Ir ao conteúdo

Montando PC, essa configuração está boa? Orçamento até 5.000,00

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Estou montando um PC para meu irmão, gostaria de saber se essa configuração está boa. Pretendo pegar tudo na BF.

Ryzen 7 5700x - Preço atual: 1200,00

Fonte MSI MAG A650BN - 327,99+37,75 (Tava 322,00 com frete grátis antes de atualizar a página e a 30 minutos atrás)

placa-mãe placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550: Preço atual: 783,00 importando na amazon

SSD Xraydisk sata 3 1Tb: 180,00 (Economizei no SSD)

memória RAM XPG 16gb 3600mhz: 280,00 (Pretendo pegar outro futuramente para fazer dual channel)

Placa de vídeo: RX 6750 12GB: 2150,00 (Espero que na BF baixe pelo menos para 1800,00) Se não vou optar por algo mais barato (Uma RTX 3060ti ou 4060)

Gabinete quero uma sugestão de vocês na faixa de 200 - 300 já com as fans.

E um water cooler ou cooler compatível com o gabinete..

Essa configuração está boa, ou devo alterar algo?

Tenho um orçamento até 5.000,00.

Postado
17 minutos atrás, Hancki disse:

Estou montando um PC para meu irmão, gostaria de saber se essa configuração está boa. Pretendo pegar tudo na BF.

Ryzen 7 5700x - Preço atual: 1200,00

Fonte MSI MAG A650BN - 327,99+37,75 (Tava 322,00 com frete grátis antes de atualizar a página e a 30 minutos atrás)

placa-mãe placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550: Preço atual: 783,00 importando na amazon

SSD Xraydisk sata 3 1Tb: 180,00 (Economizei no SSD)

memória RAM XPG 16gb 3600mhz: 280,00 (Pretendo pegar outro futuramente para fazer dual channel)

Placa de vídeo: RX 6750 12GB: 2150,00 (Espero que na BF baixe pelo menos para 1800,00) Se não vou optar por algo mais barato (Uma RTX 3060ti ou 4060)

Gabinete quero uma sugestão de vocês na faixa de 200 - 300 já com as fans.

E um water cooler ou cooler compatível com o gabinete..

Essa configuração está boa, ou devo alterar algo?

Boa tarde!

Sua configuração está boa. Farei apenas algumas observações:
Memória - Sua placa e o seu processador suportam, sem overclock, memórias com frequência de até 3200Mhz. Não haveria necessidade de comprar uma 3600.
Placa de vídeo - vai do seu gosto e dinheiro. Se você quer utilizar as possibilidades que a NVIDIA oferece, vai de RTX. Se não tem preferência, vai de RADEON. Você pode optar por uma placa com conectividade PCIe 4.0, já que sua MB e processador suportam essa tecnologia.
Armazenamento - abre o bolso e investe num SSD M.2 PCIe 4.0 pro sistema e usa um SATA pro resto.

Quanto ao gabinete, eu utilizo este aqui, um Archon 2 RGB com 3 fans 120mm da Cougar ARGB já inclusos. Se aguardar, vai baratear provavelmente. Quanto ao vidro na parte frontal, não tem diferença significativa nas temperaturas e fluxo de ar comparado com o frontal Mesh.

É um Mid Tower bem compacto com a possibilidade de uma boa circulação de ar.

Esse gabinete suporta WC de até 240mm na parte superior, eu utilizo esse Rise Mode 240mm ARGB, encaixa certinho nesse gabinete.

Pra melhorar o fluxo de ar, coloquei 1 cooler na parte traseira e 2 na parte inferior, acima da fonte, jogando ar pra dentro. Não esquenta nem com reza braba.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

Boa tarde!

Sua configuração está boa. Farei apenas algumas observações:
Memória - Sua placa e o seu processador suportam, sem overclock, memórias com frequência de até 3200Mhz. Não haveria necessidade de comprar uma 3600.
Placa de vídeo - vai do seu gosto e dinheiro. Se você quer utilizar as possibilidades que a NVIDIA oferece, vai de RTX. Se não tem preferência, vai de RADEON. Você pode optar por uma placa com conectividade PCIe 4.0, já que sua MB e processador suportam essa tecnologia.

