Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, obrigado por estarem lendo o post.

Estava querendo montar um pc novo. Assim, gostaria de investir a maior parte do meu dinheiro com processador, placa de vídeo e outros componentes mais "essenciais". Sei q uma boa placa-mãe é importante, mas creio que não faz tanta diferença no desempenho do PC. Queria gastar algo em torno de R$500,00 no máximo em uma placa-mãe desse tipo. Dessa forma, queria indicações de boas placas mães com suporte AM4. Abaixo está a config do meu "futuro PC":

Ryzen 5 5600

RTX 3060 ti

Asgard Loki 32 gb ram 3200mhz (4x8)

Fonte ainda não sei, mas algo em torno de 650-700w

SSD NVMe m2 1tb

Além disso, gostaria de uma placa-mãe com suporte ARGB para que pudesse controlar os leds das fans q irei comprar. Caso ajude, as fans são do modelo AR12 pro.

Postado

@Felipovisk22 Aí que você se engana, '' mas creio que não faz tanta diferença no desempenho do PC'', você gastou mais caro em todas as peças e vão poupar em placa-mãe?

Depende qual você pegar, ela não empurra isso ai, não como deveria.

Aqui um exemplo de placa pra esse seu pc (que tem suporte a ARGB).

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11110/placa-mãe-ASRock-b450m-steel-legend-chipset-b450-amd-am4-matx-DDR4?gclid=Cj0KCQjw06-oBhC6ARIsAGuzdw0YR7BquSEzr2uEnhN7PQxTjnbYzu62NqAq49ktL_5ZWUY7jVeB4bEaAm-gEALw_wcB

Com 500 reais você não consegue nada, lamento.

Postado
11 minutos atrás, 1lokos disse:

Para ter ARGB (RGB 12v é obsoleto e "brega") você não precisa necessariamente de suporte (conector)  na placa-mãe, use uma controladora ARGB externa.

cm assim, n entendo direito como funciona a controladora

16 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@Felipovisk22 Aí que você se engana, '' mas creio que não faz tanta diferença no desempenho do PC'', você gastou mais caro em todas as peças e vão poupar em placa-mãe?

Depende qual você pegar, ela não empurra isso ai, não como deveria.

Aqui um exemplo de placa pra esse seu pc (que tem suporte a ARGB).

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11110/placa-mãe-ASRock-b450m-steel-legend-chipset-b450-amd-am4-matx-DDR4?gclid=Cj0KCQjw06-oBhC6ARIsAGuzdw0YR7BquSEzr2uEnhN7PQxTjnbYzu62NqAq49ktL_5ZWUY7jVeB4bEaAm-gEALw_wcB

Com 500 reais você não consegue nada, lamento.

man, a placa-mãe é mais para "unificar todas as peças". Meu pc n vai ser nd de outro mundo, vou usar mais para jogos e estudar, mas também de forma casual. Como falei, compensa mais investir em outros componentes na minha visão.

Postado
5 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@Felipovisk22 Sua visão está errada, uma placa-mãe ruim, freia o sistema.

cara, se você tiver um orçamento limitado, vai gastar mais numa placa-mãe ou processador? Perguntei se havia alguma placa-mãe boa e barata, n precisa ser um lixo de placa também. Uma B450m Ds3h da gigabyte, por exemplo, está 540 e dizem ser uma ótima placa, mas n sei se ela tem suporte pra argb

Postado
3 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@Felipovisk22 Você mesmo se respondeu no final da sua resposta.

Olha, mudando de assunto um pouco, cm funciona esse negócio de argb e RGB, 3 ou 4 pinos e 5 ou 12v? Pesquisei mas n consegui entender direito, so sei q argb permite você trocar a cor das fans

Postado
1 minuto atrás, Felipovisk22 disse:

Olha, mudando de assunto um pouco, cm funciona esse negócio de argb e RGB, 3 ou 4 pinos e 5 ou 12v? Pesquisei mas n consegui entender direito, so sei q argb permite você trocar a cor das fans

Postado
1 hora atrás, Felipovisk22 disse:

Teria como comprar um adaptador de 4 pinos para 3 pinos (12v para 5v)?

Você pode ligar um fan com LED ARGB - conector de 3 pinos 5v;  no conector de 4 pinos 12v de controladora RGB ("brega") ou de placa-mãe, usando um adaptador * que custa o preço de uma controladora ARGB. Mas porque vai querer fazer isso - transformar um sistema novo num sistema antigo limitado?

