Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS TUF Gaming A520M ou A320M ?


Karllus E
Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Falaa, membros! Bom dia!

 

Eu estava olhando essa placa-mãe e gostaria de saber se ela é ótima, boa ou razoável para utilizar com um AMD Ryzen 5 5600G (sem overclock, talvez para 2GB de VRAM), 16GB de RAM 3200MHz com XMP, SSD NVMe 1TB PCIe 4.0 e Fonte Msi MAG 650W para uma futura RTX 2060 ou 3060.

Essa placa-mãe é compatível com o RGB do gabinete Pichau Apus? Acredito que seja ARGB ou RGB 3p/5v. Tenho um certo medo de comprar errado, rs.

 

placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
12 minutos atrás, Karllus E disse:

Essa placa-mãe é compatível com o RGB do gabinete Pichau Apus? Acredito que seja ARGB ou RGB 3p/5v. Tenho um certo medo de comprar errado, rs.

 

"- 2x Headers endereçável AURA Gen 2

- 2x Headers AURA RGB"

 

Ela tem headers RGB e ARGB, é compatível.

 

Quanto ao processador, ela é perfeitamente adequada pro 5600G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 minutos atrás, Karllus E disse:

Não tem nenhum pró e contra dessa placa? Por exemplo, VRM e não "aguentar" futuros upgrades.

 

Se você quiser estar preparado pra um eventual upgrade na mesma plataforma, eu recomendaria a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi. Entre as B550M intermediárias é a com o melhor VRM.

 

Se puder investir mais tem a MSI MPG B550 Gaming Plus que é ainda melhor.

 

9 minutos atrás, Karllus E disse:

Sobre a BIOS dela, apenas a loja sabe me dizer se está atualizada para a série 5000-G, né?

 

Isso. Mas já que essa ASUS e as 2 MSI que eu citei têm a possibilidade de atualizar a BIOS sem processador instalado, isso não é problema porque não vai precisar arrumar um processador emprestado só pra fazer isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Karllus E disse:

atualizada para a série 5000-G

A grande maioria das placas está saindo de fábrica com o marketing da caixa , contendo "Ryzen 5000 ready" isto é BIOS compatível com a série 5000 e anteriores, mas você pode perguntar ao vendedor pra ter certeza 

 

Ou usar o q-flash BIOS da placa que permite atualizar a BIOS sem processador e memórias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

As fans do Pichau Apus se são molex, vão ficar em 100% de rotação o tempo todo. Precisa ver se elas são ARGB, RGB, ou RGB estático (não é possível alterar a cor ou efeito). Para os 2 primeiros, você precisa de uma controladora.

 

Aparentemente ela tem suporte para controlar RGB/ARGB, em baixo tem o LED_C1 e o D_LED1. Um deles é 12v e outro 5v. Precisa ver no manual qual é qual para ligar.

27 minutos atrás, Karllus E disse:

E como faço pra alimentar o cooler?

Air cooler vai no CPU_FAN, é o conector que fica em cima do processador. Vai apenas o encaixe na placa-mãe, air cooler não precisa ligar na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou

10 minutos atrás, Pedroou disse:

As fans do Pichau Apus se são molex, vão ficar em 100% de rotação o tempo todo. Precisa ver se elas são ARGB, RGB, ou RGB estático (não é possível alterar a cor ou efeito). Para os 2 primeiros, você precisa de uma controladora.

Segundo a Pichau, são ARGB. Neste caso, como faço para alimenta-las para que façam a refrigeração dentro do gabinete?

 

11 minutos atrás, Pedroou disse:

Air cooler vai no CPU_FAN, é o conector que fica em cima do processador. Vai apenas o encaixe na placa-mãe, air cooler não precisa ligar na fonte.

Sobre a instalação de air cooler eu já tinha conhecido antes a instalação, mas me referia mesmo é as ventoinhas do gabinete. O gabinete possui controladora de ARGB, aparenta ser três pinos, e queria saber mesmo como faço pra dar energia para a ventoinha para que ela funcione.

