Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/boa tarde/boa noite a todos!

Estou montando meu primeiro PC Gamer (finalmente!) e após pesquisar bastante, montei um com uma configuração que, ao menos pelo meu conhecimento, é muito boa e minha intenção de uso atual é para jogos, uso doméstico, mas também pretendo utilizá-lo para estudos (montar VMs, programação, etc.). Eu sei que para este último não é a melhor configuração, mas ao menos posso dar um jeito.

A configuração é a seguinte:

Processador

AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler

Link: https://www.kabum.com.br/produto/129459/processador-amd-Ryzen-7-5800x-3-8ghz-4-7ghz-max-turbo-cache-36mb-octa-core-16-threads-am4-100-100000063wof

placa-mãe

ASUS TUF Gaming B550M-Plus, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB14A0-C1BAY0

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/13983/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

Water Cooler

Gamer Ninja Spectro, ARGB, 240mm ou 360mm, Intel-AMD, Controladora, Black, GN-B360

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/24730/water-cooler-gamer-ninja-spectro-argb-240mm-intel-amd-controladora-black-gn-b240

RAM*

Memória DDR4 G.Skill Trident Neo RGB AMD, 16GB (2x8GB) 3600MHz, F4-3600C16D-16GTZNC

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/14421/memória-DDR4-gskill-trident-z-neo-RGB-16gb-2x8gb-3600mhz-black-f4-3600c18d-16gtzn

SSD

XPG GAMMMIX S70 BLADE 1TB, M.2 2280 NVMe, Leitura 7400MBs e Gravação 5500MBs, AGAMMIXS70B-1T-CS

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25625/SSD-xpg-gammmix-s70-blade-1tb-m2-2280-NVMe-leitura-7400mbs-e-gravação-5500mbs-agammixs70b-1t-cs

Quanto à placa de vídeo, pesquisei bastante e vou pegar a AMD RX 7800 XT que lança mês que vem, só vou esperar baixar o preço (porque agora no lançamento é osso) e a fonte eu quero pegar a XPG Core Reactor 850w ou a Corsair RM850x 850w quando estiverem com uma promoção boa.

O que acham dessa configuração?

*Quanto a RAM, eu peguei essa daí, mas a minha intenção era pegar a do link abaixo. Pelo que vi, as duas são praticamente iguais, mas essa abaixo possui a latência menor:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12387/memória-DDR4-gskill-trident-neo-RGB-amd-16gb-2x8gb-3600mhz-f4-3600c16d-16gtznc

Qual das duas é melhor? Porque aí eu peço pra trocar assim que receber.

Obrigado desde já!

Postado

Vai faltar memória RAM para VMs. Sugiro subir isso para 32GB.

SSD: Dividiria em duas ou três unidades porque SSD quando dá problema a chance de recuperar o que está lá dentro é de 20%. Você poderia arrumar um SSD comum de 240GB só para as VMs porque se pifar, joga fora e arruma outro.

• Amei 1
Postado

@Guilherme FW Xavier muito obrigado pelas dicas! Vou fazer isso sim, a minha intenção inicial era já começar com 32GB, mas o dinheiro estava meio curto, porém achei umas promoções muito boas então vou farei igual você falou.

Quanto às RAMs, você acha melhor eu manter essa "F4-3600C18D-16GTZN" ou troco para a "F4-3600C16D-16GTZNC"? A única diferença entre as duas é a latência e não é uma diferença muito grande:

Memória DDR4 G.Skill Trident Z Neo RGB, 16GB (2x8GB) 3600MHz, Black, F4-3600C18D-16GTZN

Latência:

18-22-22-42

Memória DDR4 G.Skill Trident Neo RGB AMD, 16GB (2x8GB) 3600MHz, F4-3600C16D-16GTZNC

Latência:

16-19-19-39

Postado

Os Ryzen se dão muito bem com frequências altas nas memórias. A latência ai não vai fazer diferença nesse caso.

Se você fala inglês, dá uma olhada aqui:

G.Skill Trident Z Neo DDR4-3600 C16 2x16GB Review: Good Performer With Great Upside | Tom's Hardware (tomshardware.com)

e aqui:

Review: G.Skill Trident Z Neo DDR4-3600 (F4-3600C16D-16GTZNC) - RAM - HEXUS.net

Vão te dar uma ideia.

• Obrigado 1
Postado

@Wesley Duarte_ Olá!

10 horas atrás, Wesley Duarte_ disse:

(montar VMs, programação, etc.). Eu sei que para este último não é a melhor configuração, mas ao menos posso dar um jeito.

Até o início desse ano, eu subia imagens docker, criava máquinas virtuais e mexia com programação, banco de dados e manipulação de dados dentro delas usando um core i5 3470 e 8GB de ram, isso na maioria das vezes enquanto estava em reunião pelo meet. Esse tipo de atividade geralmente consome menos recursos que os jogos atuais. A não ser que você vá fazer algo muito "estrombólico".

