Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

quantas fans consigo conectar em série em uma conexão pwm


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Opa, comprei fans da Aigo modelo AR12 PRO, queria saber quantas fans consigo conectar em série tanto para PWM e ARGB, afinal as ventoinhas apresentam cabos macho e fêmea, minha placa-mãe é a  AORUS B450 WIFI, abaixo seguem algumas informações tanto da placa como das ventoinhas, obrigado:

Screenshot_20231018_210752_Samsung Internet.jpg

Screenshot_20231018_212529_AliExpress.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua MB:

1 x CPU fan header

1 x water cooling CPU fan header

2 x system fan headers

1 x system fan/water cooling pump header

Como tem 2 sys_FAN, e os FAN são pwm(4pinos) o que eu sugiro é:

2 FAN frontais na posição da sys_FAN mais próxima

2FAN na parte traseira, possivelmente 1 na traseira e uma no topo.

Os cabos em "Y"(splitter) que eu sugiro:

https://www.magazineluiza.com.br/cabo-splitter-para-3-fans-pwm-4-pin-30cm-ak-cb002-akasa/p/eh4b20dkd5/in/cbad/

Como cada saída sys_FAN dá 2A dá e sobra corrente.

PS: não quero ser chato, mas esse tipo de ligação em 12VDC não é em série e sim, em paralelo. Em série vai perdendo potencial de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando a especificação: 4x0,16A= 0,64A, então aguentará sim.

Se tem posição para FAN na base, então o esquema seria:

2 FAN na base entrando ar,

3 FAN na frontal entrando ar

2FAN topo tirando ar

1 FAN traseiro tirando ar.

Só que tem um pórem: veja o ruído:28,6 Dba cada um.

8FAN vai ficar um ruído alto.

Eu aconselho começar com menos:

2 frontais entrando ar

1 topo tirando ar

1 traseiro tirando ar.

1 na base entrando ar

Lembrando que o cooler da CPU tem um FAN e ele conta porque também aumenta a velocidade do ar dentro do gabinete.

O que sobrar venda ou deixe de reserva.

Qual gabinete? E diga a configuração e a temperatura média da sua região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Rickfds1 disse:

Montech X3 Mesh

Gozado, no site deles diz que vem com FAN pré instalado. E não fala de FAN na base. Tem certeza dos 8 FAN?

https://www.montechpc.com/en/products_detail.php?nid=229

De qq forma 8 é exagero, comece com pouco(ou devolva 4 se puder ainda). Só se você tem uma superconfiguração de PC aí !.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX até vem 6 fans pre instalados, porém as mesmas n tem informações no site, aproveitei e comprei 8 fans para usar o maximo de fans, mesmo que n seja necessario pensando em desempenho, estou mais pela estética delas, abaixo segue uma foto do psu cover do gabinete (vou tirar o cabo de usb 3.0, pois ele atrapalha para colocar as fans embaixo)

20231019_200005.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rickfds1 disse:

comprei 8 fans para usar o maximo de fans, mesmo que n seja necessario pensando em desempenho,

você que sabe, esses 2 FAN na base acredito que não estão previstos(se estivessem falava na página do site), vai ser uma gambiarra. E pelo que eu vejo a altura dos FAN(tem pelo menos 2,5 cm para mais, fora o cabeamento vai interferir na colocação da MB. E as pás dos FAN podem dar um desastrezinho considerável se pegar algum cabo.

Além do mais onde voce leu que mais FAN ou menor temperatura dá mais performance? Se leu, interpretou errado. O que dá performance é o clock atingido, tanto pela GPU e pela CPU, o que acontece é que temperaturas acima do permissível( de 90graus na GPU e 80 na CPU) podem acionar os dispósitivos de proteção, diminuindo automáticamente o clock.

E ainda por cima, por ser PWM a rotação dos FAN vai variar conforme a temperatura dos componentes, para ter uma ideias eu uso tb FAN com PWM e a rpm média dos meus 4 FAN no gabinete nunca passam de 900rpm(é quase o mínimo). voce vai colocar 8 FAN crente que vai ter um tufão dentro do gabinete e vai ter um ventinho de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!