Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso formatar o SSD para colocar em PC novo?


lightkkj
Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Bom dia, gostaria de fazer um upgrade no computador, possuo uma placa-mãe ASRock 760gm-HD, processador amd-fx6300 e placa de vídeo GTX 1050ti, e trocarei para uma placa-mãe Pichau Danuri B550M-PX, processador Ryzen 5 5600X e placa de vídeo RTX 2060, queria saber se precisarei formatar o sistema mesmo ou tem algum método para eu não perder minhas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um HD externo para salvar suas coisas, ou então hospede no Google Drive ou sites que oferecem hospedagem.

 

Quando se troca processador ou placa de vídeo, não é necessário formatar se não quiser.
Mas como estamos falando de colocar seu HD/SSD em outra placa-mãe, eu não faço ideia dos possíveis casos. Espere por mais respostas. 

 

Se ainda não comprou as peças, reflita se compensa comprar peças de marca pichau/mancer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Use um HD externo para salvar suas coisas, ou então hospede no Google Drive ou sites que oferecem hospedagem.

 

Quando se troca processador ou placa de vídeo, não é necessário formatar se não quiser.
Mas como estamos falando de colocar seu HD/SSD em outra placa-mãe, eu não faço ideia dos possíveis casos. Espere por mais respostas. 

 

Se ainda não comprou as peças, reflita se compensa comprar peças de marca pichau/mancer.

Entendi, obrigado, sobre a marca, é o que está sendo acessível pra mim no momento, é realmente muito ruim? Ainda não comprei as peças

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, lightkkj disse:

Entendi, obrigado, sobre a marca, é o que está sendo acessível pra mim no momento, é realmente muito ruim? Ainda não comprei as peças

 

São peças chinesas genéricas remarcadas. Pichau/Mancer não produzem nada. 
A RX 6600 é melhor do que a RTX 2060 e custa os mesmos 1.199. No momento a Terabyte a vende nesse preço, mas é comum kabum e pichau também a venderem por esse valor, devemos ver concorrência de preço nessa placa na black e reta final de ano.  

LINK

 

A placa-mãe é o mesmo caso, genérica remarcada. Placas mãe de boas marcas custam 100 reais mais caro do que essa da Pichau, você as acha na própria pichau, terabyte e kabum. Na black valores devem melhorar. No momento tem a MSI B550M PRO-VDH WIFI por 739 na Pichau.

Eu não pegaria placas mãe mancer/pichau, mesmo que funcionem.

LINK

 

O 5600X custa consideravelmente mais caro do que o 5600, e é simplesmente o 5600x com over, são mesmo chip. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, lightkkj disse:

acessível pra mim

Atualmente na Pichau ela é apenas 80 reais a menos que as outras b550

 

Pichau Danuri 619 com 6 fases vrm

placa-mãe GIGABYTE B550M DS3H 699 com 7 fases vrm

 

Diferente da mancer , na Danuri a Pichau fez uma BIOS personalizada melhorzinha mas ainda não é semelhante as da GIGABYTE, MSI ,ASRock, ASUS etc 

 

28 minutos atrás, lightkkj disse:

muito ruim

Ainda não vi nenhum teste significativo sobre ela , mas seria um padrão semelhante aquela marca onda 

1 hora atrás, lightkkj disse:

não perder minhas coisas.

Se apenas colocar o HD/SSD na placa nova o Windows talvez instale os novos drivers por cima , mas pode causar pequenas anomalias que não ocorrem na instalação limpa 

E talvez a licença digital do Windows não seja mantida. 

Mas leia este tópico para mais informações 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, STAR ALPHA disse:

Atualmente na Pichau ela é apenas 80 reais a menos que as outras b550

 

Pichau Danuri 619 com 6 fases vrm

placa-mãe GIGABYTE B550M DS3H 699 com 7 fases vrm

 

Diferente da mancer , na Danuri a Pichau fez uma BIOS personalizada melhorzinha mas ainda não é semelhante as da GIGABYTE, MSI ,ASRock, ASUS etc 

 

Ainda não vi nenhum teste significativo sobre ela , mas seria um padrão semelhante aquela marca onda 

Se apenas colocar o HD/SSD na placa nova o Windows talvez instale os novos drivers por cima , mas pode causar pequenas anomalias que não ocorrem na instalação limpa 

E talvez a licença digital do Windows não seja mantida. 

Mas leia este tópico para mais informações 

 

 

Se eu montar com Ryzen 5 5600G, Gigabyte B550M DS3H e Galax RTX 3050 EX dá de boa? E precisa atualizar a BIOS?

@Crixus Champion @STAR ALPHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, lightkkj disse:

Se eu montar com Ryzen 5 5600G

 

Alguma razão para optar pelo 5600G?
O 5600G possui menor desempenho do que o 5600, já que parte de seu espaço físico foi usado para colocar o vídeo integrado, mas é um bom produto.
O 5600 não funciona sem placa de vídeo, e é o processador mais indicado devido ao preço x desempenho.
O 5600G faz sentido para quem não irá comprar uma placa de vídeo no momento, para conseguir montar um PC e não ficar sem vídeo. 

