Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei recentemente uma placa de vídeo nova no meu PC e enfrentei alguns problemas iniciais. Inicialmente, a tela não ligava. Após uma longa pesquisa e ajustes na BIOS (mudando de UEFI para Legacy e de IGD para PCI/IGD), bem como a instalação do driver da placa de vídeo (modelo 6600 XT), consegui fazer com que a placa fosse reconhecida no Gerenciador de Dispositivos, CPU-Z, etc.

No entanto, ao conectar o monitor diretamente na placa de vídeo, a tela permanecia preta, mas ao alternar para a entrada da placa-mãe, o vídeo voltava. Também observei que mesmo quando o monitor estava conectado à entrada da placa-mãe, a placa de vídeo era utilizada por alguns programas, embora não por todos.

Para investigar ainda mais, utilizei o MSI Afterburn para testes. Ele reconheceu a placa, mas não conseguiu fazer alterações diretas na velocidade do ventilador, que normalmente permanecia inativo. No entanto, em jogos específicos como Bloodstained, a GPU começou a funcionar normalmente e o controle do ventilador do after também passou a funcionar.

Foram muitas informações. Pensei que poderia ser um problema com o adaptador HDMI para VGA ou com a própria porta HDMI da placa de vídeo (mas não tenho outas peças pra testar). Outra possibilidade é que possa ser relacionado a algum driver, embora eu tenha verificado que estão aparentemente em ordem. Se alguém tiver alguma orientação ou sugestão para solucionar isso, ficaria grato pela ajuda.

Postado

@Pedroou testei nas duas configurações, nenhuma o vídeo funcionou...

Minha suspeita sobre o adaptador aumentaram, já que quando usei ele para conectar na porta HDMI da própria placa-mãe, o vídeo não funcionou. Até o momento a única forma de vídeo é quando conecto o monitor VGA direto na entrada VGA da placa-mãe.

Postado

@vitor_48 Teu monitor é muito antigo?

Provavelmente o seu monitor começou a reconhecer devido ao legacy, já que você disse usar um adaptador VGA para HDMI. Mas a GPU precisa de UEFI. Teria que ligar direto no HDMI e com o UEFI ligado.

Monitor de vídeo tem suporte UEFI/Legacy também. As vezes até tem update de firmware.

Postado

Liguei o UEFI e testei o HDMI, ele só funcionou uma vez na entrada da placa-mãe, quando eu tirei e reconectei ele parou de funcionar novamente 😞

na entrada da placa de vídeo ainda não funciona.

Postado

@vitor_48  Deixou um tempo ligado (uns 5 minutos no máximo)? As vezes o Windows está instalando algum driver.

Postado

@Gui GC nop, acabei de testar

Vou arranjar outro adaptador e conferir

Encontrei esse drive pra atualizar:

20230905_153521.jpg

Essas são as opções, já testei as duas e reiniciei mais de uma vez, mas continua pedindo pra atualizar 😞

20230905_154630.jpg

Postado

@vitor_48 Esse é o driver da intel, poderia tentar baixar o driver da RX baixado do site da AMD.

E esses programas de drivers podem baixar coisas que não devem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!