Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando após algum tempo jogando


GabrielBS
Ir à solução Resolvido por GabrielBS,

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Estou com um problema que começou há pouco tempo, onde meu computador reinicia após algum tempo jogando. Começou quando estava jogando overwatch, só de tentar iniciar o jogo o pc reiniciava. Fiz a reinstalação do mesmo e aparentemente o problema havia sido solucionado, pois eu também havia testado em outros jogos e nenhum apresentava este problema. Alguns dias depois, jogando Starfield, o problema aconteceu novamente. O estranho é que fiquei horas jogando para que o problema ocorresse a primeira vez, entretanto, após ocorrer, o tempo para que o pc reiniciasse diminuiu muito, questão de abrir o jogo, jogar por 20 minutos e o problema ocorrer. Verifiquei no histórico de confiabilidade do Windows, e o mesmo informa "erro de hardware", assim, peguei o arquivo dmp do erro, e executei-o com o WinDbg, que informa o seguinte problema:

 

image.png.2f54dbb5a4a73784944cc5b5a52f2009.png

 

Sinceramente não sei qual é o problema relacionada à AMD, pois já reinstalei drivers da placa-mãe e do processador, e aparentemente não foi solucionado, pois o problema voltou a ocorrer. Não sei se é o caso, mas o problema aparentemente começou a ocorrer após atualizações do Windows.

 

Config do pc:

 

Placa-mãe B450m Steel legends

Processador Ryzen 5 5600

memória RAM 2x8 XPG D60

Placa de vídeo RTX 3070 Gigabyte GAMING OC 8Gb

Fonte NZXT 650C 80 Plus Gold

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 21/09/2023 às 11:37, GabrielBS disse:

Resolvido o problema retirando o overclock que fiz no processador.

 

    Seu PC possui algum tipo de refrigeração que não seja o próprio Cooler que vem com ele?

 

    Caso não tenha, você correu um enorme risco de perder seu processador. Isso porque quando você ativa o overclock o processador trabalha em um desempenho maior e em contra partida, acaba aquecendo muito mais. O cooler que vem com os Ryzen não é capaz de refrigera-lo.

    Para se realizar um overclock é necessário dispor de uma refrigeração adequada, como os Water Cooler ou Air's Cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, OTAVIOXX disse:

 

    Seu PC possui algum tipo de refrigeração que não seja o próprio Cooler que vem com ele?

 

    Caso não tenha, você correu um enorme risco de perder seu processador. Isso porque quando você ativa o overclock o processador trabalha em um desempenho maior e em contra partida, acaba aquecendo muito mais. O cooler que vem com os Ryzen não é capaz de refrigera-lo.

    Para se realizar um overclock é necessário dispor de uma refrigeração adequada, como os Water Cooler ou Air's Cooler.

Tenho um watercooler da coolermaster de 240mm, o problema deve ter sido algumas tensões que devo ter setado incorretamente. O processador nunca passou de 60°, e estava funcionando normalmente com o overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!