Ir ao conteúdo

SSD com Windows instalado não inicia

Ir à solução Resolvido por Gustavo Torrezani,

Posts recomendados

Postado

Notei há algum tempo que meu SSD M.2 de 512gb estava com problemas.

Nele está instalado o Windows e nele eu instalava os programas e jogos. O HD eu usava para deixar os arquivos como imagens e filmes.

Comecei a notar que enquanto estava jogando o Windows do nada reiniciava. Depois de muito investigar comecei a notar que quando instalava os jogos no HD o pc não reiniciava mais enquanto eu jogava.

Baixei um programa para testar o SSD. O programa era o CrystalDiskInfo. Ao realizar o teste do SSD o pc reiniciou já na parte do teste que ele faz "READ" (não entendo muito bem, imagino que ele falhou no teste de leitura de dados).

Mesmo assim sempre consegui utilizar o PC normalmente. Com o Windows no SSD problematico e o resto dos programas e jogos no HD.

Até comprei um SSD novo para ver se o problema não era os slots m2 da placa-mãe. E o SSD novo funcionou perfeitamente. Mas o Windows continuava no SSD antigo (eu até já estava vendo formas de passar o Windows para o SSD novo).

Porém a partir de uns dias pra cá o PC reiniciava rapidamente logo após o boot. Eu conseguia utilizar um pouco o Google Chrome mas logo em seguida ele reiniciava (eu sei que o Chrome está no SSD porém nem saberia botar ele para o HD, acho que o Chrome sempre é instalado onde está o Windows).

Agora o problema aumentou e o Windows nem dá mais o boot. Logo ele acaba entrando no setup da placa-mãe. E não avança mais para o boot do Windows.

Uma coisa interessante é que ao ficar sem tentar ligar por algumas horas ele até entrava na tela inicial da área de trabalho. Mas ao ficar reiniciando imediatamente após o problema ele sempre cai no boot da placa-mãe.

Vocês sabem como posso resolver esse problema? Pensei nisso:

1) Levar meu SSD novo para um técnico instalar o Windows nele para mim e assim poder descartar o SSD antigo.

Dúvida: 1.1) Eu teria que comprar um Windows novo?

Dúvida: 1.2) Posso levar apenas o SSD novo e o velho para o técnico? Ou tenho que levar o PC inteiro?

2) Arrumar um pendrive com o "Windows dentro" pra pelo menos fazer o boot na minha máquina e depois passar o Windows para o SSD novo.

Dúvida 2.1) Teria que comprar um Windows novo?

Dúvida 2.2) Como passar o Windows para o SSD novo?

Obrigado a quem conseguir ajudar. Tentei explicar da melhor forma.

Meu PC:

Intel Core i5 9600KF 3.70GHz (4.60GHz Turbo), 9ª Geração

placa-mãe Gigabyte Z390M Gaming, Chipset Z390, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

(2) Memória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 3200MHz, Black

Placa de vídeo Galax RTX 2060 Super

HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB, ST2000DM008

SSD Corsair Force MP510, 480GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 3480MBs Gravação 2000MBs, CSSD-F480GBMP510B

• Solução
Postado

Bom dia, a mais barata é a versão 2, tem um programa que é uma ferramenta para técnicos (Sergei Strelec), ela roda uma versão de windows mobile diretamente de um pendrive, é ótimo para fazer backups. Na ferramenta, tem a opção de clonar o disco, onde voce pode pegar as coisas do SSD ruim e só clonar para o bom. 2.1) Não, não existe nenhuma chave de windows ligada ao sofware, se você comprou uma key por menos de 200, provavelmente ela é ligada a placa-mãe, então, independente do windows instalado, a licença ja vai vir pronta. 2.2) a propria ferramenta da a opção de instalar o windows 11, 10, 8 ou 7.

A opção 1 é a mais pratica, mas é mais cara.

Postado
Em 24/10/2023 às 10:26, Gustavo Torrezani disse:

Bom dia, a mais barata é a versão 2, tem um programa que é uma ferramenta para técnicos (Sergei Strelec), ela roda uma versão de windows mobile diretamente de um pendrive, é ótimo para fazer backups. Na ferramenta, tem a opção de clonar o disco, onde voce pode pegar as coisas do SSD ruim e só clonar para o bom. 2.1) Não, não existe nenhuma chave de windows ligada ao sofware, se você comprou uma key por menos de 200, provavelmente ela é ligada a placa-mãe, então, independente do windows instalado, a licença ja vai vir pronta. 2.2) a propria ferramenta da a opção de instalar o windows 11, 10, 8 ou 7.

A opção 1 é a mais pratica, mas é mais cara.

Po, muito obrigado. Fiz isso e deu certo. No fim o SSD parou de ser reconhecido pela placa-mãe e com o Sergei Strelec consegui instalar o Windows 11 no meu SSD novo inclusive utitlizando o codigo serial do Windows 10 que veio com o PC. Obrigadão mesmo!!! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!