Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! 

Atualmente, eu possuo a seguinte config:

- CPU: Ryzen 5 5600g

- GPU: Rx 5700XT

- Fonte: Nidus 500w

- Mainboard: A520M-E

- Ram: 2x8gb T-Force Vulcan Pichau 3200hz

Gostaria de pedir recomendações do que eu poderia melhorar aí!

Meu foco é principalmente pra jogos mesmo, algo mirando o médio/high por alguns anos seria excelente.

Não tenho problemas em comprar em Aliexpress nem nada, então qualquer recomendação é bem vinda!

• Moderador
Postado

@TheSnowing Olá, tudo bem?

Você está com uma boa configuração, com esse orçamento (4k), no seu lugar focaria em placa de vídeo, quem sabe uma RX 6750 XT 12GB (R$ 2.299,99), apesar de você ter uma boa fonte, seria necessário também aumentar a potência, indico a NZXT C650 Gold 650W Full Modular (R$ 439,99), ainda sobram R$ 1260,00 para gastar, não sei se está precisando, mas quem sabe incluir um NVMe como o SSD Kingston NV2 1TB (R$ 269,99).

Eu gostaria de lhe recomendar a substituição da placa-mãe também, buscar uma "mais completa e moderna", como por exemplo a Gigabyte B550M Aorus Elite (R$ 899,99), mas essa é uma avaliação que você deve fazer com calma, pois se fizer esse upgrade, saiba que vai se manter na plataforma DDR4 e socket AM4, ou seja, futuramente não poderá adquirir um processador AM5 sem substituir a placa-mãe e memórias juntamente, isso não é um problema, afinal, com a B550M você pode mais tarde trocar sseu processador atual pelo Ryzen 7 5800X3D por exemplo e dar uma injeção de desempenho e longevidade no PC, mas seria o limite no socket AM4, depois disso, terá de investir mais para entrar no AM5 e DDR5.

Mas acho que sua configuração atual ainda aguenta mais um tempo, nesse caso a melhor opção é guardar mais dinheiro para fazer um upgrade completo, trocar CPU, GPU, placa-mãe e memórias.. já com DDR5 E AM5 ou Intel 13ª se preferir. 

Espero ajudar,

Abraços!

• Obrigado 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
12 horas atrás, TheSnowing disse:

Uma dúvida, não seria mais interessante partir logo pra uma placa-mãe com suporte a DDR5 e AM5? Ou ficaria bem caro/não muito vantajoso?

Sim, seria mais interessante e vantajoso a longo prazo, porém como eu disse, o investimento seria maior pois nesse caso você precisaria substituir sua configuração toda (processador, memórias e placa-mãe) e se ficar no AM4 com a placa-mãe que eu indiquei anteriormente, no momento não precisará trocar memórias e CPU e mais tarde poderia trocar o 5600G por um 5800X3D que seria um bom salto, ainda na AM4.

Como eu disse no outro post, você não tem um configuração ruim, o 5600G ainda segura a barra, recomendo que avalie, visando as suas condições para fazer o seguinte: comprar apenas uma placa de vídeo melhor e uma fonte mais potente/segura e manter o restante para futuramente trocar todo o restante e aí sim já partindo para AM5 e DDR5 ou então substituir todo o hardware agora, mas o investimento será maior de 4K com certeza.

OBS: Também é interessante esperar um pouco em relação a placa de vídeo pois estão chegando a RX 7700 e RX 7800 no mercado, dependendo do preço que venham a custar, pode ser uma ótima opção.

Abraços.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...