 

20 minutos atrás, lightkkj disse:

E precisa atualizar a BIOS?


Depende de qual revisão estamos falando. Possui o link dela?

 

21 minutos atrás, lightkkj disse:

Galax RTX 3050

 

A RX 6600 de 1.199 reais é muito superior, além de custar menos. 
Porém marcas como ASUS, Galax, MSI e Gigabyte dão 3 anos de garantia.
Existe uma gigabyte RX 6600 no mercado, mas não está em oferta agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Crixus Champion disse:

 

Alguma razão para optar pelo 5600G?
O 5600G possui menor desempenho do que o 5600, já que parte de seu espaço físico foi usado para colocar o vídeo integrado, mas é um bom produto.
O 5600 não funciona sem placa de vídeo, e é o processador mais indicado devido ao preço x desempenho.
O 5600G faz sentido para quem não irá comprar uma placa de vídeo no momento, para conseguir montar um PC e não ficar sem vídeo. 

 


Depende de qual revisão estamos falando. Possui o link dela?

 

 

A RX 6600 de 1.199 reais é muito superior, além de custar menos. 
Porém marcas como ASUS, Galax, MSI e Gigabyte dão 3 anos de garantia.
Existe uma gigabyte RX 6600 no mercado, mas não está em oferta agora.

No caso da 5600G é porque na amazon está mais em conta, já sobre a placa-mãe é desse link aqui https://a.co/d/iFn5KMY

8 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

A pichau oferece atualização de BIOS por 20 reais 

Screenshot_20231022-154314_Chrome.thumb.jpg.a03a3b6bd9ed4a7f90fde59c4142e873.jpg

É que vou comprar pela amazon provavelmente, aí caso n venha atualizado prefiro pegar uma placa-mãe que já tem a versão certa pra não ter perigo kkkk

@Crixus Champion Eu fiquei com um pouco de medo das placas de vídeo da amd dps que meu amigo comprou com uma e queimou em um mês, fora a questão da garantia como você disse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@lightkkj  Essa placa-mãe do LINK que enviou é uma compra internacional, e está mais caro do que nas lojas do Brasil.
Não link não é informado a revisão da Placa. 

Nas revisões 1.0/1.1/1.2/1.3 talvez haja a necessidade de atualizar BIOS para o funcionamento do 5600G ou 5600, visto que ambos processadores não funcionam nas primeiras BIOS dessas revisões, e as lojas não informam as BIOS que estão vindo.

Já as revisões 1.4 e 1.5 funcionam 5600G e 5600 sem necessidade de atualização (assim diz o site do fabricante).


Sobre o 5600g, quanto está pagando por ele? Dificilmente compensa comprar hardware na Amazon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Crixus Champion disse:

@lightkkj  Essa placa-mãe do LINK que enviou é uma compra internacional, e está mais caro do que nas lojas do Brasil.
Não link não é informado a revisão da Placa. 

Nas revisões 1.0/1.1/1.2/1.3 talvez haja a necessidade de atualizar BIOS para o funcionamento do 5600G ou 5600, visto que ambos processadores não funcionam nas primeiras BIOS dessas revisões, e as lojas não informam as BIOS que estão vindo.

Já as revisões 1.4 e 1.5 funcionam 5600G e 5600 sem necessidade de atualização (assim diz o site do fabricante).


Sobre o 5600g, quanto está pagando por ele? Dificilmente compensa comprar hardware na Amazon.

Tudo está saindo por esse preço

Screenshot_20231022_160953_Amazon Shopping.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só gostaria de fazer algumas considerações.

 

Espero que tenha entendido a questão da BIOS nesse modelo de placa-mãe que escolheu. Para saber se será necessário a atualização, vai depender da revisão da Placa, e no anúncio não é informado.

O Amazon está compensando somente se for parcelar, e a placa-mãe e Processador que você selecionou são produtos do exterior.
Caso for pagar à vista, a placa-mãe está 700 reais na Pichau.

A RX 6600 é muito mais forte do que a RTX 3050, de outro nível. Na Terabyte você consegue a RX 6600 por 1.199 à vista ou R$ 1.410,59 parcelado em 12 vezes.

 

O 5600G é inferior ao 5600, como já dito, porém o 5600 não funciona sem Placa de Vídeo.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Crixus Champion disse:

Só gostaria de fazer algumas considerações.

 

Espero que tenha entendido a questão da BIOS nesse modelo de placa-mãe que escolheu. Para saber se será necessário a atualização, vai depender da revisão da Placa, e no anúncio não é informado.

O Amazon está compensando somente se for parcelar, e a placa-mãe e Processador que você selecionou são produtos do exterior.
Caso for pagar à vista, a placa-mãe está 700 reais na Pichau.

