Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera beleza?

Então, estou enfrentando um problema com meu teclado mecanico da Razer.

As teclas "4", "R", "F" e "J" estão apresentando um comportamento estranho. Elas param de funcionar por cerca de 10 a 20 minutos e depois voltam a funcionar por um tempo, mas logo em seguida param novamente, e isso se repete. O detalhe é que elas só voltam a funcionar quando o teclado pisca todas as LEDS, como se estivesse ligando o computador.

Já realizei os testes que tem na internet para tentar entender o que está acontecendo e parece que o problema está mesmo no teclado. Testei até em outro computador e o mesmo problema ocorreu. Também usei o Synapse da Razer e nada.

O teclado está em ótimas condições, o cabo está intacto e o conector USB está novo. Internamente fiz uma limpeza, mas não encontrei nada fora do normal. Curiosamente, enquanto eu estava escrevendo este post, as teclas voltaram a funcionar por enquanto.

Estou quase certo de que o problema não está nos switches das teclas, pois tentei pressioná-las de várias formas e o problema persiste.

As teclas só voltam a funcionar depois que pisca as LEDS, como se tivesse tomado um Reset ou então tenho que ficar desconectando e reconectando o cabo no computador até elas voltarem a funcionar normalmente

Se alguém tiver alguma ideia do que pode estar acontecendo, agradeço muito pela ajuda!

Teclado Mecânico Razer BlackWidow V3 Tenkeyless
Model: RZ03-0349

• Moderador
Postado

@Kassumi, boa noite!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
Devido à posição das teclas em relação às outras, fora a tecla J, creio que possa ser uma trilha da placa de circuito impresso se rompendo. Convém fazer teste de condutividade com um multímetro enquanto tenta flexionar a placa levemente para confirmar se esse é de fato o problema. Outra possibilidade é a controladora estar com defeito, e por isso ela se reinicia e pisca os LEDs, ou talvez até um erro no firmware, neste último caso convém procurar atualizar o firmware usando alguma ferramenta que a fabricante forneça para tal.
Fora isso, uma última possibilidade que consigo  pensar é a fonte de seu PC ser de baixa qualidade e/ou estar com defeito, pois já vimos aqui vários casos da fonte causar funcionamento irregular em periféricos.

• 1 ano depois...
Postado

Olá, meu amigo! Peço desculpas pela demora para responder seu comentário.

Agradeço muito pelas sugestões e pelo tempo que você dedicou para tentar me ajudar!

Acabei comprando outro teclado bem fuleiro e deixei esse com defeito guardado, mas ele está praticamente novo, então queria muito resolver esse problema ao invés de descartá-lo.

Infelizmente, meu conhecimento em hardware é básico, e percebi que diagnosticar e corrigir esse defeito sozinho pode ser complicado. Pesquisei bastante na internet, mas não encontrei soluções diretamente com esse problema.

Seguindo suas sugestões, já tentei atualizar o firmware e também testei o teclado em outro computador, mas o problema persiste da mesma forma.

Se for realmente uma trilha rompida na PCB ou um defeito na controladora, qual seria o procedimento correto para tentar corrigir isso?

Você ou alguém aqui do fórum conhece alguma assistência ou profissional especializado nesse tipo de reparo, especialmente na parte elétrica de teclados mecânicos? Sei que há serviços para troca de switches e keycaps, mas não encontrei muita coisa focada na parte eletrônica.

Já tentei entrar em contato com a Razer, ou melhor, o Grupo Multilaser e eles não me auxiliaram muito em relação a isso.

Desde já, agradeço novamente pela ajuda e atenção!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...