@Pedroou O que pode ocorrer se ligar RGB 12V numa conexão ARGB 5V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
21 minutos atrás, Karllus E disse:

como faço para alimenta-las para que façam a refrigeração dentro do gabinete?

Elas podem ir ligadas na fonte, o conector do ARGB vai na controladora (e precisa ver se a controladora vai na fonte também, ou a placa-mãe alimenta).

Mas também pode ser: vai as fans ligadas na controladora, e a controladora na fonte. (Só a controladora vai na fonte).

23 minutos atrás, Karllus E disse:

O que pode ocorrer se ligar RGB 12V numa conexão ARGB 5V?

Pode queimar os leds. Mas no manual diz certinho quais são as entradas (só precisa baixar em inglês).

24 minutos atrás, Karllus E disse:

Neste caso, como faço para alimenta-las para que façam a refrigeração dentro do gabinete?

Nunca ví, então nem sei como são essas fans. @1lokostem ideia de como são?

 

Todavia, se ficar com dúvidas no momento da instalação, recomendo criar um tópico dedicado no setor de "refrigeração e superaquecimento".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Elas podem ir ligadas na fonte, o conector do ARGB vai na controladora (e precisa ver se a controladora vai na fonte também, ou a placa-mãe alimenta).

Mas também pode ser: vai as fans ligadas na controladora, e a controladora na fonte. (Só a controladora vai na fonte).

Shoow, entendi como funciona. Obrigado!

@Pedroou Aliás, outra dúvida, no site da Gigabyte na parte de armazenamento diz que suporta SSD M.2 SATA e PCIe, neste caso, esse PCIe seria o NVMe? PCIe não seria o barramento da placa-mãe ou é o M2?

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/A520M-DS3H-rev-1x/sp#sp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Certo.

Então, para um PC "Gamer" de entrada, você acha viável comprar essa placa-mãe A520M DS3H Gigabyte e utilizar um AMD Ryzen 5 5500 e GTX 1650? Ou uma APU é melhor? Só a questão do SSD NVMe mesmo, o meu é PCIe 4.0 e a placa-mãe utiliza PCIe 3.0.

 

Essa placa-mãe é compatível com um AMD Ryzen 5 5500 apesar de serem AM4? E ela roda XMP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Karllus E disse:

O gabinete possui controladora de ARGB, aparenta ser três pinos, e queria saber mesmo como faço pra dar energia para a ventoinha para que ela funcione.

 

O Pichau Apus RGB vem com a controladora com 3 PWM (3 pinos) e 3 ARGB (3 pinos).

 

27 minutos atrás, Karllus E disse:

você acha viável comprar essa placa-mãe A520M DS3H Gigabyte e utilizar um AMD Ryzen 5 5500 e GTX 1650? Ou uma APU é melhor?

 

Os gráficos integrados do 5600G não vão ser melhores. Quanto à GPU dedicada, eu recomendaria pegar a RX 6600 8GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata Defumada

28 minutos atrás, Batata Defumada disse:

O Pichau Apus RGB vem com a controladora com 3 PWM (3 pinos) e 3 ARGB (3 pinos).

Esse PWM seria para alimentar a fonte, correto? Se for, onde é conectado? na fonte?

 

29 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Os gráficos integrados do 5600G não vão ser melhores. Quanto à GPU dedicada, eu recomendaria pegar a RX 6600 8GB.

Show, entendi. Vou cogitar essa placa de vídeo também, mas essa placa-mãe terá algum problema com o Ryzen 5 5500 e tem suporte a XMP para 3200MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
26 minutos atrás, Karllus E disse:

mas essa placa-mãe terá algum problema com o Ryzen 5 5500 e tem suporte a XMP para 3200MHz?

 

A Gigabyte A520M DS3H suporta sim o XMP e frequências mais altas que 3200mhz. Não vai ter nenhum problema com o Ryzen 5500.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!