A RX 6600 é muito mais forte do que a RTX 3050, de outro nível. Na Terabyte você consegue a RX 6600 por 1.199 à vista ou R$ 1.410,59 parcelado em 12 vezes.

 

O 5600G é inferior ao 5600, como já dito, porém o 5600 não funciona sem Placa de Vídeo.
 

Entendi, no caso irei parcelar mesmo, por isso escolhi essa opção, vou olhar mais sobre a placa de vídeo, e mais uma pergunta, quanto de ram você me recomenda ter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, lightkkj disse:

Entendi, no caso irei parcelar mesmo, por isso escolhi essa opção, vou olhar mais sobre a placa de vídeo, e mais uma pergunta, quanto de ram você me recomenda ter?

 

2 pentes de 8gb atualmente são suficientes.
Mas se o valor não for muito diferente, pode considerar também 2 de 16gb, não sei o que o futuro reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Crixus Champion disse:

 

2 pentes de 8gb atualmente são suficientes.
Mas se o valor não for muito diferente, pode considerar também 2 de 16gb, não sei o que o futuro reserva.

Entendi, então no final provavelmente pegarei processador e placa-mãe na amazon e a placa de vídeo na terabyte, pra finalizar, a rx 6600 é realmente bem melhor que a RTX 3050? E também, mais do que 16gb faria muita diferença ou com 16gb de ram rodaria a maioria das coisas muito bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lightkkj disse:

Entendi, então no final provavelmente pegarei processador e placa-mãe na amazon e a placa de vídeo na terabyte, pra finalizar, a rx 6600 é realmente bem melhor que a RTX 3050? E também mais do que 16gb faria muita diferença ou com 16gb de ram rodaria a maioria das coisas muito bem?

 

A diferença da 3050 para 6600 é muita. A RX 6600 é do nível da RTX 3060.

Para jogos, 2 pentes de 8gb são suficientes atualmente. 2 de 8gb é melhor do que 1 de 16gb por causa do dual channel ativado ao se usar 2 pentes (de qualquer quantidade).

Mas não dá para prever como será o futuro dos games, se 2x8gb serão suficientes para sempre.


Há uma grande discussão sobre a quantidade ideal ser 2 pentes de 8gb ou 2 de 16gb. 
Múltiplas tarefas como navegador aberto com muitas abas também consomem muita memória. Uma maior quantidade de memória daria maior folga para tarefas múltiplas ou muitas coisas abertas no PC.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Crixus Champion disse:

 

A diferença da 3050 para 6600 é muita. A RX 6600 é do nível da RTX 3060.

Para jogos, 2 pentes de 8gb são suficientes atualmente. 2 de 8gb é melhor do que 1 de 16gb por causa do dual channel ativado ao se usar 2 pentes (de qualquer quantidade).

Mas não dá para prever como será o futuro dos games, se 2x8gb serão suficientes para sempre.


Há uma grande discussão sobre a quantidade ideal ser 2 pentes de 8gb ou 2 de 16gb. 
Múltiplas tarefas como navegador aberto com muitas abas também consomem muita memória. Uma maior quantidade de memória daria maior folga para tarefas múltiplas ou muitas coisas abertas no PC.
 

É, eu realmente uso muitas abas no navegador, e 4 pentes de 8gb, compensaria? E minha fonte ktrok 80 plus bronze 600w daria conta de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, lightkkj disse:

É, eu realmente uso muitas abas no navegador, e 4 pentes de 8gb, compensaria? E minha fonte ktrok 80 plus bronze 600w daria conta de boa?

 

Vai funcionar, mas com 4 pentes há um risco maior de instabilidade. De repente você compra 4 pentes de 3200mhz, mas só consegue bater os 3200mhz utilizando 2 pentes. Ou então ter alguma tela azul.
Não estou afirmando que não funcionará, mas que há riscos de instabilidade.
Compre 2 de 16gb se isso tanto te preocupa, pentes idênticos de preferência, baixa latência, 3200mhz e de boas marcas. Mas 2x8gb ainda são suficientes. 

Não sei o que dizer da fonte, recomendo criar um tópico sobre ela na seção de fontes. Não conheço a marca e não posso afirmar nada. E fonte é um item perigoso ao sistema caso não possua qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Preciso formatar o SSD para colocar em PC novo?
  • 2 semanas depois...

@Crixus Champion Ei, tudo certo? Então, chegou as peças, montei o PC e aconteceu o seguinte, primeiro queimei a cabeça porque n dava vídeo de jeito nenhum, depois descobri q era só colocar uma das memórias, e não é problema nem na memória nem nos slots porque testei as duas memórias nos mesmos dois slots e sempre ia se fosse só uma, depois disso, fui tentar fazer a instalação do windows mas sempre era um problema diferente, primeiro congelava nos 70 e poucos % depois nos 40 e pouco, no 0 e as vezes congelava antes mesmo de dar boot no pendrive, depois chegou uma hora q ficava reiniciando toda hora, eu já não sei mais o que fazer, você tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!