* Esse cabo da Corsair no Mercado Livr3 linkado acima é só cabo para o RGB HUB Lightning Node Core da Corsair, usado sozinho provavelmente só vai causar curto circuito.

Se quer fans no PC por enfeite, compre um kit de 3 fans (ou mais) com LED ARGB e controladora ARGB.

Exemplo de kit barato - as ventoinhas são fracas para empurrar ar, mas como é por enfeite tanto faz. Um kit com bons fans (3) vai custar um R$ 250,00.

OBS. Não estou recomendado que compre esse kit, só exemplificando.

Kit Fan Com 3 Unidades SuperFrame Lokus, ARGB, 120mm, Black, SF-04 - R$ 99,90

• Fluxo de ar:33.17 CFM 

Pressão estática: 1.12 mm H2O 

ARGB.png

Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

Você pode ligar um fan com LED ARGB - conector de 3 pinos 5v;  no conector de 4 pinos 12v de controladora RGB ("brega") ou de placa-mãe, usando um adaptador * que custa o preço de uma controladora ARGB. Mas porque vai querer fazer isso - transformar um sistema novo num sistema antigo limitado?

* Esse cabo da Corsair no Mercado Livr3 linkado acima é só cabo para o RGB HUB Lightning Node Core da Corsair, usado sozinho provavelmente só vai causar curto circuito.

Se quer fans no PC por enfeite, compre um kit de 3 fans (ou mais) com LED ARGB e controladora ARGB.

Exemplo de kit barato - as ventoinhas são fracas para empurrar ar, mas como é por enfeite tanto faz. Um kit com bons fans (3) vai custar um R$ 250,00.

OBS. Não estou recomendado que compre esse kit, só exemplificando.

Kit Fan Com 3 Unidades SuperFrame Lokus, ARGB, 120mm, Black, SF-04 - R$ 99,90

• Fluxo de ar:33.17 CFM 

Pressão estática: 1.12 mm H2O 

ARGB.png

entendi

o que acha dessas fans?

https://pt.aliexpress.com/item/1005005958888790.html?spm=a2g0o.cart.0.0.79857f06BwrKCs&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Achei no ali por um ótimo preço e mesmo se taxar compensa 5x mais que no Brasil

Postado

Essa AIGO AR12 também é fraca - 48 CFM e deve ser igual a AR12 PRO que promete 74CFM mas entrega menos, basicamente atende a premissa de "enfeitar" o gabinete.

Mas é com LED ARGB 5v (padrão moderno), vem com controladora e controle remoto, não precisa ligar em placa-mãe para ter "frufru", basta ligar na fonte e usar o controle remoto:

Aigo-AR12-120mm-pc-computer-Case-Fan-RGB

Postado
Em 21/09/2023 às 20:14, 1lokos disse:

Essa AIGO AR12 também é fraca - 48 CFM e deve ser igual a AR12 PRO que promete 74CFM mas entrega menos, basicamente atende a premissa de "enfeitar" o gabinete.

Mas é com LED ARGB 5v (padrão moderno), vem com controladora e controle remoto, não precisa ligar em placa-mãe para ter "frufru", basta ligar na fonte e usar o controle remoto:

Aigo-AR12-120mm-pc-computer-Case-Fan-RGB

valeu pela explicação mano

• 11 meses depois...
Postado

Apesar desse tópico ser do ano passado, acredito que seria interessante esclarecer uma coisa que caiu em discussão, para outras pessoas que caírem nesse fórum. Sou engenheiro de computação, pesquisador científico com ênfase em treinamento de máquina e sistemas embarcados. Primeiro, uma placa-mãe não necessariamente "freia" o desempenho do seu computador. O que dita o desempenho dentro do teu PC basicamente é uma conversa entre memória e processador. Essa troca de informações se dá por meio dos barramentos da placa-mãe. Uma placa de 500 reais com o mesmo barramento PCI, terá na sua arquitetura, a mesma "banda" de uma placa de 1500 reais, se forem da mesma arquitetura. A única coisa que muda é a frequência de clock, responsável pela placa-mãe. A não ser que você monte um computador extremamente potente, que exija uma capacidade energética muito elevada, não faz sentido (financeiramente falando), investir tão caro em uma placa-mãe potente. O importante é memória (DDR) e poder de processamento. O resto é fru-fru.

Postado
1 hora atrás, zNyctus disse:

Primeiro, uma placa-mãe não necessariamente "freia" o desempenho do seu computador. 

Se for uma Biostar... 😜 

Esse é um do raros Y'Tubers que tenta conscientizar o "Gersinho, jogador de CS" sobre o "doença do PC'cismo".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...