Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal deixei a tampa lateral aberta e reduziu coisa de 5 graus já

Mas acho uma comparação injusta visto que o ideal não é ficar com a tampa aberta do gabinete rs

Será que a parte frontal mesh iria ajudar nessa questão? mas ainda sim usaria com a tampa fechada

Obrigado

Postado
4 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Será que a parte frontal mesh iria ajudar nessa questão?

Bom, para entender como é o resfriamento voce tem que entender: tem que entrar fresco. Esse ar fresco é mais pesado que o ar quente, então, entrando ar fresco em consequencia o resfriamento dos componentes é mais rápido.

Outra coisa, a CPU e a GPU resfriam quando a base dos cooler esfriam e isso acontece porque o ar frio passa pelas aletas(os radiadores dos cooler), ele vai tirando o calor, o ar esquenta e aí sai, sempre por cima dos gabinetes.

No seu caso é simples: o frontão não deixa entrar ar fresco, os FAN servem para dar maior velocidade ao ar que está entrando, eles aumentam a pressão do ar.

Os FAN traseiros e de topo(quando tem) só ajudam a tirar o ar quente.

Então é porisso que os frontões "mesh" são melhores que os fechados. Ate tem frontões com um tipo de "chaminé" ou alguns furinhos nas laterais, mas não é o caso do seu gabinete

Postado
3 minutos atrás, PedraX disse:

Bom, para entender como é o resfriamento voce tem que entender: tem que entrar fresco. Esse ar fresco é mais pesado que o ar quente, então, entrando ar fresco em consequencia o resfriamento dos componentes é mais rápido.

Outra coisa, a CPU e a GPU resfriam quando a base dos cooler esfriam e isso acontece porque o ar frio passa pelas aletas(os radiadores dos cooler), ele vai tirando o calor, o ar esquenta e aí sai, sempre por cima dos gabinetes.

No seu caso é simples: o frontão não deixa entrar ar fresco, os FAN servem para dar maior velocidade ao ar que está entrando, eles aumentam a pressão do ar.

Então é porisso que os frontões "mesh" são melhores que os fechados. Ate tem frontões com um tipo de "chaminé" ou alguns furinhos nas laterais, mas não é o caso do seu gabinete

Entendi

Ainda sim deu um pico de 80 graus mas a média ta 70 graus agora

4 minutos atrás, PedraX disse:

cara uma coisa que ia perguntar também

Será que é melhor deixar a configuração padrão 2 fans na frente (1 inferior (fonte HD) , 1 na parte média) e 1 traseiro do que 6 fans por exemplo?

Eu vi em canais gringos que deixar a parte frontal do gabinete com 3 fans é pior do que deixar 2 só , parece que os 3 aumentam a temperatura do que diminui

Postado
24 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Mas acho uma comparação injusta visto que o ideal não é ficar com a tampa aberta do gabinete rs

Acontece que num gabinete bom de airflow, quando você tira o painel lateral ou o painel frontal a diferença de temperatura é 1-2 graus.

No seu caso foi 5 graus - é provável que seja mais se tirar o painel frontal, pois vai deixar os fans da frente "respirarem" melhor; então você tem a confirmação de que o gabinete ruim de airflow, não entra ar suficiente, e não a o que fazer quanto a isso.

Talvez comprando fans mais fortes (mais CFM e pressão - logo mais ruído), um Water Cooler de ~R$ 300,00 ou mais - ou seja gastando uma boa grana para refrigerar um CPU que é bem refrigerado com um air cooler de R$ 115,00 num gabinete bem ventilado;  possa minimizar o problema da temperatura, mas são soluções tipo "pagar para ver" qual vai ser o resultado.

Postado
3 minutos atrás, 1lokos disse:

Acontece que num gabinete bom de airflow, quando você tira o painel lateral ou o painel frontal a diferença de temperatura é 1-2 graus.

No seu caso foi 5 graus - é provável que seja mais se tirar o painel frontal, pois vai deixar os fans da frente "respirarem" melhor; então você tem a confirmação de que o gabinete ruim de airflow, não entra ar suficiente, e não a o que fazer quanto a isso.

Talvez comprando fans mais fortes (mais CFM e pressão - logo mais ruído), um Water Cooler de ~R$ 300,00 ou mais - ou seja gastando uma boa grana para refrigerar um CPU que é bem refrigerado com um air cooler de R$ 115,00 num gabinete bem ventilado;  possa minimizar o problema da temperatura, mas são soluções tipo "pagar para ver" qual vai ser o resultado.

Sim justamente esse pagar pra ver que quebra kkkkk

Aqueles q você indicou são bons ou tem opção melhor de resfriamento talvez?

