Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há alguns meses, criei um tópico relatando que o meu computador estava reiniciando automaticamente poucos segundos após a inicialização e exibindo uma mensagem da BIOS (conforme a imagem anexa). Além disso, o computador sempre iniciava com a hora errada.

Recebi algumas sugestões de que a causa poderia ser a bateria fraca, o que já tinha sido mencionado por um amigo. No entanto, como fui informado de que isso não danificaria a placa-mãe, eu adiei a troca.

Recentemente, decidi enfrentar a questão e comprei uma nova bateria. Pedi a ajuda de um amigo para realizar a troca (e o processo foi mais simples do que eu imaginava).

Contudo, embora a troca da bateria tenha resolvido, em grande parte, o problema da hora incorreta, (pois agora, a cada 9/10 vezes que ligo o computador, a hora é exibida corretamente) o problema da reinicialização persiste: assim que ligo o computador, em cerca de 10 segundos, ele reinicia e apresenta a mensagem de erro abaixo.

O que pode ser a causa desse problema? Seria no software ou no hardware?

Tela.png.4719e2a06ea0c13e5d8f051a9e3ecc4f.png

Postado

@JeffBelmont Quando a hora volta errada o computador ficou muito tempo desligado (principalmente sem energia seja desligando a fonte, desligando o filtro de linha, fora da tomada)?

Poderia ser a BIOS corrompida, talvez tentar atualiza-la. Está um pouco estranha essa data da BIOS de 05/12/2022, a 1.50 no site é de 05/18/2022.

Postado

@Gui GC Quando a hora volta errada o computador ficou desligado por cerca de 12 horas. Mas, em geral, depois da troca da bateria, mesmo quando o computador fica desligado por um bom tempo, ele costuma mostrar a hora certa ao ligar, mas ainda não está 100%.

Vou tentar atualizar a BIOS.

Postado

@JeffBelmont Provavelmente a bateria está descarregando nesse tempo, se não me engano elas tem em torno de 10h de carga. Mas elas carregam enquanto o PC estiver ligado a tomada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...