Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Estava aqui testando meu pc com a config nova no Hogwarts Legacy e tomei um susto no MSI Afterburner kkkkkk (Fotos abaixo). O processador é um Ryzen 5 5600 com coolerbox e uma RTX 3060TI da PNY. Eu sinceramente achei que mesmo com o coolerbox a temperatura não ficaria tão alta, e não sei se o clock está normal e o uso da CPU estão também. Se o problema for o coolerbox por favor me recomendem um air cooler ou watercooler custo-benefício que já resolveria o problema.

Quanto a  temperatura da placa de vídeo uma melhora no airflow do gabinete já resolveria o problema?

Sobre o airflow, talvez não seja o suficiente. Meu gabinete é este da NOX: https://www.nox-xtreme.com/en/chassis/infinity-sigma e estou usando dois fans adicionais na frente https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-sickleflow-120-mfx-b2nn-18npk-r1?gclid=CjwKCAjwysipBhBXEiwApJOcu5iNPKnkPs6q88QSqPAnXhn-OcXURO4JJLa548Ewqy2Ngq0QRIF_hhoCHuwQAvD_BwE

Quem puder me ajudar agradeço, estou um pouco desesperado aqui kkkkkk

hog.png

Postado
14 minutos atrás, Tiberio disse:

@EduardoG6266 Parece que a solução seria trocar esse gabinete, ele é fechado na frente.

Tem mais chance de ser o airflow do gabinete do que o coolerbox do processador? E você teria uma recomendação de um gabinete com bom airflow custo beneficio?

Esqueci de falar que a minha placa-mãe é uma Gigabyte AB350M-DS3H V2, Ela aguenta de boa essa config né? Não queria trocar ela.

Postado
9 horas atrás, EduardoG6266 disse:

Esqueci de falar que a minha placa-mãe é uma Gigabyte AB350M-DS3H V2, Ela aguenta de boa essa config né? Não queria trocar ela.

Quem alimenta todas as peças é a fonte, como não informou a marca e o modelo não dá pra saber se aguenta.

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

Quem alimenta todas as peças é a fonte, como não informou a marca e o modelo não dá pra saber se aguenta.

A fonte com certeza aguenta, É uma Corsair CV550. Recomendada inclusive pelo TitoTech 

Postado
9 horas atrás, EduardoG6266 disse:

Tem mais chance de ser o airflow do gabinete do que o coolerbox do processador?

É fácil de verificar, remova o painel frontal e rode o jogo, se der mais de 5 graus de diferença, pode "pintar de verde". 😉 

Num gabinete com bom airflow - ex. Montech Air 903; a diferença é 2 graus, tem uns Antec que é 1 grau.

Considere o Air Cooler DerepCool AG400 ~ R$ 135,00 - com LED ARGB ~ R$ 155,00 - com 2 fans (push-pull) ~R$ 147,00 (sem "frufru"), esse baixa mais uns 2 graus.

34 minutos atrás, EduardoG6266 disse:

A fonte com certeza aguenta, É uma Corsair CV550. Recomendada inclusive pelo TitoTech 

A linha CV da Corsair - a exceção da CV-650; não é adequada para usar com placa de vídeo. Pode ser que o "Professor de CS" tenha recomendado para usar com APU e não prestou atenção no detalhe.

Citação

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, EduardoG6266 disse:

A fonte com certeza aguenta, É uma Corsair CV550

Recomendo que troque essa fonte, projeto ultrapassado de group regulation, classificada como Tier- D somente igpu, caso sua RTX 3060 ti seja o modelo com a GDDR6X pegue a MSI MPG A650GF, que é uma fonte robusta e de excelente qualidade com 10 anos de garantia.

PSU Tier List

Postado
8 minutos atrás, 1lokos disse:

A linha CV da Corsair - a exceção da CV-650; não é adequada para usar com placa de vídeo. Pode ser que o "Professor de CS" tenha recomendado para usar com APU e não prestou atenção no detalhe.

Então só de eu trocar essa minha fonte a temperatura da minha placa de vídeo poderia melhorar? Que tipos de benefícios eu teria? Além disso tem alguma recomendação custo-benefício pra mim?