Eu não queria comprar gabinete pra ficar trocando , iria comprar um decente e ficar ( sem ser absurdo de caro)

Obrigado

Postado
Citação

Eu vi em canais gringos que deixar a parte frontal do gabinete com 3 fans é pior do que deixar 2 só , parece que os 3 aumentam a temperatura do que diminui

Isso depende muito do gabinete, realmente tem casos que encher o gabinete de fans, tipo 10 como é moda nos "aquário" acaba piorando, porque ao invés de fluxo de ar tem um turbilhão.

Como a entrada de ar do seu gabinete é restrita, pouca furação e só cabe dois fans, experimente colocar os fans no topo sobrando para dentro, deixa só o traseiro soprando para fora, mas observe todas temperaturas, pode melhorar do CPU mas piorar da placa de vídeo.

Postado
1 hora atrás, Matheuspc1995 disse:

Será que é melhor deixar a configuração padrão 2 fans na frente (1 inferior (fonte HD) , 1 na parte média) e 1 traseiro do que 6 fans por exemplo?

Pois é, no caso de seu gabinete, até um FAN(o mais abaixo) já seria suficiente. Seu problema é que teria que colocar os outros todos "tirando" ar do gabinete nas posições restantes, o que provocar um vácuo, aí talvez as aberturas que existem deixam entra um pouco de ar. Mas se já comprovou que tirando a tampa frontal melhorou, é prova suficiente para trocar de gabinete.

Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

Pois é, no caso de seu gabinete, até um FAN(o mais abaixo) já seria suficiente. Seu problema é que teria que colocar os outros todos "tirando" ar do gabinete nas posições restantes, o que provocar um vácuo, aí talvez as aberturas que existem deixam entra um pouco de ar. Mas se já comprovou que tirando a tampa frontal melhorou, é prova suficiente para trocar de gabinete.

Sim , de fato

me desculpe ser insistente , eu sei q vcs linkaram uns modelos , mas aqueles da aigo por exemplo dariam conta ou tem algum gabinete mais eficiente talvez? queria comprar pra não ficar trocando

Eu não ligo pra led RGB e afins , esse gabinete veio porque comprei o pc montado na época na pichau

Obrigado

Postado
1 hora atrás, Matheuspc1995 disse:

aqueles da aigo por exemplo dariam conta ou tem algum gabinete mais eficiente talvez? 

Dos Aigo linkados o DK415 é o que tem mais passagem de ar pelo mesh frontal, provavelmente perto de 50% e como o mesh é dobrado na forma de "U's" invertidos, aumenta a area de passagem de ar.

Dk415.jpg

Exemplo de um gabinete que é bem eficiente em airflow - esta entre os melhores; nele retirando o painel frontal a temperatura baixa apenas 2 graus.

Montech Air 903

Observe como a área mesh cobre toda a area do painel frontal..

Postado
7 horas atrás, 1lokos disse:

Se a placa-mãe for micro-ATX, gabinetes bem ventilados por R$ 200,00

Aigo Darkflash DK415M - R$ 199,90

Aigo Darkflash DK353 - R$ 209,90

Entendi pessoal

É seguro esse dk415? porque ele parece muito exposto rs

Obrigado

E será que tem como transferir o hub do meu pra ele ? porque ele é um pouco diferente parece

ele parece ser bem bom mesmo e já vem com o hub na realidade

Pessoal vou comprar o gabinete primeiro então , faz mais sentido trocar ele do que o cooler (pelo menos inicialmente) correto?

Obrigado

Postado

Pessoal me desculpe tantas respostas e perguntas rs mas o gabinete está prejudicando de fato ( achei que era placebo inicialmente mas não)

Na verdade foram 8 graus de diferença com a tampa lateral aberta

Segue os prints

Com tampa ( mais 2 graus bate o limite)

image.png.ce11e03e9d1c03efa4d007b34ef7f6cb.png

Sem tampa 

image.png.6422126c52cde3f7c5bb8f414befc244.png

Tirei até uns prints jogando ( joguei menos tempo com a tampa aberta e ainda passou a temperatura sem a tampa lateral que joguei mais tempo)

Tirei na mesma parte pra ficar justo ( do jogo)

Com tampa 

image.thumb.png.e795cbf9ff90a505a74848458481815f.png

image.png.92c8cffda13f4e1b8ddd1598e7112665.png

Sem tampa

image.png.2d3b8d417a5f2c6ffe363f959da9f168.png

Pessoal eu poderia ir nesse da aigo mesmo sem medo ? será que resolveria o problema? ou na verdade se puderem me indicar um mais "definitivo" não tão caro ( talvez na faixa de 300)?

