Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Dual channel faz muito diferença? Compensa comprar 1x16gb para depois pegar mais 16gb ou é melhor pegar logo 2x8 para as memórias ficarem iguais?

E Dual channel faz muito diferença  faz muita diferença no desepenho na 10ª, 11, 12  geração intel?

Vi nessa noticia que a placa-mãe de entrada da 12 geração (chipset h610) não aceita dualchannel ou eu entendi errado?

https://www.adrenaline.com.br/games/pc-games/intel-anuncia-chipsets-h670-b660-e-h610-para-placas-mae-LGA-1700-mais-baratas/

Citação

...Outro ponto é que o chipset H610 não suporta dual channel.

Postado

@Roberth R. Garci4  Dual channel faz muito mais diferença com gráfico integrado e da AMD, do que em outras atividades. Mas, você precisaria de um pente com o dobro de frequência para compensar a falta de um dual channel - o que definitivamente não vai acontecer em um h610 que não tem suporte a XMP acima do valor declarado na pagina do processador no site da Intel.

E acho que é um erro da matéria, primeiro que se for DDR5 - existe Dual Channel (2 x 32 bits) e Quad Channel (4 x 32 bits). Um único modulo de memória trabalha em Dual Channel, devido a construção da mesma.

No caso a informação que eles interpretaram errado foi a de "Número de DIMMs por Canal" presente no site da Intel, que é 1. Um no canal A e um no canal B. Ou seja basicamente a placa-mãe é limitada a 2 slots, e não 4 (A1,A2,B1,B2).

Na Intel eu não recomendaria pegar nenhuma placa-mãe H, por questões de limitações dos recursos. Não tem nem slot M.2 ligado diretamente ao processador.

Postado

@Gui GC Obrigado pelas informações! Então ainda é preferivel eu colocar dois pentes ao invés de um?

Placa-Mãe ASUS Prime H610M-E D4  Esse placa-mãe vai funcionar com memória DDR 3200 em dual channel?

E essas?

GIGABYTE H610M H

MSI PRO B660M-P

Essas memórias abaixo funcionam por padrão a 3200 em qualquer dessas três placa-mãe listadas acima?

Memória Kingston Fury Beast, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 

Memória XPG Gammix D35, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16

https://www.kabum.com.br/produto/474939/memória-xpg-gammix-d35-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-ax4u32008g16a-sbkd35

https://www.kabum.com.br/produto/172365/memória-kingston-fury-beast-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bb-8

E qual das duas é melhor XPG ou Kingston? Ou ambas são iguais em especificações?

Postado

@Roberth R. Garci4 É preferível que você pegue a B660M da MSI. Tem suporte para processadores de 12ª e 13ª geração, ao contrário da h610 que só tem suporte a 12ª geração. Além de que é garantido o suporte a XMP e teria também um slot M.2 que se comunica diretamente com o processador.

Quanto a trabalhar por padrão em 3200mhz, eu diria que é bem raro uma memória para desktop ter perfil JEDEC a 3200mhz, normalmente é XMP acima de 2666mhz. A KIngston Fury por exemplo, especifica que automaticamente vai até 2666mhz, enquanto a D35 não tem muita informação na página de vendas. Mas é 99% de chance de ir até 2666mhz sem XMP ativado. Mas você deve sim conseguir ativar até 3200mhz, mesmo em um H610, pelo menos a família Intel Core tem suporte até 3200mhz. Agora passar de 3200mhz só com uma b660 ou maior.

Sim, usar 2 pentes de memória vai sempre ser melhor do que usar apenas 1. E 2 pentes acabam sendo melhor do que 4 - porque você consegue fazer overclocks maiores e manter o processador estável - pelo menos em jogos, já que da para se conseguir memória suficiente com 2 slots, 16Gb é o suficiente para 99% dos jogos, algumas exceções usam mais do que isso. Para trabalho, usar 4 pentes pode ser melhor mesmo perdendo frequência.

Postado

@Gui GC  Obrigado por responder!

Citação

É preferível que você pegue a B660M da MSI. Tem suporte para processadores de 12ª e 13ª geração, ao contrário da h610 que só tem suporte a 12ª geração. Além de que é garantido o suporte a XMP e teria também um slot M.2 que se comunica diretamente com o processador.

Pretendo utilizar um 12400F. Não mais do que isso. A máquina será usada para uso básico, geral e  não em jogos. Só vou colocar uma rx 550 aqui porque já tenho ela guardada. Dessa forma, justifica ainda o investimento nessa placa B660 da MSI?

A Gigabyte está 599,00  contra 699,00 da MSI e 670 da ASUS .  Eu perderia desepenho ao usar H610 da ASUS ou da gigabyte? Não vou usar processador da 13 geração.

Meu objetivo era comprar uma memória 3200 e usá-la no padrão, sem precisar fazer nenhum tipo de overclock. Contudo, me parece que as informações não são bem claras pelos vendedores e fabricantes de memória. Achei que era buscar no google uma memória 3200 e espertar na placa-mãe e processador que dizem ter suporte a 3200... então assim, eu gosto de usar tudo no padrão. Mas essa parte da memória a 3200 me pegou de surpresa e confuso agora. 

Seria  propaganda enganosa dessas empresas de memória anunciarem a memória como 3200, sendo que na verdade elas são 2666?

Dessa forma, fico pensando: para uso básico,  realmente seria preciso uma placa-mãe B660?

Citação

Esse slot M.2 que se comunica diretamente com o processador.

As placa-mãe da ASUS e gigabyte também tem esse recurso, não? Lá fala que tem entrada M.2.

Faço muita confusão com essas entradas M2...

Todas aceitam o padrão NVMe?

Site da ASUS: https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-h610m-e-d4/ 

Site placa-mãe gigabyte
Lá consta que aceita M2 também: NVMe PCIe 3.0 x4 M.2

Se entendi bem, um PCIe 3.0 x4 ele pode usar até SSD NVMe de 4GB/s? segundo essa fonte: pesquisa rápida?

@Gabriel Torres  Obrigado pelos testes!

Postado

@Roberth R. Garci4

8 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Dessa forma, justifica ainda o investimento nessa placa B660 da MSI?

Depende do que você planeja fazer, se um dia você for vender vai ser mais fácil vender, algo que aceita ambas as gerações.

10 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Seria  propaganda enganosa dessas empresas de memória anunciarem a memória como 3200, sendo que na verdade elas são 2666?

Não diria que é propaganda enganosa. A empresa da garantia de que elas funcionam a 3200mhz. Mas cabe a você ativar o XMP. Inclusive utilizar memórias acima do padrão JEDEC de 2666mhz para a AMD pelo menos, é considerado quebra de garantia, não que eles irão saber se você o fez ou não. Mas a Intel também tem um cláusula sobre perder garantia pelo uso de XMP, não sei exatamente qual é o valor que eles consideram.

20 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

As placa-mãe da ASUS e gigabyte também tem esse recurso, não? Lá fala que tem entrada M.2.

Faço muita confusão com essas entradas M2...

Tem entrada M.2 ligada ao chipset. A diferença é que quando o M.2 tem que se comunicar com Chipset > Processador, ao invés de se comunicar diretamente com o processador, é adicionado uma pequena latência. Além do que se não me engano o PCIe do chipset de uma h610 é 3.0, enquanto o do processador é 4.0 - você perderia metade da velocidade de um SSD NVMe 4.0 - não que fará diferença para o uso comum, é significativo para quem tem que transferir arquivos muito grandes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...