Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Não entendo muito bem sobre undervolt, underclock e overclock, nada além do básico necessário para poder ter confiança de fazer alterações na BIOS sem brickar o PC. Fiz undervolt com o objetivo de reduzir o consumo de energia no meu computador, visto que a conta de luz vai subir pra todo mundo devido à alteração da bandeira tarifária, também queria reduzir a temperatura do computador, pois percebi que o meu Ryzen 5500 (clock básico 3.6 GHz e turbo boost 4.2 GHz) estava consumindo mais energia do que eu julgo necessário. Minha dúvida (depois de tanto enrolar) é se é normal o clock ficar setado no 4.250 MHz travado durante as minhas gameplays, antes do undervolt a frequência da CPU ficava alterando durante o tempo em que eu jogava, agora na maior parte do tempo fica travado no 4.2Ghz como se eu tivesse feito overclock, é alguma maneira do processador compensar a redução que fiz com o undervolt? 

Ps: Eu tinha feito undervolt + travamento do clock em 4 GHz, mas me disseram que não era recomendado fazer underclock porque tecnicamente eu estaria perdendo desempenho, apesar de eu ter percebido que tudo o que eu  jogo nunca pediu mais de 4000Mhz para rodar a 75fps com tudo (ou quase tudo) no máximo, que é a forma que eu jogo a maioria dos games porque meu monitor é de 75Hz.CapturadeTela(22).thumb.png.1fe30551ffed04ad44c64a964ab16e79.png

Postado
2 minutos atrás, paulok7 disse:

Fiz undervolt com o objetivo de reduzir o consumo de energia no meu computador, visto que a conta de luz vai subir pra todo mundo devido à alteração da bandeira tarifária,

Undervolt não vai fazer a menor diferença na conta de luz. Não precisa nem pensar duas vezes, esse ponto é absolutamente irrelevante.

4 minutos atrás, paulok7 disse:

também queria reduzir a temperatura do computador, pois percebi que o meu Ryzen 5500 (clock básico 3.6 GHz e turbo boost 4.2 GHz) estava consumindo mais energia do que eu julgo necessário.

Assim, não que seja ruim reduzir a temperatura... mas pelo que você mostrou, parece uma preocupação exagerada.

4 minutos atrás, paulok7 disse:

Minha dúvida (depois de tanto enrolar) é se é normal o clock ficar setado no 4.250 MHz travado durante as minhas gameplays, antes do undervolt a frequência da CPU ficava alterando durante o tempo em que eu jogava, agora na maior parte do tempo fica travado no 4.2Ghz como se eu tivesse feito overclock, é alguma maneira do processador compensar a redução que fiz com o undervolt? 

Se você não controlou o clock manualmente (bem provável que tenha mexido alguma coisa), a placa-mãe faz o que ela quiser com seu processador. Então sim, é "normal".

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Undervolt não vai fazer a menor diferença na conta de luz. Não precisa nem pensar duas vezes, esse ponto é absolutamente irrelevante.

Assim, não que seja ruim reduzir a temperatura... mas pelo que você mostrou, parece uma preocupação exagerada.

Se você não controlou o clock manualmente (bem provável que tenha mexido alguma coisa), a placa-mãe faz o que ela quiser com seu processador. Então sim, é "normal".

Acha que devo deixar as configurações em stock mesmo? Já que nem pra reduzir o gasto com energia vai servir, ou deixo assim pra aumentar a vida útil do processador?

Fiz undervolt baseado nos pontos positivos que uns youtubers tinham pontuados kkkk

Postado
27 minutos atrás, paulok7 disse:

Acha que devo deixar as configurações em stock mesmo? Já que nem pra reduzir o gasto com energia vai servir, ou deixo assim pra aumentar a vida útil do processador?

Vida útil também não importa, ela não vai aumentar diminuindo a tensão.

O motivo mais válido para fazer isso, fora super aquecimento, é diminuir a geração de calor para poder diminuir a rotação dos fans e deixar o PC mais silencioso. Se esse é seu objetivo com esse undervolt, mantenha; se não, você pode aumentar a tensão (e clock) para conseguir mais desempenho.

Postado

No meu R5 4600G, se eu setar alguma tensão no iGPU 1,2v 1,3v 1,4v 1,45v, a temperatura sobe absurdamente, tipo de 35/40 para 60/65. Mesmo não sendo um valor fora do padrão... então pode ser algum bug da BIOS que ninguém ainda resolveu...

Postado

@Rodrigo J Polette

2 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

No meu R5 4600G, se eu setar alguma tensão no iGPU 1,2v 1,3v 1,4v 1,45v, a temperatura sobe absurdamente, tipo de 35/40 para 60/65. Mesmo não sendo um valor fora do padrão... então pode ser algum bug da BIOS que ninguém ainda resolveu...

Puts, eu acho que deve ser mesmo, estava vendo um vídeo aqui e o cara disse que inexplicavelmente acontecia o mesmo com ele (sobre o clock ficar travado)

Postado

Aqui o meu 5900x andava na casa de 4.2GHz com temperatura de 90C. Fui na BIOS e mantive a tensão em 1.1V e acertei o clock para fixo em 4.1GHz.. A temperatura baixou para 72C com uso de 89% da CPU. Fixar a tensão e só mexer no clock.

O que gasta energia é o bust que faz overvolt para o processador chegar ao limite do clock sem travamento.

Na minha placa ASRock phanton game 4 não é possível deixar o clock em automático e alterar a tensão. Na minha ASUS x370-a era possível.

Veja se a sua MB isso pode ser feito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...