Quanto ao gabinete, eu utilizo este aqui, um Archon 2 RGB com 3 fans 120mm da Cougar ARGB já inclusos. Se aguardar, vai baratear provavelmente. Quanto ao vidro na parte frontal, não tem diferença significativa nas temperaturas e fluxo de ar comparado com o frontal Mesh.

É um Mid Tower bem compacto com a possibilidade de uma boa circulação de ar.

Esse gabinete suporta WC de até 240mm na parte superior, eu utilizo esse Rise Mode 240mm ARGB, encaixa certinho nesse gabinete.

Pra melhorar o fluxo de ar, coloquei 1 cooler na parte traseira e 2 na parte inferior, acima da fonte, jogando ar pra dentro. Não esquenta nem com reza braba.

Perfeito, esse gabinete já está de olho nele, pois achava muito bonito e achei até mais barato em outros sites. Mas também dei uma olhada no Rise mode glass 06X, com 6 fans, por 275,00.

Já que não tem necessidade de memórias ram acima de 3200mhz, vou trocar e economizar um pouco nelas também haha.

E o Water cooler me agradou esse indicado, e as avaliações são boas. Agora uma pergunta, wc da muito trabalho com manutenção? Vi que tem que ficar a água com o tempo. 

Postado
13 minutos atrás, Hancki disse:

Mas também dei uma olhada no Rise mode glass 06X, com 6 fans, por 275,00.

Importante se atentar para o que você quer. Quer apenas coolers bons, independente de "fru fru"? Então tanto faz.

Agora, se assim como eu você quer um monte de frufru no gabinete (kkkk), verifique se os Fans são ARGB, pois há mais opções de cores e blá-blá-blá.

14 minutos atrás, Hancki disse:

Agora uma pergunta, wc da muito trabalho com manutenção? Vi que tem que ficar a água com o tempo. 

Todo equipamento hardware requer manutenção de tempos em tempo. Sua placa de vídeo, em algum momento, vai precisar trocar a pasta térmica. Sua fonte estará com poeira dentro dela e limpar superficial não vai bastar.

Então o importante é sempre procurar fazer as manutenções preventivas de tempos em tempos pra evitar as manutenções corretivas.

Esse gabinete, inclusive, possui tela anti-poeira em cima e embaixo. Eu tenho ele, é muito bom e a minha configuração é parecida com a sua.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Gostei demais, com exceção do SSD, mesmo tendo dito que resolveu economizar nele. Em uma montagem de alto custo, como é o caso, não faz sentido economizar 100 ou 200 reais.

Caso queira uma placa-mãe mais barata já no Brasil, tem a MSI B550M PRO-VDH Wifi por 739 na Pichau.
E se o preço estiver bom no dia da compra, a ASUS TUF GAMING B550M-PLUS é superior no VRM em relação à Gigabyte que você selecionou.

Pegue 2 pentes de 3200mhz CL16 caso a diferença de preço seja considerável.

A 6750 XT é a melhor opção em placa de vídeo para quem pensa em gastar cerca de 2 mil reais. Só considere as marcas que dão 3 anos de garantia, que são ASUS, Gigabyte, MSI e Galax. Pelo valor essa que selecionou deve ser MSI da Kabum.

Eu pegaria o Montech Air 903 Base (o preto está em falta). Esse modelo vem com bons coolers, 3, necessita de colocar 1 como exaustor, seja comprando um quarto ou colocando um da frente atrás. 

• Curtir 1
Postado

Acredito que o gabinete e o wc irei na sugestão do @Dárwin Resmini, achei muito bonito e é algo que já estava de olho.

Agora gostaria de mais uma opinião:

O processador, e a placa-mãe comprarei no cartão, o restante comprei a vista para aproveitar os descontos da BF. 

O que vocês acham do processador e a placa-mãe importando? 

segue os anúncios:

Processador: PROCESSADOR AMD Ryzen 7 5700X 3.4GHz (TURBO 4.6GHz) 32MB CACHE AM4 100-100000926WOF, Cerâmica cinza https://a.co/d/iN6dzka

Tendo uma diferença de 300,00 reais comprado no cartão nas lojas br.

placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4 https://a.co/d/3I8iX1C

Diferença de 150,00 a 200 reais comprado no cartão nas lojas BR

certeza a Amazon deve lançar algum cupom na bf, e esse valor vai cair um pouco mais.

