Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para Ryzen 5 5600


kleyton7
Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite !!
Estou ajudando meu primo a montar um PC do zero, e resolvi partir da CPU com um Ryzen 5 5600 (achei a R$ 683,00 no boa dica). 
Porém estou com alguns receios sobre as placas-mãe, pois muitas delas precisam de att para suportar a CPU...
estou procurando de preferência uma placa-mãe(na faixa de R$400,00 a R$600,00) que não precise de att ou caso precise, que seja uma que o processo seja fácil 
eu fiz uma prévia das peças pra ter uma noção do valor, e inclui essa Gigabyte apenas pelo motivo de ja supostamente suportar 5th Gen

WhatsAppImage2023-10-22at13_26_38.thumb.jpeg.3006a3b223eef535613a9953be084eb9.jpeg 
Acham que vale a pena ir nessa apenas pelo motivo em questão? ou deveria procurar algo superior na mesma faixa de preço que possa precisar de att ou não,.. 
Sugestões pls
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo em algumas B550 é necessário a atualização de BIOS para funcionar o 5600, vai depender da BIOS que vier, e isso a loja nunca informa. Lotes mais novos costumam sair já com última BIOS da fábrica, mas isso também ninguém informa.

Essa que você selecionou tem um preço justo para B550 desse nível. Com "esse nível" quero dizer placa mais simples, sem um dissipador no vrm por exemplo, e também sem o botão Q-Flash, que permite atualizar BIOS sem necessidade de um processador.

As B550 melhores estão custando à partir de 700 reais na data de hoje, talvez melhore na black fraude.
 

EDIT

Queria corrigir o que disse. É verdade que algumas B550 podem não vir atualizadas para o 5600, porém essa que você selecionou diz suportá-lo a partir da BIOS F1, e a F1 é a primeira BIOS que saiu para essa Placa segundo o site do fabricante.

 

LINK COM AS BIOS
LINK De Processadores Suportados (aqui é possível ver que o 5600 funciona a partir da F1)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A Gigabyte A520M-K V2 foi colocada no mercado recentemente  e o BIOS inicial F1 suporta qualquer Ryzen AM4 , inclusive o "inexistente" Ryzen 5600X3D.

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/A520M-K-V2-rev-10/support#support-cpu

 

Depois de montado é bom atualizar o BIOS para a ver F3C, pois inclui:

 

  • Fix AMD processor vulnerabilities security
  • Addresses download assistant vulnerabilities reported by Eclypsium Research (backdoor no firmware).

 

Isso é válido para qualquer placa-mãe da Gigabyte.

 

Uma placa que tem bom custo beneficio é a 

 

MSI B5450M PR0-VDH WiFi 

O VRM é melhor que das Gigabyte B550 DS3H, Aorus Elite.

 

Tem botão "Flash BIOS" que permite atualizar o BIOS usando apenas a fonte e um pendrive - faça a atualização antes de montar a placa no gabinete, colocar CPU e memória.

 

Evite placa-mãe Biostar, Duex, Mancer, Galaxy...  compre ASUS, Gigabyte, MSI, ASRock - desta cuidado com modelos baratos, são bem "capados".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion @1lokos Eu estava meio perdido com essa questão do chipset para as novas gerações, mas vocês já esclareceram bastante 

44 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Essa que você selecionou tem um preço justo para B550 desse nível. Com "esse nível" quero dizer placa mais simples, sem um dissipador no vrm por exemplo


Em relação ao preço, também achei em conta, e irei considera la então pelo custo beneficio. Irei considerar que meu primo não exigirá muito do PC também, e farei vista grossa pra questão dos
dissipadores no vrm ...
Irei também confirmar com o vendedor se ele garante que a placa-mãe suporta o 5600. até porque a compra nesse caso, seria presencial...

 

40 minutos atrás, Crixus Champion disse:

As B550 melhores estão custando à partir de 700 reais na data de hoje, talvez melhore na black fraude.


exatamente o valor dessa que o @1lokos sugeriu
 

30 minutos atrás, 1lokos disse:

MSI B5450M PR0-VDH WiFi 

O VRM é melhor que das Gigabyte B550 DS3H, Aorus Elite.


Dependendo de como ficar o orçamento considerando as outras peças, ai eu considero essa MSI...

Muito obrigado galera!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!