Ir ao conteúdo

Desempenho e compatibilidade memória RAM com processador

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Sou iniciante na área e queria tirar uma dúvida 

Meu processador é um i5-10400f e vi nas especificações que ele só suporta 2666mhz de memória RAM…

Ai minha dúvida é a seguinte, se eu comprar um cartucho de memória RAM de 3200mhz ela não vai obter o desempenho completo? Tenho essa dúvida pois vi pessoas colocando cartuchos de 3200mhz nesse processador.

https://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-10400f-6-core-12-threads-2-9ghz-4-3ghz-turbo-cache-12mb-lga1200-bx8070110400f?gbraid=0AAAAADvAK93CLGWZS2kiIWGV3JPO-HMgo&gclid=CjwKCAjw9-6oBhBaEiwAHv1QvMTKvomyQMHS64fQyCua5N416pttvu-JAsxxe1myFpbeRjVi1ypRWRoCk0oQAvD_BwE - processador

• Solução
Postado
26 minutos atrás, Boldlion994 disse:

Meu processador é um i5-10400f e vi nas especificações que ele só suporta 2666mhz de memória RAM…

Ignore o que o processador diz, quem dita a frequência da RAM é unica e exclusivamente a pIaca mãe.

26 minutos atrás, Boldlion994 disse:

Ai minha dúvida é a seguinte, se eu comprar um cartucho de memória RAM de 3200mhz ela não vai obter o desempenho completo? Tenho essa dúvida pois vi pessoas colocando cartuchos de 3200mhz nesse processador.

De novo, depende da placa-mãe. Se for uma Z, você consegue usar todo o desempenho do pente sem problema nenhum. Se não... continua não tendo problema nenhum, o PC funciona do mesmo jeito, mas a frequência vai ficar capada.

Postado

@Boldlion994 , olá

Então como citado pelo colega o processador/placa-mãe só trabalha c/ - DDR4-2666 e você colocar DDR4-3200, ele vai ficar limitado na menor valor.

Obs: Cuidado com as marcas escolhidas pode dar problemas não funcionar direito(principalmente as chinesas(aliexpress)).

• Obrigado 1
Postado

@Imakuni Minha placa-mãe é uma H510M-E, dei uma pesquisada e vi que ela suporta sim os 3200mhz mas é necessário fazer overclock. Vou manter nos 2600 já que a perca de frequência vai ser relativamente mínima.

@Kaze_jp Entendi, amigo. Se possível, pode me dar algumas recomendações de marcas para os cartuchos de ram? Minha placa-mãe é uma H510M-E da ASUS e o processador é o citado acima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!