Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Recentemente notei que minha placa de vídeo vem pegando mais de 80 graus durante algumas jogatinas, meu processador chega a até 85. Fui atrás de fazer undervolt, tanto na minha placa, quanto no meu processador, pois ouvi dizer que é uma forma de refrigerar ambos. Comecei tentando pela placa, pelo próprio MSI Afterburner. Entretanto, como não entendo muito bem disso, acabei não conseguindo reduzir a temperatura consideravelmente. A minha atual configuração está setada em 918 volts e 1875 MHz. Essa frequência é a que a minha placa fica durante a maior parte do tempo enquanto eu jogo. A temperatura reduziu apenas para 76, isso que eu nem estava jogando nas mesmas condições que ontem, quando ela alcançou 82 graus. Queria saber de vocês alguma forma de abaixar a temperatura pelo undervolt. Eu sei que não é simplesmente pegar uma configuração já pronta, já que cada placa é diferente e tal, mas gostaria que me dessem dicas para ir testando. Meu objetivo era alcançar no máximo os 65 graus, já que sinto que após isso já começa a ser prejudicial para a placa. Desde já, obrigado!

Postado

Cara, undervolt é bem parecido com overclock na questão de refinar ele, em alguns casos você vai ir diminuindo um milivolt de cada vez, ou de dois em dois e vai testando até a placa ficar estável. mas você já cogitou o problema do aquecimento excessivo ser simplesmente sujeira? não sei quanto tempo faz que você tem a placa, mas é uma opção

Postado

@Rochumback Coloquei a placa há 2 semanas. Mas assim, a frequência eu deveria deixar no 1875 mesmo e ir mudando só a tensão de 2 em 2? E como vou saber quando vai estar estável? Quando a temperatura abaixar ou quando o pc parar de desligar?

Postado

@Caiong A frequência você pode deixar no máximo que sua placa pega rodando de fábrica, daí você vai diminuindo de pouco em pouco (pode ser de 25 em 25 milivolts no começo) e vai testando em algum jogo ou teste de benchmark. quando começar a dar artefatos, a aplicação apresentar problemas ou algo do gênero significa que você abaixou demais, daí você volta pro valor onde estava rodando sem problemas e diminui menos e assim por diante.

Vou citar um exemplo, você tinha deixado ela em 925 milivolts e estava rodando liso, baixou pra 900 e a placa apresentou artefatos, então você volta pra 925 e em vez de baixar os mesmos 25 milivolts, você baixa 10 e coloca em 915. se com 915 rodou de boa você coloca menos. daí com 905 falhou, em vez de baixar 10 decide baixar 5, 910 milivolts foi, então você baixa 4 e novamente apresenta problemas, então você decide baixar 3 e funciona. pronto, chegou no melhor possível.
Lembrando que tanto overclock como undervolt são coisas que demoram pra ficar estáveis, então você pode estar jogando de boa e do nada o programa apresentar problemas por conta do undervolt que você achou que estava estável.

E qual é a situação da sua placa? é nova? qual modelo é? essas informações ajudariam bastante.
ps. foi mal a demora de resposta, não vi a notificação da sua resposta

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!