Em nenhum momento o Tito falou que o tipo de Fonte da Corsair importava, só deixou claro que sendo pelo menos 550w já estava de boa. Vi nesse vídeo:

Postado

.

3 minutos atrás, EduardoG6266 disse:

Então só de eu trocar essa minha fonte a temperatura da minha placa de vídeo poderia melhorar? Que tipos de benefícios eu teria?

Longevidade na sua placa de vídeo, mas você pode usar a CV550, mas fique ciente que o risco é grande dela estragar sua placa de vídeo.

4 minutos atrás, EduardoG6266 disse:

Em nenhum momento o Tito falou que o tipo de Fonte da Corsair importava, só deixou claro que sendo pelo menos 550w já estava de boa. Vi nesse vídeo:

O Tito quer mesmo que você assista e curta os vídeos dele, ele é remunerado por isso, não está preocupado se sua placa vai estragar ou não.

19 minutos atrás, EduardoG6266 disse:

Além disso tem alguma recomendação custo-benefício pra mim?

Uma opção custo-benefício seria a Corsair CX550F RGB Series Full Modular que está classificada como Tier B.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

É fácil de verificar, remova o painel frontal e rode o jogo, se der mais de 5 graus de diferença, pode "pintar de verde". 😉 

Num gabinete com bom airflow - ex. Montech Air 903; a diferença é 2 graus, tem uns Antec que é 1 grau.

Opa, testei aqui com a frontal aberta e realmente, pelo menos 5 graus diminuiu. Se puder recomendar um gabinete com bom airflow e uma fonte custo-benefício para meu caso agradeço. A princípio, o que acha dessa Fonte recomendada pelo amigo? Não teria uma versão sem RGB mais barata ou uma outra opção? Obrigado!

Postado
15 minutos atrás, 1lokos disse:

MSI MAG A6450BN - R$ 325,00

MSI é uma boa marca de fonte?

Sempre vi a maioria recomendando XPG, Corsair ou EVGA

16 minutos atrás, 1lokos disse:

Pichau Kazan 2 - R$ 200,00

Também tinha visto essE gabinete, unico porém é que alguns reclamavam que o barulho dos fans era um pouco alto

A propósito, vi um comentário de uma pessoa que ao comprar essa fonte da MSI o desempenho das ventoinhas e da placa de vídeo melhorou. Sou um pouco leigo nisso então ainda não sei se vale a pena a troca do conjunto inteiro (Gabinete, Aircooler e Fonte) ou apenas a troca da fonte e alguma mudança de configuração.

Postado
1 hora atrás, EduardoG6266 disse:

Também tinha visto essE gabinete, unico porém é que alguns reclamavam que o barulho dos fans era um pouco alto

A questão é que nos gabinetes baratos as fans são fracas, baixo CFM e pressão, nesse ai são razoáveis - Fluxo de Ar: 69,28 ± Pressão de Ar: 1,59 @ 1.500RPM; porém esse desempenho melhor tem a contrapartida do ruído, e como as fans não tem controle de rotação o jeito é acostumar.

O que faz o Montech Air 903 ser muito bom são as fans incluídas, 3 de 140mm e 1 de 120mm. 

As de 140mm tem 84 CFM, pressão 2.4 e são PWM, pode controlar a RPM, 3 fans similares da Cooler Master custam ~R$ 210,00.

Nesse caso da fonte do comentário a do cara era muito ruim e estava no limite - já vi fonte que se deixasse um DVD no drive o computador não ligava, a energia que chegava não era suficiente para verificar o DVD e dar o boot.

O provável é que não note alteração de funcionamento, porém passa a ter mais segurança para a placa de vídeo, pois quando uma fonte sofre falha catastrófica pode danificar a placa de vídeo e outros hardwares.

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

A questão é que nos gabinetes baratos as fans são fracas, baixo CFM e pressão, nesse ai são razoáveis - Fluxo de Ar: 69,28 ± Pressão de Ar: 1,59 @ 1.500RPM; porém esse desempenho melhor tem a contrapartida do ruído, e como as fans não tem controle de rotação o jeito é acostumar.