A questão é, vale a pena comprar importado? 
Essa placa-mãe e esse processador tão muito problema?

Esses modelos que o amigo @Crixus Champion citou a cima são bons modelos comparado a aorus? 

alguma sugestão de SSD na baixa dos 200,00? Acima disso não compensa pegar no AliExpress. 

Postado
1 minuto atrás, Batata Defumada disse:

Eu recomendaria pegar a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi, um pouquinho mais barata e não vai precisar importar. Além do mas ela tem um VRM melhor que o da Aorus e Wi-Fi e Bluetooth.

Na verdade ela é um pouco mais cara, pois pretendo pegar essas peças no cartão. E o restante, como placa de Vídeo, memória, fonte avista para aproveitar os descontos. 

O que seria esse VRM? Não me recordo “haha”

• Moderador
Postado

Módulo regulador de tensão, vai converter a energia recebida da fonte para ser utilizada pelo seu processador e demais componentes. Essa MSI tem um VRM surpreendente considerando que é uma B550 intermediária. Na prática o que ocorre é que ela consegue esquentar menos que a Aorus Elite.

Já que no cartão ela é mais cara, vai com a da Gigabyte então porque a diferença é pequena no fim das contas.

Postado
35 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Módulo regulador de tensão, vai converter a energia recebida da fonte para ser utilizada pelo seu processador e demais componentes. Essa MSI tem um VRM surpreendente considerando que é uma B550 intermediária. Na prática o que ocorre é que ela consegue esquentar menos que a Aorus Elite.

Já que no cartão ela é mais cara, vai com a da Gigabyte então porque a diferença é pequena no fim das contas.

Sendo assim, a questão a qual perguntei. Esses dois itens o processador e a placa-mãe, vale a pena importar? São itens que costumam dar algum/muito problema ou acostumam apresentar defeitos em importados?

Postado

Não vale a pena importar, vai ficar R$ 30, 40 mais barato e se precisar da garantia... "so yo" lá na China.

A única vantagem de comprar no marketplace da Amazon é o parcelamento em 10 vezes, mas veja se acha um vendedor nacional. 

Postado
7 minutos atrás, 1lokos disse:

Não vale a pena importar, vai ficar R$ 30, 40 mais barato e se precisar da garantia... "so yo" lá na China.

A única vantagem de comprar no marketplace da Amazon é o parcelamento em 10 vezes, mas veja se acha um vendedor nacional. 

O processador consegui achar BR com um preço parecido com o da AMAZON importado, coisa de 35,00 de diferença, no mercado livre. Possa ser que o revendedor importou também. Mas calculando a diferença entre a Amazon e a kabum, pichau e terá, são coisa de 200 reais de diferença.

A placa-mãe não achei nenhuma no BR com o preço parecido ou próximo, a diferença também de 150,00 reais.

Se importar for um problema, podem me dar sugestões de placas mães BR, com o custo-benefício da aorus, seguindo o preço de 789,00 no cartão.

o processador não pretendo mudar. 

Postado
43 minutos atrás, 1lokos disse:

Não, parcelada não tem por este valor, a opção é a Amazon.

A MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$ 780,00 é opção melhor que a Aorus Elite, mas é a vista.

Vendo a construção dela, ela me parece ser uma placa mais intermediária que a aorus, não é não?

Se realmente for a melhor opção que a aorus, ou tem outra na faixa de preço, vou pegar a vista, já que compensa pegar aqui.

O que você acha da: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS, se descer pra 770,00 na bf, também seria uma opção a se considerar.

Agora para me ajudar na decisão; pelo que entendi, a msi é melhor que a aorus, e ainda por ser BR, seria a melhor opção a se pegar se for avista. Correto ? 

ASUS TUF GAMING B550M-PLUS, seria uma opção a se pensar também se for pra mesma faixa de preço ? 

• Moderador
Postado
4 horas atrás, Hancki disse:

Vendo a construção dela, ela me parece ser uma placa mais intermediária que a aorus, não é não?

A Aorus elite (B550M, não a B550) é basicamente a B550M DS3H só que com um visual mais agressivo e IO shield pré-instalado. A MSI citada é um pouco superior.

O que você acha da: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS, se descer pra 770,00 na bf, também seria uma opção a se considerar.