Queria comprar e não trocar mais( mas ainda sendo custo-benefício)

Obrigado

Pessoal tem esses modelos também 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-aquarius-mesh-lateral-acrilico-preto

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-leo-preto-lateral-vidro

Ou o dk415m ainda é melhor?

Obrigado

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-aquarius-mesh-lateral-acrilico-preto

Esse me parece tão bom quanto ao dk mas gostaria de saber a opinião de vocês por favor

Obrigado

Postado

Se quer algo mais duradouro recomendo esse:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gadit-2-black-mid-tower-lateral-de-vidro-temperado-com-3-fans-preto-pg-gdt-02blk

Não é uma "Brastemp", mas tem as seguintes características:

-maior volume=+ facilidade com cabeamento e montagem

-maior largura= mais flexibilidade com aircooler e WC

-3 FAN inclusos, como sugestão: deixe só um ou dois FAN frontais, os restantes coloque ou no topo ou na traseira, lembrando que o FAN do Cooler também joga o ar para fora.

PS: não sei se viu, mas os gabinetes acima não acompanha ventoinhas(FAN)

Postado
5 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

Ou o dk415m ainda é melhor?

O D415M é melhor, expliquei acima, similar seria o

SuperFrame Wind - R$ 199,00

O desenho do mesh tem mais passagem de ar do que metal

• Comprimento Máximo da VGA:315mm

Se quer um gabinete que tem comprovadamente (diversos testes gringos) ótimo airflow aguarde o Montech Air 903 Base voltar ao estoque da T'byte, vem com 3 fans PWM de 140mm, CFM 84, pressão 2.4.

21 minutos atrás, PedraX disse:

PS: não sei se viu, mas os gabinetes acima não acompanha ventoinhas(FAN)

Ele já tem 5 fans - as da Rise Mode são "farinha do mesmo saco" destas que vem em gabinetes baratos, fazem "ventinho".

"...possuo 2 na frente que colocam ar , 1 traseiro e 2 no "teto" que retiram o ar"

"... 2 da deepcool e 3 da rise mode"

Postado
12 minutos atrás, 1lokos disse:

Ele já tem 5 fans -

Não é esse aí, são os que ele postou antes:Aigo Dark, etc

Só ví depois que você falou dos FAN que ele já tem

Postado

O "ele" no caso não é o gabinete, é o OP - @Matheuspc1995 😉 

Fans em gabinetes baratos mais atrapalham do que ajudam, com raras exceções, como Pichau Kazan2, os Montech... são fans mais fracos que os XFan e Rise Mode que ele tem.

Postado

Ok. Mas você prestou atenção de que ele é para placa-mãe m-ATX? Se sua MB for ATX ou ter a intenção de comprar uma MB  ATX não servirá mais

Essa seria minha placa-mãe

image.png.32d90d1fde86ef0a6e58690b74104961.png

Está correto no caso ? eu acho que se fosse trocar ia comprar outra placa padrão também . Obrigado

Postado

Aí no anúncio diz que é mATX. Bom , mais tarde pode continuar comprando MB mATX .As MB ATX costumam ter mais recursos(e são mais caras tb), mas a escolha é sua.

Postado

Aí no anúncio diz que é mATX. Bom , mais tarde pode continuar comprando MB mATX .As MB ATX costumam ter mais recursos(e são mais caras tb), mas a escolha é sua.

Mas esse gabinete serve para essa placa no caso então ? Obrigado

Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b550m-plus/techspec/

Modelo mATX
24.4 cm por 24.4 cm (9.6 polegadas por 9.6 polegadas)

Serve sim.

A sim obrigado

Vou tentar esse gabinete primeiro ai caso não dê certo eu vejo um water cooler

Eu vi que ele possui slots de fans internas , vale a pena colocar fans lá também?

image.png.a7eeaed2de6859ff4a9b6c990c252839.png

Obrigado

Postado

Isso aí parece ser um WC instalado , mas não faz sentido algum, viu onde essa imagem?

você não precisa de mais FAN, use os que você tem, experimente só com 2 frontai e um no topo, deve bastar para sua config.

Ví que é do site do gabinete, mas pode esquecer, no máximo pode ser cooler de placa-mãe, agora tem essas frescuras.

Postado

Isso aí parece ser um WC instalado , mas não faz sentido algum, viu onde essa imagem?

você não precisa de mais FAN, use os que você tem, experimente só com 2 frontai e um no topo, deve bastar para sua config.

esse vídeo

Eu estava pensando 2 frontais ( médio e inferior) 1 traseiro e 2 no topo visto que o terceiro superior frontal parece piorar? Será que ficaria bom dessa maneira?

Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!