10 horas atrás, Wesley Duarte_ disse:

AMD Ryzen 7 5800X

Já vi pessoal que tem mais conhecimento falar que o R7 5800X não vale tanto a pena (o que entrega pelo valor R$ que cobra), que é mais custo-benefício o 5700X ou, se precisar do topo de linha, o 5800X3D.

Não sei se apenas por gosto estético, mas acredito que outras marcas de memórias - a exemplo da XPG, Kingston, Corsair ou TeamGroup - ofereçam mesmo desempenho e por menos custo. Mas deve ser pessoal.

• Curtir 2
Postado

@Neto_SCruz olá!

2 horas atrás, Neto_SCruz disse:

Até o início desse ano, eu subia imagens docker, criava máquinas virtuais e mexia com programação, banco de dados e manipulação de dados dentro delas usando um core i5 3470 e 8GB de ram, isso na maioria das vezes enquanto estava em reunião pelo meet. Esse tipo de atividade geralmente consome menos recursos que os jogos atuais. A não ser que você vá fazer algo muito "estrombólico".

Gosto de criar VMs simples e VMs mais robustas para testar sistemas, como eles rodam em um hardware mais básico assim como rodam em um hardware mais potente. Acho que é são somente testes pessoais (e às vezes pra brincar mesmo).

Futuramente, planejo aprender a montar IAs (ou ao menos algo próximo) e também gostaria de fazer Pentests para aprender mais sobre o assunto porque pretendo me especializar nessa área da computação (ainda não sei se é um caminho válido para meu futuro, mas já quero ir me preparando).

Já vi pessoal que tem mais conhecimento falar que o R7 5800X não vale tanto a pena (o que entrega pelo valor R$ que cobra), que é mais custo-benefício o 5700X ou, se precisar do topo de linha, o 5800X3D.

Eu escolhi o 5800X pois eu vi alguns reviews de usuários e testes de Benchmark e o 5800X se saiu superior que o 5700X (ao menos de acordo com os testes) e na promoção da Kabum está com uma diferença de uns 250 reais. Já sobre 5800X3D, eu vi o review do Adrenaline e, apesar dele realmente ser bem interessante por conta do cache L3 ser muito maior, financeiramente não vale a pena. Basicamente seria pagar uns 500 reais a mais para um aumento não tão significativo e como ele é o primeiro a vir com essa nova tecnologia pode vir com alguns problemas de construção, portanto eu optei esperar. Futuramente posso investir em um 7800X3D.

Não sei se apenas por gosto estético, mas acredito que outras marcas de memórias - a exemplo da XPG, Kingston, Corsair ou TeamGroup - ofereçam mesmo desempenho e por menos custo. Mas deve ser pessoal.

Eu vi muitas recomendações sobre a Trident Z Neo, o único problema dela é realmente o custo-benefício, vi modelos semelhantes por uns 300 a menos, só que vi testes mostrando que em termos de velocidade a Trident se saiu superior e eu achei ela esteticamente mais bonita. Minha opção inicial era Corsair ou Kingston, mas por ser meu primeiro PC Gamer, quis deixar ele mais enfeitado haha.

@Guilherme FW Xavier eu usei esse site para comparar o 5700X, o 5800X e o 5800X3D, a diferença não é gritante, mas como na Kabum a diferença de preço era pouca, optei pelo 5800X.

Confesso que não pensei nos modelos anteriores e olhando os testes comparativos são bons processadores, até mesmo o próprio 5700X. Vou levar o seu comentário e o do @Neto_SCruz e consideração na hora de decidir.

Agradeço ambos pelas respostas!

• Curtir 2
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Wesley Duarte_ disse:

Eu escolhi o 5800X pois eu vi alguns reviews de usuários e testes de Benchmark e o 5800X se saiu superior que o 5700X 

Sim, em números absolutos o 5800X rende alguma coisa a mais que o 5700X, pois tem 400Mhz de clock a mais, porém custa 20% mais caro, entrega ~10% a mais, no melhor dos casos, em programas de produtividade - podendo se justificar se usado para trabalho profissional - "time is money". Em jogos  "CPU bound" como Cyberpunk2077 entrega o mesmo FPS, em jogos de centenas de FPS como Rainbow Six Siege entrega menos de 10 FPS a mais - 490 x 481, irrelevante.

O problema é que o 5800X tem esta vantagem  consumindo o dobro do 5700X, dissipando mais calor, o que demanda solução de refrigeração mais cara, o 5700X é bem refrigerado com um air cooler DeepCool AG400 de R$ 130,00. O 5700X é um 5800X refinado, tem o chamado "custo/beneficio" melhor.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@1lokos eu vi aqui e realmente compensa mais comprar um 5700X, é mais barato e entrega praticamente a mesma coisa que o 5800X, porém o a diferença de consumo de energia é gritante. Obrigado!

Mais alguma recomendação referente aos demais componentes?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...