Ir ao conteúdo

Falha ao conectar 2 switchs de rede do mesmo modelo entre cômodos

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Recentemente, decidi estender a conexão de rede para minha sala, pois a qualidade do Wi-Fi para meu PlayStation 5 é insatisfatória, considerando que meu modem 5G está localizado no meu quarto. O modem em questão é um Huawei EG8141A5, com sua única porta Gigabit (GB) conectada a um Switch TP-LINK LS1005G V1, que por sua vez alimenta dois computadores. Para conectar a sala à rede, passei um cabo Cat5E RJ45 de 10 metros, conectando o Switch do quarto a outro na sala, o TP-LINK LS1005G V3.

No entanto, estou enfrentando problemas de conexão instável entre os dois switches. Tentei, então, conectar diretamente o cabo de 10 metros do Switch da sala à porta GB do roteador, mas o resultado foi uma piscagem intermitente da luz indicadora na porta do segundo switch, e a internet não funcionou.

Verifiquei a climpagem do cabo para garantir que esteja corretamente conectado e conduzindo a conexão, além de confirmar que os computadores estão configurados para negociação automática, conforme recomendado no site de suporte da TP-Link.

Aqui está o link para o modelo do switch: https://www.tp-link.com/br/home-networking/soho-switch/ls1005g/v1/

Agradeço antecipadamente pela ajuda,

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Dia

Testou os cabos de qual maneira?

Foi com testador de cabos de rede?

Os switch estão no mesmo cômodos?

Está usando todas as portas dos dois switch.

• Testei utilizando um Testador de Cabo RJ45 e RJ11.
  • Não, os switchs estão em cômodos separados, porém muito próximos (o cabo de 10 metros foi apenas para passar pelo forro).
  • Switch do quarto: 1 para entrada de internet, 2 com computadores e 2 livres.
    Switch da sala: 1 para entrada de internet, 1 para TV e 1 para o Videogame e 2 livres.

Minha conexão é de 500mb, se eu ligo o cabo de 10 metros a outra porta do roteador que passa apenas 100mb (não é porta GB), a conexão funciona na sala normalmente.
Postado
6 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Alisu123 Pegue o switch que está no outro comodo e coloque ele proximo do primeiro switch.

E ao invés de ligar os dois computadores direto no primeiro switch, ligue os computadores no segundo switch e faça o teste.

Se não entender faço um desenho.

Trouxe o switch da sala para o quarto e fiz o que pediu, conectei os 2 computadores a ele e também a porta GB do modem, curiosamente funcionou tudo normalmente 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
6 minutos atrás, Alisu123 disse:

Trouxe o switch da sala para o quarto e fiz o que pediu, conectei os 2 computadores a ele e também a porta GB do modem, curiosamente funcionou tudo normalmente 

Esse cabo de 10 metros está passando em paralelo com algum fio de energia?

Se estiver passando então você ter que trocar ele por um cabo do tipo blindado.

Pode ser cat5e

cabo-de-rede-blindado-e-dupla-capa-exter

Postado
3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Esse cabo de 10 metros está passando em paralelo com algum fio de energia?

Se estiver passando então você ter que trocar ele por um cabo do tipo blindado.

Pode ser cat5e

cabo-de-rede-blindado-e-dupla-capa-exter

A energia causa a interferência no cabo Cat5e? eu consigo cortar a ponta e refazer a climpagem normalmente no blindado?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
23 horas atrás, Alisu123 disse:

A energia causa a interferência no cabo Cat5e? eu consigo cortar a ponta e refazer a climpagem normalmente no blindado?

Sim claro que causa interferência na rede.

Sim você consegui fazer a climpagem, é mais chatinho porque o cabo é mais durão mais de boa.

No lugar do dois switch conecta em um ponta um computador e na outra ponta outro computador.

Em um computador você coloca o IP 192.168.0.10 (computador A) e no outro computador coloque o IP 192.168.0.11 (computador B).

Agora no computador A abra o prompt de comando e digite:

Ping 192.16.0.11 -t 

E deixe rodando por um minuto, repare que vai ter perca de pacote.

O cabo vem sem os conectores RJ45.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1826197993-rolo-20-mt-cabo-de-rede-lan-4px24awg-dupla-capa-blindado-100-_JM#position=23&search_layout=grid&type=item&tracking_id=a7b75e1b-3998-421b-9480-9b7f7cdf439f

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Sim claro que causa interferência na rede.

Sim você consegui fazer a climpagem, é mais chatinho porque o cabo é mais durão mais de boa.

No lugar do dois switch conecta em um ponta um computador e na outra ponta outro computador.

Em um computador você coloca o IP 192.168.0.10 (computador A) e no outro computador coloque o IP 192.168.0.11 (computador B).

Agora no computador A abra o prompt de comando e digite:

Ping 192.16.0.11 -t 

E deixe rodando por um minuto, repare que vai ter perca de pacote.

O cabo vem sem os conectores RJ45.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1826197993-rolo-20-mt-cabo-de-rede-lan-4px24awg-dupla-capa-blindado-100-_JM#position=23&search_layout=grid&type=item&tracking_id=a7b75e1b-3998-421b-9480-9b7f7cdf439f

Bom dia, sabe me disse se um cabo desse é suficiente ou teria que ser dupla camada?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1902415837-cabo-de-rede-rj45-10m-ethernet-lan-rj45-cat5e-azul-10-metros-_JM?quantity=1

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Postado
9 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Vou ter que cortar uma das pontas e crimpar de novo. Vou testar antes de passar como aconselhou.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...