Ir ao conteúdo

Como saber se a Corsair CX450 está boa ou preciso trocar?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, atualmente possuo a CX450 como fonte já a cerca de 4 anos já com o setup:

Placa-mãe: Gigabyte B450M-S2H

Processador: Ryzen 5 2600

RAM: 2x8GB - CL16 OC(3200MHz) + CL18 3200MHz

GPU: RX580 8GB XFX GTS+ OC

HD: Saegate 1TB Green

SSD: Goldenfir 512GB

5 fans (Pretendo ter 7)

As vezes escuto ruido de coil whine quando está em jogos ou muitos processos no PC, e tem um gargalo meio leve ultimamente que não sei se há relação com a fonte (Pelo minimo ser 550W para o RX580), tive que formatar o PC por um bug durante alguma atualização do Windows 11 (tentei reinstalar drivers, desinstalar a maioria porém persistia o problema mesmo reparando windows e etc..), então agora parece estar melhor, porém está unicamente 1 jogo instalado e mais nada.

Como provavelmente não terei condições para atualizar o setup pensava em OC no processador e talvez na placa de Vídeo futuramente...

Penso mais pelos gargalos estranhamente e pela idade da fonte, tive que retirar o OC da memória RAM pois  também está gerando gargalo, deixando em apenas 2400MHz, não sei que teste poderia fazer para definir se a fonte continua boa o suficiente ou não, então se tiver posso tentar realizar. Minha placa principal meio aposentada é uma B450 Aorus Elite v1.0, pretendo voltar para ela alguma hora pois creio que seja melhor para OC como vejo que as tensões ficam mais estáveis nela.

Pretendia se for para trocar de fonte até uns 400 se possível com parcelamento sem juros que aguentasse até uma RTX3060TI e Ryzen 5 5600X para futuro upgrade ou até algo mais forte (não sei quando seria esse upgrade porém um desejo a frente).

• Moderador
Postado
10 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

não sei se há relação com a fonte (Pelo minimo ser 550W para o RX580)

Mínimo recomendado pela fabricante sempre vai ser exagerado, ademais, se fosse por causa da potência os problemas teriam acontecido desde o princípio. Pode ser que com o passar do tempo ela teve um certo desgaste e perda de performance, vai ver ela tá muito sujinha também, uma limpeza poderia ser bem-vinda.

De qualquer forma, já que você tá pensando em OC é melhor uma fonte nova, recomendo a NZXT C650 Semimodular. Não tem parcelamento sem juros, mas à vista é menos de 400 reais, pelo menos.

Também monitoraria as temperaturas da GPU e CPU, vai ver tá precisando trocar a pasta térmica desse Ryzen, por exemplo.

• Curtir 1
Postado

@Kaze_jp Alguma recomendação de uma de 650W ? Ou não sei qual valor seria melhor para um futuro upgrade

Na epoca que montei falaram que seria o suficiente para o setup, porém acho que já deve estar meio velha

@Batata Defumada A NZXT C650 aguentaria futuros upgrades para como o setup que citei de RTX3060TI + Ryzen 5600X?

A 4 meses que não vejo se está suja a fonte, porém, até então estava perfeitamente limpa pois o gabinete possui um filtro, acho que a manteve ok.

Postado
3 minutos atrás, Kaze_jp disse:

Sua fonte está trabalhando acima do limite. Já que utilizar uma RX580 o mínimo é uma fonte 500w recomendado. 

Errado! As recomendações da fabricante sempre serão elevadas por que eles não tem como saber o restante do hardware do PC.

O PC dele tem um consumo em média de 400W.

https://outervision.com/b/2BmOIn

image.png.c75805007a3682baf051ae818c0d89e4.png

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@Arthur Guillermo , olá

Sua fonte está trabalhando acima do limite. Já que utilizar uma RX580 o mínimo é uma fonte 500w recomendado. 

porventura, se uma fonte deste tipo trabalhar acima do seu limite ela deveria desligar :3, A RX 580 mais o Ryzen 5 2600 não devem consumir muito mais que 400W, mas isso deixa o sistema em seu limite.

• Curtir 1
Postado

Feedback da fonte: parece otima, os FPS estão bem mais estáveis chegando a 200~230 fps, memória ram agora consegue manter em 3200MHz novamente, parece muito boa e a caixa vem muito linda e ainda com uma bolsinha kkkkk

O ponto ruim :c odiei colocar ela no Spec Delta da Corsair, achei muito difícil tendo que forçar bastante os cabos a dobrar pois não entrava com eles conectados e não tem como conectar perfeitamente os que ficam do lado esquerdo, também achei bem mais difícil de conectar os conectores na placa-mãe, porém de resto top top

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...