entrada SYS_FAN?

Postado

Isso mesmo

1 - Os cabos PWM do fan - que é para fazer o motor da ventoinha girar;  vai no SYS_FAN da placa-mãe.

Como só tem 2 conectores na placa e 5 fans precisa de um cabo adaptador "splitter PWM" para ligar 4 fans num conector SYS_FAN. O fan que ficar de fora liga no outro SYS_FAN.

ca7c592da4b6cdbf28269f775c9b5cc3

Também pode usar um HUB PWM 4 portas, mas são mais caros, sem nenhuma vantagem prática, só diminui o numero de cabos saindo da placa-mãe.

2 - Os cabos dos LEDs do "frufru", que no seu caso vai ser ligado numa controladora externa, vão direto nos conectores da controladora, um para cada cabo.

• Curtir 1
Postado

Antes de mais nada da uma verificada na revisão da sua placa-mãe, a mais recente - Rev. 1.7,  tem os conectores ARGB LED_C1, LED-C2 [oo.o] 

Quando ao cabo "splitter PWM", uma das quatro pontas é com 4 pinos, e as outras três com 3 pinos, isso porque o monitoramento de RPM é feito apenas em uma fan, para evitar flutuação da leitura, pois as fans não giram na mesma velocidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!