Ir ao conteúdo

GTX 1660 Super Crash e Erro D3Dx11

Ir à solução Resolvido por Roberto.MSS,

Posts recomendados

Postado

Olá meus caros colegas, venho aqui humildemente pedir auxilio.

Vou informar meu Hardware e explicar o erro e as medidas aplicadas para vocês entenderem e me ajudar.

Meu PC atualmente tem:

Windows 10 Pro

placa-mãe MSI B450 Mortar MAx

Ryzen 5 4650 G

16 MB RAM 3200 Juhor

NVMe 250 GB NX (sistema e jogos)

HD 500 GB (Fotos e arquivos comuns)

Fonte AZZA 550W 80 PLUS Bronze

Eu utilizava uma RX 550 de 4GB da Radeon e na intenção de melhorar gráficos no jogo comprei uma GTX 1660 Super de 6GB da Veneida (China), afinal entre a Vega 7 e a RX 550 quase não dava diferença, a RX muitas vezes sai perdendo comparando com a Vega 7.

Quando instalei a placa de Vídeo GTX 1660, fiz tudo dentro do script, usei o DDU e fiz a limpeza dos drivers antes, coloquei a nova placa, instalei o Nvidia Pro, instalados os drivers, fiz um teste de estress com o Furbank durante cerca de 30 minutos, sem problemas de artefatos, superaquecimento ou crash. Obs. Até aqui estava com Windows 11 Pro, pois havia recem atualizado o S.O.

Iniciei a jogatina, meu vício é o Conan Exiles e jogo em servidor com cerca de 30 MODs, mais de 2700 horas de jogo até aqui. Dentro do jogo tem algumas quests que dão muito XP por repetição, aconteceu que quando comecei a repetição, com certa rápidez entre teclado mecanico e mouse, o Jogo apresentou problemas dando o erro abaixo:

Fatal Error
[File:C:\B\tech_exiles\code\Engine\Source\Runtime\Windows\D3D11RHI
\Private\D3D11Util.cpp][Line: 181]
Unreal Engine is existing due to device being lost.(Error:
0x887A0006 - "HUNG")

Tomei as seguintes medidas afim de resolver o erro, que passou a se repetir sempre quando trocava muito rápido entre telas do inventário ou havia repetição rápida entre comandos de teclado e mouse:

1. Atualizei Direct X 11 e 12

2. Reinstalei Direct X 11 e 12

3. Reinstalei as ferramentas C, etc e tal

4. Revisei todas as atualizações do windows.

5. Testei com outro jogo: NFS Heat apresentou o mesmo crash com erro na mesma line

Até aqui nada dando solução, parti para a briga com o driver Nvidia:

6. Limpeza dos drivers usando DDU e instalei 4 versões anteriores do driver da GTX 1660 super, procurando um que não desse esse erro

7. Formatei e instalei o Windows 10 pro

8. Repeti os itens 1,2, 3 e 4

9. Deseperado procurei alguns videos no youtube, dentre eles encontrei um Indiano que ensinava a aumentar o tempo de espera da resposta do Direct X, dentro das configurações do jogo.

10. Removi a GTX e testei tudo de novo com a RX 550 e não apresenta erro

11. Removi a RX 550 e testei com a Vega 7 também jogatina rolando normal sem erros ou crash.

Se alguém tiver uma solução que eu não descrevi aqui e puder me ajudar eu ficarei eternamente grato.

Aqui um link de Vídeo com teste de estress do furbanck por uns 10 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=mIcV83LeEeM

WhatsApp Image 2023-08-28 at 08.22.07.jpeg

Postado

@Roberto.MSS Baixa o GeForce experience, vai te auxiliar na parte dos drivers, talvez resolva seu problema.

E eu não recomendaria utilizar o Windows 11, usa o 10 que já tá bem polido, não to dizendo que é isso.. mas pode ser, pois bem estranho seu relato.

Não entendi se você utilizou o 11 nos testes, ou voltou pro 10 novamente. Se está no 10, ignore o resto.

Postado

@Arthur Arnemann Eu estava com W11 e voltei pro W10 para ver se resolvia, tambem ja utilizei com e sem o GeForce Experience, alem de testar mais de uma versão do Driver.

Fiz diversos testes como limitar o FPS e jogar em modo Janela para ver se ajudava, mas o erro acontece mesmo destas formas.

• mês depois...
  • Solução
Postado

Ola Amigos,

Venho para finalizar o post e passar a solucao que encontrei, apos muita peleja.

Acabei por perceber que apesar da fonte ter potencia suficiente para abastecer o meu PC a configuração de uso de energia da placa de Vídeo não estava no melhor desempenho, alem disso aumentei a latencia da placa durante a execucao dos jogos.

Isso resolveu definitivamente o Crash com erro D3D11 que vinha durante o jogo.

Obrigado.

NVIDIA.jpg

• 4 semanas depois...
Postado

Obrigado, @Roberto.MSS , pela solução que você compartilhou. Funcionou perfeitamente!
Que Deus, todos os santos, entidades e espiritos de luz lhe abençoem com muita saúde e paz!

Chingling Pack 
Placa de vídeo: GTX 1660 Super 6G 

Processador: Xeon 2620 v3 com turboboost de 3.00ghz

memória RAM: 16 GB DDR4 ECC

placa-mãe: Micro ATX B85 X99H v1.31

Fonte de alimentação: Redragon de 500W

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!