Sim, uma opção sólida, melhor do que a B550M Aorus Elite e a MSI Pro-VDH Wi-Fi:

image.thumb.png.aa2f9035b3ecbbf096443e2253a3fa36.png

Teste de temperatura com um Ryzen 9 com overclock. Percebe que a Aorus Elite que está ali não é a versão Micro ATX, é a mais parruda ATX.

A ASUS que você citou teve um resultado muito bom nesse teste do Hardware Unboxed, perdendo somente pra Mortar e Gaming Plus da MSI. Inclusive a Gaming Plus vez ou outra entra numa promoção boa na Kabum -> MSI MPG B550 Gaming Plus. Ela é ATX, então ficar esperto com relação à compatibilidade com gabinete.

Postado

@Batata Defumada Bom dia, vendo outros posts, vi a galera falando da nova geração, DDR5. Seria uma boa ideia aderir a nova geração, existe algo nessa faixa de preço DDR5?

Qual a sua sugestão ? 

Essa configuração é pra durar pelo menos 4-5 anos sem precisar mudar.

Ou não vê nenhuma necessidade tão grande em fazer essa adesão?

Postado

Se puder pegar um Ryzen 7600 AM5 - preço similar ao 5700X, performance melhor; e DDR5 será mais 'future proof", eventualmente poderá trocar o CPU por um melhor, mantendo a placa e memória.

No AM4 só tem como opção que vale a pena o 5800X3D - que tem desempenho uns 20% melhor que o 5700X; mas é caro ~R$ 2.000,00.

Postado

@1lokos Certo, ele está em torno de 1300,00 e é melhor que o 7 5700x? 

Tem alguma placa-mãe que indique?

memória RAM irei na Juhor então de 6000mhz 

o restante da configuração posso manter

Postado
1 hora atrás, Hancki disse:

memória RAM irei na Juhor então de 6000mhz 

Se você mantiver no socket AM4 e com DDR4, não faz sentido memória dessa frequência. O R7 5800X3D suporta frequências de até 3200Mhz sem overclock.

Postado

@Dárwin Resmini Realmente, e fui fazer o orçamento bruto, a am5 estrapola bastante, coisa de 1100,00 a mais, um valor bem considerável, que posso adequar a outra parte no setup.

Mantive a seguinte configuração:

Ryzen 7 5700x 

placa-mãe ASUS Tuf: 899,90

memória ram XPG 270,00 2x16 3200mhz

Placa de vídeo RX 6750 2099,99 (Espero que abaixe pra 1900,00 pelo menos)

fonte Msi a650 324,99

watercooler Rise: 239,99

Gabinete (ainda estarei escolhendo) até 300,00

O que o amigo indicou está em falta, e alguns estão com o preço muito alto, que acho que tem melhores do mesmo preço.

Algum gabinete preto, que suporte wc na parte superior de até 240mm, ou lateral? 

Postado
3 minutos atrás, Hancki disse:

Algum gabinete preto, que suporte wc na parte superior de até 240mm, ou lateral?

Dê uma olhada nas principais lojas que vendem esses produtos, Kabum, Terabyte e Pichau. Lá você encontra muitas opções.

• Curtir 1
Postado

Gabinete Pichau Kazan 2 - R$ 200,00

• Com 4 fans que tem CFM, pressão razoáveis, porém rotação fixa.
  • Frente mesh
  • placa-mãe até ATX
  • GPU até 330mm
  • WC 240 no topo e 360mm na frente

Postado

Certo, ele está em torno de 1300,00 e é melhor que o 7 5700x? 

Sim, o Ryzen 5 7600 é melhor do que o Ryzen 7 5700x em tudo, tudo mesmo.
O motivo disso é porque ele é um processador de nova arquitetura e que faz parte da plataforma AM5, que sucedeu a AM4.

Tem alguma placa-mãe que indique?

Placas Mãe AM5 são caras. Considerando os preços e produtos que as lojas oferecem na data de hoje, eu iria na ASUS TUF Gaming B650M-Plus, que custa 1.399 na Kabum e Pichau. Essa seria a boa e barata.
Essa placa está nesse preço há muito tempo, monitore preços, provavelmente Kabum e Pichau façam um duelo de preços na black.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...