Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Meu hardware está defasado e pretendo substituir meu PC quase que por completo. Julgam esta configuração boa?
Orçamento (aproximadamente R$2.000,00 sem placa de Vídeo)

Ryzen 5 5600
ASUS TUF Gaming A520M Plus II
RX 6600
2x8gb 3200mhz
SSD M.2 NVMe 240gb (preferência pessoal por Crucial)
SSD Crucial BX 500 500gb Sata
Pylon 650w
CM 590 III

A PS e case já possuo, irei reaproveitar de minha máquina atual.

Utilizarei para jogar (CS principalmente, de repente alguns games que deixei passar na última década), edição no DaVinci Resolve, programação (nada muito avançado) e rodar aplicações de infra em Debian esporadicamente.

Enfatizo que não sou um usuário muito exigente, mas diversifico muito meu uso, estou com uma config adaptada de um PC  "gamer" comprado no Ponto Frio há muito tempo atrás (vou deixar a config abaixo por curiosidade).

(Essa aqui vai virar um servidor caseiro)
placa-mãe POS-EIH61CE (ECS H61H2-M2 remarcada pela Positivo)
RAM 1x4GB Kingston verde
RAM 1x8GB HyperX Fury
i5 3330 3.0ghz
R7 360 2gb OC PCYes (vou utilizar na nova até comprar a 6600)
HD 1TB com uns aninhos nas costas
HD 500gb 2.5" com uns aninhos nas costas também

Sei que a config nova será muitas vezes melhor que a minha atual, mas ela é a MELHOR escolha para o 5600? Vou manter ela por uns bons anos, visto que a atual ainda me atende, de certa forma.

Agradeço quaisquer opiniões e sugestões! Obrigado.

Postado

@Marcelo_Marques , boa tarde.

Seguem minhas considerações:

Ryzen 5 5600: Gosto desse processador sendo que ele possui um excelente custo/benefício
ASUS TUF Gaming A520M Plus II: Boa placa-mãe, embora eu costume utilizar B450M ou B550M
2x8gb 3200mhz: Perfeito para o dual channel, sendo que hoje recomendo pelo menos 16GB
SSD M.2 NVMe 240gb (preferência pessoal por Crucial): Gosto bastante dos NVMe da Crucial, P3 e P3 Plus, embora o Kingston NV2 e o ADATA XPG SX8100 sejam também boas opções
SSD Crucial BX 500 500gb SATA: Ok
Pylon 650w: Outra boa opção é utilizar fontes da Gigabyte, como P650B ou MSI MAG A650BN, elas são excelentes e podem ser mais baratas que a Pylon
CM 590 III: Gostei do fluxo de ar desse gabinete

Quais e quantas ventoinhas irá utilizar no gabinete?

O cooler que você irá utilizar no Ryzen 5 5600 é o original?

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Postado

@Diego Mendes Rodrigues Boa tarde! Agradeço o suporte.

• Qual o benefício em utilizar a B450M/B550M ao invés da "ASUS TUF Gaming A520M Plus II"? Pesquisei sobre elas também antes de escolher a A520 que aparentou ser uma alternativa mais barata e que irá extrair o mesmo potencial.

A Pylon eu já possuo! Comprei recentemente para substituir minha guerreira CX430.

Ainda não decidi quais fans, minha placa-mãe atual tem zero suporte e nem os do gabinete consigo usar por completo! Pretendo utilizar o cooler original até comprar um com 4 heatpipes.

Agradeço sugestões de modelos para fans e cooler!

Postado

@Marcelo_Marques , boa tarde.

Quanto as ventoinhas par ao gabinete, busque as que possuam um CFM (volume de ar) superior a 60, como por exemplo:

https://www.pichau.com.br/ventoinha-aigo-darkflash-ar12-pro-single-120mm-argb-preto-ar12-pro-single

Dê uma forma geral, a diferença dos modelos A520 e B450 é:

A520

Lançada em 2020, junto com os novos Ryzen 5000, essa placa veio para substituir a A320. Por conta disso, ela conta com uma construção mais simples e veio com a ideia de atender o público que busca algo mais “baratinho”. Logo, ela é bloqueada para o overclock de processador, mas ainda permite o overclock de memória RAM.

Por mais simples que esse chipset possa ser, alguns modelos de A520 contam com dissipação no VRM e até 4 slots para memória RAM. Mas, mesmo com tudo isso, não é uma placa muito indicada para quem pretende usar processadores mais fortes, como um Ryzen 7 ou até mesmo um Ryzen 9. Outra coisa que precisamos levar em consideração é que essa placa não tem compatibilidade com todos os processadores do socket AM4. Ela fica limitada, apenas, aos Ryzen 3000, Ryzen 5000 e os Ryzen 4000G.

B450

Já a B450 veio para ser uma placa intermediária. Lançada em 2018, essa placa tem sido a preferida de muitos que buscam um meio termo entre qualidade e preço. Diferente da A520, ela permite o overclock de processador e de memória RAM.

Claro que existem muitos modelos dessa placa no mercado atualmente. Mas, em média, elas costumam contar com uma dissipação no VRM, o que permite uma boa margem para overclock, e 4 slots de memória RAM. Uma grande vantagem que essa placa tem é a compatibilidade com todos os processadores do socket AM4. O que significa que você pode usar desde um Ryzen 5 1400 até um Ryzen 5 5600X.

Com relação aos processadores que ela consegue levar, isso acaba variando com relação ao modelo. A B450M Gaming/BR, por exemplo, mesmo sendo uma B450, tem uma construção tão simples que não permite que você utilize um Ryzen 7 3700X sem ter problemas de super aquecimento do VRM. Mas em geral, os modelos costumam ser uma escolha muito boa para quem pretende pegar um Ryzen 7.

CONCLUSÃO

Os dois modelos de placa se mostram muito interessantes. Mas o que vai definir qual é a melhor é o seu uso. Para quem pretende comprar um processador mais fraco e não quer nem pensar em overclock, a A520 se mostra mais interessante. Mas para quem busca extrair mais performance do seu processador, ou até mesmo utilizar processadores mais fortes, a melhor pedida é a B450.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1
Postado

@Diego Mendes Rodrigues Grato pela explicação.

De fato, acredito ter feito uma boa escolha ao optar pela A520.

As necessidades que sinto em relação à minha atual é o pouco espaço, onde a própria placa de Vídeo, por menor que seja, impede o uso de duas entradas SATAs. A ineficiência no controle e utilização de mais ventoinhas. A ausência de slots M2 e barramentos/conexões antigos.

Em tudo isso a A520 irá me atender e estou contente. Quiçá daqui quase uma década substituo meu hardware novamente! Haha.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!