Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou precisando montar um pc novo.

Gostaria de ajuda com a configuração.

Processador Intel Core i5 12400 
placa-mãe Gigabyte B660M Gaming X DDR4
Memória DDR4 Kingston Fury Beast, 16GB, 3200Mhz
SSD Adata Legend 800 Gold, 1TB
Fonte Gigabyte P650B 650W, 80 Plus Bronze
Gabinete Gamer DeepCool CC560, Black, Mid Tower

O que acham da configuração?

Achei bons preços nesse fim de semana, será que vale a pena esperar a Black Friday?

Agradeço a quem puder me dar umas dicas.

Postado

Por enquanto vou usar somente o vídeo integrado, não tenho jogado e vou precisar juntar mais grana pra comprar uma placa de vídeo boa no futuro. Quem sabe na Black Friday eu consiga?!

Postado

@Isa5 Ok, então se quiser use essa configuração que citei, que dará em torno de 380 reais mais barato que a que você citou.

47 minutos atrás, João Sanmartin disse:

E adicione uma RX550 de 4GB por enquanto, e junte dinheiro para quando colocar uma placa de vídeo melhor vender essa e não ficar com dinheiro parado, ou pode deixar de reserva como o i3 13100f, que não tem IGPU

• Curtir 1
Postado

Obrigada vou dar uma olhada nessa configuração que você sugeriu. 
Pensei também na opção de um AMD 54600G para baratear mesmo, mas sempre usei Intel, não sei como é o desempenho de um AMD.

Postado

@Isa5 Não acho que vale a pena investir em AM4, a não ser APU, você consegue desempenho igual ou muito próximo com LGA1700 e com muita margem para troca de processador futuramente.

Se você pretende ficar sem placa de vídeo até a Black Friday o i3 13100f + RX550 te suprirá melhor, já se você pretende ficar mais tempo com as peças que comprar agora, vale a pena ir em uma APU AMD.

Postado

Respondendo a pergunta, eu gostei das peças, caso queira ir de intel. Só não ficou claro se nas memórias irá usar 1 pente de 16gb ou 2 pentes de 8gb.
Também mudaria a fonte para MSI A650BN, como dito acima.
O gabinete não tenho certeza sem ver review se essas aberturas laterais garantem boa circulação de ar.

• Solução
Postado
19 minutos atrás, João Sanmartin disse:

Se você pretende ficar sem placa de vídeo até a Black Friday o i3 13100f + RX550 te suprirá melhor, já se você pretende ficar mais tempo com as peças que comprar agora, vale a pena ir em uma APU AMD.

Não faz sentido gastar dinheiro com uma placa fraca como a RX 550 só para usar um i3 13100f sem vídeo, para daqui há um mês gastar dinheiro novamente com outra placa de vídeo.

Realmente, a LGA1700 é interessante para upgrades, já que ainda tem uma lenha para queimar devido à nova 14ª geração intel também usar esse soquete, inclusive a placa selecionada por Isa5, a B660M GAMING X, já listou os 14gen como compatíveis.
Sobre o i3-13100f, não gostei nada de seus resultados nos reviews de Anandtech e Tom's hardware, e nem nos reviews de sua versão com vídeo no Adrenaline e Techspot.
Está certo que é um i3 quad core e barato, só acho que não compensa pagar o preço por esse resultado.

O Ryzen 5 5600 continua sendo o campeão absoluto em frames na categoria custo-benefício, vencendo 12400 e 13100f. 
O problema é que a plataforma AM4 não receberá mais lançamentos, porém quem optar por um 5600 não precisará fazer upgrade durante a vida útil do PC, e ainda pode colocar um 5800x3D se quiser.

Há também o AM5, que ainda deve ter muitos anos pela frente. Ryzen 5 7600 (processador com vídeo simples) e ASUS TUF Gaming B650M-PluS custam 1.400 cada, 1.000 reais mais caro do que o kit inicial do tópico com 12400 e B660.

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não faz sentido gastar dinheiro com uma placa fraca como a RX 550 só para usar um i3 13100f sem vídeo, para daqui há um mês gastar dinheiro novamente com outra placa de vídeo.

Como eu disse, é provisório, e trocando os componentes que ela citou daria uma diferença de -R$380, disse ela que não tem verba para adquirir uma placa de vídeo mid-budget agora, quando conseguir venderia a RX550 e compraria mais memória se for o caso.

19 minutos atrás, Crixus Champion disse:

não gostei nada de seus resultados nos reviews

Sobre esses reviews, não tenho como base em sua maioria, o do TechSpot você pode ver o real desempenho com a RX6650XT, os teste com a RX6900XT e RTX4090 são irreais, extremamente improvável que serão colocados em pratica na vida real, por isso estamos aqui no fórum alertando, e como você bem pode ver com a RX6650XT a diferença é insignificativa na maioria dos jogos, é um ganha em perde a depender da otimização AMD ou Intel.

25 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Ryzen 5 7600 (processador com vídeo simples) e ASUS TUF Gaming B650M-PluS

Eu concordo com você, o melhor seria esperar e comprar um AM5, pois ele sim, esta no começo de vida.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Eu não recomendaria o Core i3 13100F... Em jogos AAA, esses 4 núcleos com HT já ficam extremamente saturados, e isso se agrava ao colocar mais programas rodando em segundo plano. Mesmo que a média de FPS seja razoável, não vai demorar para diversos jogos começarem a apresentar problemas severos de stutter, assim como ocorreu com outros processadores 4/4 e 4/8 anteriormente. É um chip que não tem fôlego para ir longe. Se for optar pela plataforma Intel, o Core i5 12400 seria opção bem superior nesse cenário, tendo em vista que já permitiria adicionar uma boa placa de vídeo no futuro e iria bem mais longe que o Core i3 13100F. Poderia ir usando o Core i5 no vídeo integrado até adquirir uma boa placa de vídeo.

