Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, muito obrigado por lerem esse post. 

Estou aqui para tratar sobre um assunto muito polêmico: Será que é realmente necessário investir em uma b550 para montar um PC gamer? 

Vamos começar do começo. Estou querendo montar um PC novo final do ano. Tenho pesquisado bastante e estudado sobre o assunto. Acredito que a plataforma AM4, tanto pelo seu custo-benefício tanto pela sua longevidade é a melhor escolha para meu novo computador. Contudo, surgiu a dúvida: Qual placa-mãe pegar? Realmente tenho ouvido bastante sobre as B550, que elas são melhores, fazem OC, possuem PCIe 4.0 e bla bla bla. Mas, sinceramente, será que isso faz alguma diferença pra quem só quer jogar? Até onde sei, o PCIe 4.0 não possui literalmente quase nenhuma diferença para o 3.0 mesmo se sua placa for uma RTX 4090. Além disso, realmente não penso em fazer OC. Existem outros features, mas realmente, qual seria a diferença de pegar uma boa A520 ou B450 ou pegar uma B550 sendo que o único uso para o computador será para jogos? 

Vou estar deixando a config do meu futuro PC abaixo para vocês poderem analisar melhor:

Fonte Gigabyte P550B 550W

Ryzen 5 5600

SSD 1 TB XPG SX8100 3500MB/s 

2x8 Memória XPG Spectrix D50 3600mhz Branca RGB CL18

RTX 2060 / RX6600 / RTX 3060

Gabinete Pichau Pulsar

Estou aqui para ouvir opiniões e fatos, então por favor, compartilhem o conhecimento de vocês comigo, estarei muito feliz de ouvir e debater o assunto.

Agradeço desde já. 

(Pequeno detalhe: Preciso de uma placa-mãe que tenha conector 3 pinos, ou seja, 5w 😅)

Postado
6 horas atrás, Felipovisk22 disse:

Estou aqui para tratar sobre um assunto muito polêmico: Será que é realmente necessário investir em uma b550 para montar um PC gamer? 

"Muito polêmico"? Isso parece pitch do forum do adrenaline...

Em todo caso, PCIe 4.0 realmente não faz diferença. Se puder investir o extra numa B550, melhor, mas se essa grana é a diferença entre conseguir uma placa de vídeo ou CPU um nível acima, B450 já atende perfeitamente.

Sobre questão de overclock, não caia na furada de comprar A520. Você talvez não queira agora, mas mais para frente é grande a chance de mudar de ideia, principalmente com um processador que não é topo de linha como o 5600. Aliás.. mais que isso, você já vai querer fazer OC agora sim, ou pelo menos é isso que seu setup indica com esses pentes de RAM 3600mhz. Não só isso, daqui 5 anos quando for se livrar do PC, essa mesma grana que você investiu volta na hora da revenda.

De resto, troque a fonte. Esquece essa da gigabyte, pegue a MSI MAG 650.

Por fim, decida o tamanho do bolso para a placa de vídeo para escolher entre a Rx 6600 ou RTX 3060.

Postado

Entre as 3? Eu diria que depende do orçamento. Se tiver sobrando vá de B550 sem dúvida. A pior das opções é a A520 porque a VRM dela é muito fraca e vai te atrapalhar nos OC.

6 horas atrás, Felipovisk22 disse:

Pequeno detalhe: Preciso de uma placa-mãe que tenha conector 3 pinos, ou seja, 5w

Que quer dizer? É saída para FAN?

Ou o padrão de saída de fonte?

Acho que não tem em placa-mãe.

Em 5W quis dizer 5V?

Postado
52 minutos atrás, PedraX disse:
Citação

placa-mãe que tenha conector 3 pinos, ou seja, 5w

Que quer dizer? É saída para FAN?

É conector de "frufru" (ARGB). 😉

A A520M DS3H - R$ 530,00 tem 1 conector ARGB.

• 1 x Header de tira LED endereçável

As placas mais baratas com cada um dos principais chipset:

MSI A520M-A PR0 - R$ 380,00

• Não tem conector "frufru".

B450M PRO-VDH MAX - R$ 480,00

• Tem do obsoleto RGB 12v 4 pinos.

B550M PRO-VDH WiFi - R$ 750,00 tem dois ARGB.

•  2x conectores LED RAINBOW de 3 pinos

• Curtir 1
Postado

@1lokos @PedraX @Imakuni Eu realmente queria investir em um PC bom, mas realmente penso se é necessário pegar uma b550 sendo que não vou usar grande parte dos features. Assim, pesquisei sobre o assunto e ouvir falar da A520 ds3h da gigabyte. A placa tem conector 3 pinos (Essencial rsrs), 4 pentes de ram (Não vou usar, mas indica uma melhor "construção"), suporte para SSD NVMe e etc., por um bom preço (R$530,00). Mas não sei, creio que talvez a b450 seria uma melhor opção por já ter como fazer OC, assim como o cara falou, o único feature realmente interessante, além de mais VRMs e em alguns casos melhor dissipação.

Vocês teriam alguma recomendação de uma b450 na faixa dos R$500,00 ou acreditam que a A520 ds3h é uma boa escolha?

Postado
Em 14/10/2023 às 11:50, 1lokos disse:

Logo acima:

MSI B450M PRO-VDH MAX - R$ 480,00

Tem (conector de LED) do obsoleto RGB 12v 4 pinos."

Queria uma com argb 😞

@1lokos Outra coisa, onde fica o conector argb da MSI B550 VDH Wifi? Olhei mas visualmente não consegui achar. Você acredita que ela é melhor que uma b550 ds3h ac?

Acho que desisti da ideia de economizar na placa-mãe, talvez os 200 reais não valham a pena e não vão suprir minha real necessidade (ARGB, que é MUITO (rs) importante)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!