O que faz o Montech Air 903 ser muito bom são as fans incluídas, 3 de 140mm e 1 de 120mm. 

As de 140mm tem 84 CFM, pressão 2.4 e são PWM, pode controlar a RPM, 3 fans similares da Cooler Master custam ~R$ 210,00.

Entendi, obrigado pela resposta. Ainda estou vendo o que vou fazer, já tenho 2 ventoinhas da Coolermaster e estou com medo de comprar um gabinete muito barulhento. Mas qualquer coisa é só remover as ventoinhas né?

Poderia falar também sobre as marcas de fontes que comentei acima? Obrigado!

11 horas atrás, Tiberio disse:

.

Longevidade na sua placa de vídeo, mas você pode usar a CV550, mas fique ciente que o risco é grande dela estragar sua placa de vídeo.

O Tito quer mesmo que você assista e curta os vídeos dele, ele é remunerado por isso, não está preocupado se sua placa vai estragar ou não.

Uma opção custo-benefício seria a Corsair CX550F RGB Series Full Modular que está classificada como Tier B.

Se não fosse comprar essa fonte da Corsair, poderia me indicar qual seria a melhor opção entre essas?

MSI MAG A550BN

MSI MAG A600DN

EVGA 600W

MSI MAG A650BN

Postado
49 minutos atrás, EduardoG6266 disse:

Se não fosse comprar essa fonte da Corsair, poderia me indicar qual seria a melhor opção entre essas?

MSI MAG A550BN

MSI MAG A600DN

EVGA 600W

MSI MAG A650BN

Não recomendo nenhuma dessas para usar com a RTX 3060 ti, a EVGA W1 é a pior de todas, a MSI A-DN tem topologia de group regulation, a MSI A-BN é decente, porém adequada para usar com placas low-end que tenham consumo abaixo de 200w.

PSU Tier List 

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Tiberio disse:

Não recomendo nenhuma dessas para usar com a RTX 3060 ti, a EVGA W1 é a pior de todas, a MSI A-DN tem topologia de group regulation, a MSI A-BN é decente, porém adequada para usar com placa low-end que tenham consumo abaixo de 200w.

PSU Tier List 

Obrigado, acho então que vou nessa da Corsair.

Só pra concluir, será que devo evitar de jogar com o pc com essa fonte que estou usando agora? Cada vez que uso essa fonte CV estou prejudicando a placa de vídeo ou seria um problema mais a longo prazo?

Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

Não recomendo nenhuma dessas para usar com a RTX 3060 ti, a EVGA W1 é a pior de todas, a MSI A-DN tem topologia de group regulation, a MSI A-BN é decente, porém adequada para usar com placas low-end que tenham consumo abaixo de 200w.

PSU Tier List 

Uma 3060 Ti GDDR6X e um 5700x em stock ficam seguros com uma NZXT C550? No site que você citou ela está no Tier C Low-end.

Já estou usando e até então está tudo certo, porém achei a fonte bem esquentadinha!

Postado
20 horas atrás, Sebinho disse:

Uma 3060 Ti GDDR6X e um 5700x em stock ficam seguros com uma NZXT C550?

Não recomendo, a NZXT C Bronze é uma fonte Tier C, sendo adequada para placas que tenham consumo abaixo de 200w.

Deveria ter pego a MSI MPG A650GF que é uma fonte Tier A.

• Obrigado 1
Postado
37 minutos atrás, Tiberio disse:

Não recomendo, a NZXT C Bronze é uma fonte Tier C, sendo adequada para placas que tenham consumo abaixo de 200w.

Deveria ter pego a MSI MPG A650GF que é uma fonte Tier A.

Obrigado pela resposta! Por enquanto irei arriscar e usar assim mesmo. Acontece que eu tenho essa fonte já faz quase um ano e eu nem imaginava ter essa config que citei acima.
Assim que eu tiver condições vou pegar uma Corsair RMx ou algo do mesmo nível para não precisar trocar de fonte tão cedo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...