Cuidado com o preço do Core i5 12400... Precisa estar bem mais baixo que o do Core i5 13400, que é consideravelmente superior, para compensar. Os núcleos de eficiência extras dele garantem que manterá a relevância por mais tempo.

A plataforma AM4 está no final da vida útil e jamais vai fornecer o mesmo potencial de upgrades da plataforma LGA 1700, mas também pode ter opções interessantes a depender do custo.

Por fim, pessoalmente, eu também trocaria essa fonte Gigabyte por outra, como a MSI MAG A650BN. Apesar desse modelo ter regulação DC-DC, algumas fontes dessa linha não apresentaram bom desempenho no passado.

• Curtir 4
Postado
7 horas atrás, Isa5 disse:

... mas sempre usei Intel, não sei como é o desempenho de um AMD.

Para o "PC Gamer" só tem dois CPUs Intel que tem vantagem de desempenho sobre os AMD.

O i3-13100F que entrega mais FPS (5-6%) que o AMD de preço equivalente - Ryzen 5500.

E o i5-13600KF ou novo i5-14400KF (R$ 140,00 - melhora de ~3%).

Em jogos o Ryzen 5600 - R$ 859,00 entrega mais desempenho na média que i5-12400F, i5-13400F (R$ 930,00 e 1.350,00).

Comprar pensando em "upgrade futuro" tanto no AM4 como no LGA1700 é - que também chegou ao fim da linha; é bobagem, daqui a ~ 3 anos quando for trocar verá que não vale a pena continuar com nenhuma da plataformas. Compre para atender a sua necessidade atual.

• Curtir 3
Postado
30 minutos atrás, Isa5 disse:

@Crixus Champion na verdade era essa a minha ideia, esperando capitalizar para complementar depois.

Então pode continuar com sua ideia se desejar. Quando montei, há alguns anos, comprei primeiro 8gb e depois mais 8. Na época DDR4 era mais caro.

Acredito também que há chances de valores melhorarem na black. Não só na black, mas também na reta final de ano, pois há muitas peças estocadas nas lojas, e também muitas novas chegando. Impossível que não farão boas promoções, visto que kabum, pichau e terabyte andam disputando preço de alguns itens desde agora.
Se bem que ano passado foi um fiasco.

Não sei qual caminho de peças irá seguir, as opções são muitas e qualquer 100 reais a mais ou a menos faz a diferença no que comprar, nunca é fácil decidir.

Sua ideia inicial é boa, só precisa cuidado com o preço do 12400 em relação ao 13400. 13400 dará alguns frames a mais, porém no momento a diferença de preço é de 400 reais, o que favorece o 12400.
AM4 com Ryzen 5 5600 entrega muitos frames e favorece o bolso (também o 5700x dependendo do preço), mas essa plataforma não receberá mais lançamentos, mas ninguém está ligando para isso.
AM5 ainda é novo, e um pouco mais caro no momento.

Postado

@Crixus Champion minha ideia inicial seria essa do início do tópico. Só não tenho certeza se os preços estão assim tão bons, achei a B660M por 865,  mas estou tentando baixar o máximo que posso e já até cogitei a placa-mãe Gigabyte B660M que está por 559.
Sempre usei Intel, por isso meu receio em montar uma máquina como AMD. 
Se puderem me dar mais dicas de boas fontes, seria muito bem vindo.
Tenho medo de esperar a BF e ser um fiasco, o aumento dos impostos nas compras internacionais foram o principal motivo pra eu estar "correndo" com a montagem desse novo pc.

Postado
4 minutos atrás, Isa5 disse:

Se puderem me dar mais dicas de boas fontes, seria muito bem vindo.

A MSI MAG A650BN recomendada muitas vezes acima é unanimidade em qualidade e preço, estamos recomendando a versão 650w pelo motivo de estar no mesmo preço da 550w.

Mas se quiser uma mais cara, modular e com selo gold, tem outra da MSI, que é a MSI MPG A650GF LINK

Outra opção de excelente fonte, que passou em todos testes com louvor, é a XPG Core Reactor 650w LINK
(sua versão de 750w está 50 reais mais caro na mesma loja)

Uma opção boa e barata é a Silverstone VIVA 550w de 289 reais LINK

15 minutos atrás, Isa5 disse:

Gigabyte B660M

Tem o link?

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Isa5 disse:

Desculpa entendi que era da B660, agora que eu vi que escrevi B660 duas vezes e a de 599 é a H610M na verdade  LINK

A mais cara justifica o preço pela construção. Possui vrm muito melhor e dissipador no mesmo, não terá qualquer problema de temperatura nessa região.
Outro diferencial legal são os 2 slots M.2 para SSDs NVMe (a H610m tem 1). Cedo ou tarde gostará de ter outro NVMe para armazenamento, item rápido, extremamente compacto e sem cabos.
Função Q-flash... não se compara.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

i5-12400F

Preço realmente bom.
Será que o cupom vale para a versão sem F? 
A princípio Isa5 optaria pela versão sem F porque precisa juntar mais gold para comprar a placa de vídeo. Não sei se algo mudou.

EDIT:
Cupom também funciona no 12400 sem F, que vai de 1.089,99 para 980,99.

image.thumb.png.82d6d15a670bfb55f96c77f68d579ca5.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!