Ir ao conteúdo

Este é um teste válido/verossímil? Sugestões para melhorar a refrigeração?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Acabo de montar uma máquina nova e fiz um teste caseiro para ter uma ideia das temperaturas atingidas.

A configuração é:

Ryzen 5 5500

16 giga de RAM

placa-mãe MSI B550M Pro-VDH Wifi

2x SSDs Sata

GPU Soyo RX 580 8GB

Ventoinha da CPU: A30 da Coolermaster

Gabinete Kazan 2

Três fans frontais sugando ar (os fans que vêm no gabinete)

Um fan traseiro expulsando ar (fan que vêm no gabinete)

Um fan simples de 1500 RPM superior expulsando ar.

O teste que fiz foi:

Abrir o CPUZ e clicar em "Stress CPU";

Observar a temperadura no Core Temp;

Chegou a 85º quando encerrei o teste. Sei que é muito, mas não sei o quanto esse teste caseiro tem valor para basear uma decisão de melhoria na refrigeração.

Se alguém puder dar sugestões, agradeço.

• Solução
Postado
1 hora atrás, goodie disse:

Um fan simples de 1500 RPM superior expulsando ar.

Só para garantir, esse fan está longe da parte frontal, ficando situado próximo do fan traseiro, correto?

Em todo caso, você tem um CPU cooler porcaria, então temperatura alta já é de se esperar. Ainda mais se você não tiver controlado a tensão manualmente, aí é dar licença executiva para a placa-mãe cozinhar o seu processador sem necessidade.

1 hora atrás, goodie disse:

Chegou a 85º quando encerrei o teste. Sei que é muito, mas não sei o quanto esse teste caseiro tem valor para basear uma decisão de melhoria na refrigeração.

É suficiente para confirmar isso que eu falei: já é de se esperar uma temperatura alta, e isso de fato está acontecendo.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Só para garantir, esse fan está longe da parte frontal, ficando situado próximo do fan traseiro, correto?

Não, ele está bem próximo, na verdade. Há espaço nesse gabinete para 2 fans superiores, eu coloquei mais para a frente do gabinete. Devo jogar para trás?

Agradeço a resposta, vou providenciar um CPU cooler melhor.

Postado

Sim, coloque o mais para trás possível, na frente o fan só estará roubando ar frio que entra pelos fans da frente antes de chegar na placa-mãe, CPU cooler. Veja isso acontecendo neste vídeo.

Postado
2 minutos atrás, goodie disse:

Não, ele está bem próximo, na verdade. Há espaço nesse gabinete para 2 fans superiores, eu coloquei mais para a frente do gabinete. Devo jogar para trás?

Não entenda o que eu vou falar como eu sendo metido, isso aqui é só para você entender o processo ao em vez de só ouvir a resposta e não saber de onde vem.

Mas vamos pensar por um instante... se o fan de exaustão está perto da parte da frente, o que você acha que acontece com o ar:

1. Ele entra pela frente e imediatamente já sai pelo topo, sem nunca passar pela região do processador.
  2. Ele ignora o fan superior, vai até a parte de trás, resfria o processador, depois ignora o fan exaustor da parte de trás que está tentando jogar ar para fora, para depois voltar no contrafluxo e chegar no fan superior, para aí sim ser expelido por ele.
Postado

Achei que este fórum era um lugar para pessoas leigas aprenderem. E não para serem chamadas de burras, estúpidas, incapazes de ver o suposto óbvio. Bom, eu não preciso disso. Vim aqui tirar uma dúvida e não para ouvir esse tipo de ironia prepotente mal-disfarçada e mal-educada. O pouco tempo que passei aqui busquei ajudar quem eu pude, e mesmo sendo uma pessoa que não consegue entender como instalar ventoinhas da maneira mais eficiente, ajudei. Mas depois dessa, entendo que o tipo de pergunta que eu tenho, pelo grau baixo de conhecimento que ela traz, não é bem vinda aqui. Vou encerrar a conta e buscar outro ambiente.

Postado
Em 09/10/2023 às 19:32, 1lokos disse:

Sim, coloque o mais para trás possível, na frente o fan só estará roubando ar frio que entra pelos fans da frente antes de chegar na placa-mãe, CPU cooler. Veja isso acontecendo neste vídeo.

Em um gabinete E-ATX é válido colocar 2 ventoinhas no topo ou só uma já é o suficiente? E aquelas ventoinhas em baixo da GPU são úteis? Valeu!

Postado
9 minutos atrás, torres9x disse:

Em um gabinete E-ATX é válido colocar 2 ventoinhas no topo ou só uma já é o suficiente?

A questão é que uma ventoinha colocada no topo, mas para frente do air cooler vai diminuir a sua eficiência, estará diminuindo a quantidade de ar que chega no fan do air cooler, então se usar air cooler melhor não colocar.

Já com WC instalado no topo é diferente, quanto mais ar fresco as ventoinhas do radiador receber melhor.

Citação

E aquelas ventoinhas em baixo da GPU são úteis? 

Depende do gabinete, da placa de vídeo - se blower, ou open air; mas tem testes mostrando que em determinado gabinete fans ali atrapalham pois perturbam o fluxo de ar dos fans da placa de vídeo.

Em se tratando de fans em gabinete "menos é mais" - desde que tenham bom CFM e pressão.

Postado
6 horas atrás, 1lokos disse:

A questão é que uma ventoinha colocada no topo, mas para frente do air cooler vai diminuir a sua eficiência, estará diminuindo a quantidade de ar que chega no fan do air cooler, então se usar air cooler melhor não colocar.

Já com WC instalado no topo é diferente, quanto mais ar fresco as ventoinhas do radiador receber melhor.

Depende do gabinete, da placa de vídeo - se blower, ou open air; mas tem testes mostrando que em determinado gabinete fans ali atrapalham pois perturbam o fluxo de ar dos fans da placa de vídeo.

Em se tratando de fans em gabinete "menos é mais" - desde que tenham bom CFM e pressão.

Ah sim, muito obrigado! Vou deixar somente uma então porque se eu colocar duas de 120mm no topo a que fica mais pra frente do gabinete termina junto com a placa-mãe. (ATX)

Deixei 3 na frente, 1 no topo e 1 na traseira. Elas são todas iguais, mantenho todas com o mesmo RPM ou deixo os fans exaustores mais fracos?

Os fans que estou usando tem as seguintes especificações:
Velocidade da ventoinha: 650-1800 RPM / Fluxo de ar: 62 CFM / Pressão de ar: 2,5 mmH2O

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!