Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redirecionamento de requisições ou dominio de servidor


Ir à solução Resolvido por Bruno da Silva Macedo,

Posts recomendados

Olá,

Estou com uma dúvida de qualquer seria a melhor alternativa sobre o seguinte:

 

Tenho 3 servidores espelhados:

 

principal.com.br

replica1.com.br

replica2.com.br

 

Todos acessam pelo principal.com.br, o problema acontece quando por algum motivo o principal.com.br falha, perde acesso, neste caso, peço para que os usuários mudem o link para o replica1.com.br, quando o principal.com.br retorna, peço que voltem para ele.

O que eu precisaria é, quando acontecer falha, perder acesso, eu posso informar informar para o principal.com.br ir para o replica1.com.br sem que o usuário precise mudar o link.

Alterando a DNS Zone não rola, por que as vezes demora horas para republicar o domínio com outro IP.

 

Qual seria a alternativa para que não precisa ficar a URL de acordo com o servidor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Falando um pouco do ambiente real, temos um servidor interno com IP publico e mais 4 servidores cloud espalhados em outros países.

Cada servidor replica os dados em todos, basicamente todos são uma cópia fiel de cada um, a replicação é automática, quando um cai e depois retorna ele é sincronizado e fica tudo certo.

 

Meu problema é o seguinte, cada servidor tem um IP e temos um domínio para cada um, ficando mais ou menos assim:

 

Servidor 1 - IP - 999.999.999.999 - Domínio - principal.meudominio.com.br

Servidor 2 - IP - 999.999.999.999 - Domínio - replica1.meudominio.com.br

Servidor 3 - IP - 999.999.999.999 - Domínio - replica2.meudominio.com.br

Servidor 4 - IP - 999.999.999.999 - Domínio - replica3.meudominio.com.br

Servidor 5 - IP - 999.999.999.999 - Domínio - replica4.meudominio.com.br

 

Quando um usuário acessa via browser, ele digita principal.meudominio.com.br, abre o sistema e usar normalmente, porém em algum momento esse servidor fica indisponível (sem internet, provedor em manutenção e etc), o usuário liga e informa que o sistema caiu, verificamos e realmente está fora do ar, pedimos para o usuário, por favor, acesse pelo endereço, replica1.meudominio.com.br e vai tudo normal,

mas ai cai o replica1 também, o usuário informa e a gente fala, oh agora vai para o replica2 e segue vida.

 

Já aconteceu por obra do destino de 4 cairem no mesmo dia, interno e os cloud, isso por que a gente contrata servidores de empresas distintas e localizações diferentes para tentar evitar o máximo ficar todos offline.

 

Isso causa um desconforto nos usuários de terem que ficar trocando de endereço. O que eu gostaria é de ter uma forma de acessou pelo principal.meudominio.com.br, esse servidor caiu, beleza, de forma automática ou manual a gente fala, agora o principal.meudominio.com.br aponta para o replica1.meudominio.com.br, assim poderia pedir para o usuário, olha, da um F5 que já retornou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!