Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS 520M-E sem saida pwm e controladora de fan/RGB


Posts recomendados

Galera, bom dia.

 

Uma pergunta bem de leigo, minha placa-mãe ASUS 520M-E, não tem controlador de RGB, porém se eu comprar uma controladora e conectar em algum pino de energia, consigo usar a controladora? Ou obrigatoriamente, a placa-mãe precisa ter pwm pra controladora funcionar?

 

Esse assunto é bem confuso e não encontrei um tutorial explicando esse tema.


Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Cauê Cohen Pacheco disse:

@luizmainart Comprei esse e está pra chegar, https://www.pichau.com.br/water-cooler-pichau-aqua-v2-argb-240mm-pg-av220-argb vem controladora junto, minha dúvida é se eu tenho uma controladora, não preciso que a placa-mãe tenha a saida?

Entendi. Se vem controladora, quase certo que não precisa ter na placa-mãea saída. Esse vídeo tem um water cooler que vem com controladora:

 

 

 

Vi que esse PWM pode ser do conector RGB (tem o PWM de fan), mas qualquer coisa da pra ligar por sata, que deve ser pra quem não tem RGB na placa-mãe. No final do vídeo, ela fala que pode conectar, se quiser, o PWM.

O tema é confuso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cauê Cohen Pacheco disse:

ASUS 520M-E

 

Ao contrário do que você colocou no título, a A520M-E tem dois conectores PWM.

  •  1x conector(es) de ventoinha do processador
  •  1x conector(es) de ventoinha do chassi

No conector com a etiqueta CPU_FAN, ligue o cabo PWM dos fans do radiador do WC.

 

No conector com a etiqueta CHA-FAN ligue o cabo da bomba.

  • No BIOS configure esse conector CHA-FAN para ficar com RPM em 100%.

Assim o WC esta 100% funcional para cumprir a função de resfriar. 

 

Já para a função de "decoração", como a placa-mãe não tem conector de LED "frufru" precisa comprar uma controladora externa no padrão dos LEDs do WC, que é ARGB (5v).

  • 2 x Ventoinhas 120mm ARGB

Vai controlar cores, efeitos, eventualmente desligar, através do controle remoto IR e/ou pelo botão LED ou Reset do gabinete.

 

Ligar cabo de LED em placa-mãe não é uma coisa obrigatória, é opcional.

 

E cuidado para não comprar controladora com conector de 6 pinos, não segue o padrão dos conectores do WC nem da maioria dos fans do mercado.

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos obrigado pelas informações amigo, compri esse https://www.pichau.com.br/water-cooler-pichau-aqua-v2-argb-240mm-pg-av220-argb que já acompanha a controladora, então acho que não vou ter problemas referente a isso.

 

Mas agradeço de coração as instruções fornecidas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para ASUS 520M-E sem saida pwm e controladora de fan/RGB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!