Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer depois de trocar processador, placa-mãe e memória RAM


Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Possuo já uma GTX 1060 6gb, mas que futuramente farei um upgrade, e a fonte é uma 700w 80 plus bronze.

No caso, o Pc já funciona tudo certinho, aí fiz esse upgrade e me surgiu a dúvida de qual seria os passos da instalação do sistema e utilização do HD e SSD que ainda estou usando no sério atual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Thiago Keiji Sim, têm algumas formas de se fazer. Eu recomendaria utilizar o Media Creation Tool, que você baixa do site da Microsoft mesmo: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Seguindo os passos do programa você vai entender melhor, é intuitivo, qualquer coisa você encontra vídeos de como utilizar. Você vai criar um pendrive bootável com a imagem do SO e depois dar boot no PC através desse pendrive e realizar uma instalação limpa do SO no SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Batata Defumada Olá, tudo bem?

As peças chegaram e ao montar o Pc, ele não ligou, os leds do Pc ligam, o led do WC e as fans frontais também, mas o Pc em si não liga, conferi todos os cabos e aparentemente estão conectados certinhos. Teria alguma ideia do que pode ser?

 

já tentei ligar sem as memórias, com uma memória trocando os slots e nada de funcionar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Thiago Keiji E a GPU, roda os fans, acende algum led?

 

Em 30/08/2023 às 14:09, Thiago Keiji disse:

fiz um upgrade para um Ryzen 9 5900x, ASRock b550 steel legend e 32gb ram xpg, lembrando que essas peças comprei já usadas de uma mesma pessoa, então o PC já era funcional. 

 

Você tem certeza se era funcional mesmo? Essa pessoa é de confiança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Batata Defumada disse:

E a GPU, roda os fans, acende algum led?

a GPU está normal, e as memórias ram também, eu testei elas no meu PC antigo e ele liga normal.

 

10 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Você tem certeza se era funcional mesmo? Essa pessoa é de confiança?

comprei pelo mercado livre, ente didonque estava funcionando e bem conservado, e as peças realmente estão bem novas.

 

no debug da placa-mãe aprece o código 00, então acredito que a placa em si não está operando, apenas recebendo energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Thiago Keiji O código 00 de acordo com a ASRock está relacionado com processador instalado incorretamente. A indicação da fabricante é reinstalar o processador na placa-mãe (tenha certeza que o cooler do processador esteja adequadamente instalado também) e depois fazer o clear CMOS, você pode fazer isso retirando a bateria da placa-mãe após desligar o PC completamente e tirar da tomada. Após tirar a bateria da placa-mãe, deixa quieto por uns minutos e coloca de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata Defumada reinstalei o processador, cooler e fiz o clear cmos e nada, continua com o código 00

@Batata Defumada algo que não tinha me tocado, o Ryzen 9 possui um tudo padrão de 105W. Nesse caso, se eu conectar somente os 8 pinos, e faltar os +4, a CPU não vai ligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
9 horas atrás, Thiago Keiji disse:

algo que não tinha me tocado, o Ryzen 9 possui um tudo padrão de 105W. Nesse caso, se eu conectar somente os 8 pinos, e faltar os +4, a CPU não vai ligar?

 

Via de regra isso não deveria ser um problema porque os 8 pinos já deviam ser o suficiente. Só que algumas placas-mãe podem falhar o boot se não estiver com todos os cabos de energia conectados como deveriam. Se você pudesse levar esse computador em alguma assistência pra eles testarem isso pra você seria interessante.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, era a minha fonte que não estava mandando energia suficiente para o processador. Minha fonte não é tão nova, acho que pode ser isso.

 

Testei em um outra fonte, somente com o conector EPS de 4+4 pinos mesmo e deu certo. Irei comprar uma fonte nova agora. Obrigado a todos que de alguma forma tentaram me ajudar 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata Defumada olha, se puder me recomendar. Estava de olho na XPG core reactor 750W, o que acha dela? Sabendo a procedência da fonte e estando na garantia, comprar usado seria uma opção?

 

pesquisando um pouco mais, vi também algumas da super flower nessa faixa de preço

essa 850w bronze 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17909/fonte-super-flower-leadex-iii-super-bronze-pro-850w-80-plus-bronze-full-modular-pfc-ativo-sf-850r14he

 

e essa 750w Gold

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15877/fonte-super-flower-750w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-750f14hg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
35 minutos atrás, Thiago Keiji disse:

Estava de olho na XPG core reactor 750W, o que acha dela?

 

As XPG Core Reactor são muito boas, entretanto eu estou com um pé atrás com a XPG desde que foi descoberto que ela alterou o projeto de uma fonte (XPG Pylon 650W) pra pior sem qualquer aviso.

 

 

Se ela fez isso com a Pylon, vai saber também fez com a Core Reactor, eu fico com receio de recomendar XPG.

 

Eu tenho três recomendações:

 

NZXT C650 80 Plus Bronze Semimodular;

 

E se puder gastar mais a MSI MPG A650GF 80 Plus Gold Full Modular ou a Super Flower 750W 80 Plus Gold Full Modular.

 

650W já é mais do que o suficiente pra maioria das builds, então entre as duas acima (MSI e Super Flower) eu ainda dou preferência pra da MSI, a não ser que você planejasse ter um sistema que consumisse energia demais no futuro.

 

35 minutos atrás, Thiago Keiji disse:

Sabendo a procedência da fonte e estando na garantia, comprar usado seria uma opção?

 

Eu não recomendaria fonte usada, só se você tivesse certeza que é uma pessoa confiável que não arrebentou com a fonte, e também claro se for uma fonte de qualidade em primeiro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Thiago Keiji Em stock esse processador vai consumir uns 140W no máximo. Se você fizer um overclock quem sabe vai ir pra uns 190W, ou seja ainda sobra mais de 400W pro restante das peças tranquilamente. A placa de vídeo é o que mais vai consumir, provavelmente (depende da GPU). Uma RTX 4070 por exemplo consome cerca de 200W, isso porque a série 4000 da NVIDIA tem uma eficiência muito boa, a 3080 Ti já consome 350W.

 

Então assim, eu não sei que placa de vídeo você vai decidir pegar no futuro, vai depender mais disso do que o seu processador.

 

Ah é amigo, essa fonte aqui é muito boa também, não é muito mais cara e tem 850W, muita potência: SuperFrame 850W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!