Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe escolher para um Ryzen 5 5600x

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

final do ano vou começar a comprar as peças do meu computador, tudo nacional infelizmente por causa da taxação. gostaria que alguém me desse um help e analisasse algo que montei baseado em vários vídeos e análises que vi por aí.

processador: Ryzen 5 5600x

placa de vídeo: RTX 3060 Ti, msi ventus 2x

fonte: EVGA 650w ou 700w 80+ plus White

SSD: 1TB Kingston M.2 

memória: DDR4 XGP Spectrix D50 (2x8GB)

gabinete: Rise Mode Galaxy Glass, mid tower, lateral e frontal em vidro temperado

water cooler: Rise Mode 240 mm, ARGB

fans: conjunto de 5 fans aigo

mas infelizmente não sei qual placa-mãe colocar nessa configuração e nem se está compatível em tudo, se alguém puder me ajudar a escolher uma que seja BOA e suporte um futuro upgrade, agradeço! ☺️

(wc foi opcional de gosto mesmo)

Postado
  1. Troque o processador pelo 5600 normal, é a mesma coisa, só que mais barato. Ou então invista direto os 300R$ necessários para pegar o 5700x direto.
  2. Esquece essas fontes, a bola da vez é a MSI MAG 650w.
  3. Regra de compra de placa AM4: precisa ser uma B450 / B550 da ASUS / Gigabyte / MSI (ASRock também serve se o preço estiver bom).
  • Curtir 1
  • Amei 1
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:
  1. Troque o processador pelo 5600 normal, é a mesma coisa, só que mais barato. Ou então invista direto os 300R$ necessários para pegar o 5700x direto.
  2. Esquece essas fontes, a bola da vez é a MSI MAG 650w.
  3. Regra de compra de placa AM4: precisa ser uma B450 / B550 da ASUS / Gigabyte / MSI (ASRock também serve se o preço estiver bom).

@Imakuni

vou dar uma olhada nos processadores, 5700x parece uma boa opção e dependendo do valor nessa BF, eu com certeza irei nele. até pensei em pegar um processador com placa integrada, mas a diferença parece ser relevante...

a placa-mãe tem que ser uma ATX? pra ser compatível com o gabinete (mid tower)

Postado

Sua configuração geral parece sólida e capaz de oferecer um bom desempenho em jogos e tarefas computacionais. No entanto, você mencionou que não tem certeza sobre a escolha da placa-mãe.

Soquete AM4: Certifique-se de escolher uma placa-mãe que suporte o soquete AM4, que é o soquete usado pelos processadores Ryzen de última geração, como o Ryzen 5 5600X. 

Chipset B550 ou X570: Para um processador como o Ryzen 5 5600X e uma placa de vídeo poderosa como a RTX 3060 Ti, você pode optar por uma placa-mãe com chipset B550 ou X570. Esses chipsets oferecem suporte a PCIe 4.0, o que pode ser benéfico para futuras atualizações de GPU e SSD.

Verifique se a placa-mãe tem slots PCIe suficientes para acomodar sua placa de vídeo e outras placas de expansão que você possa desejar no futuro.

Certifique-se de que a placa-mãe seja compatível com as especificações de sua memória RAM e suporte a quantidade de RAM que você planeja usar. Também é importante verificar se ela possui suporte a overclocking se você planeja fazer overclock.

Verifique se a placa-mãe oferece as portas e conectores necessários para seus dispositivos, como USB, saídas de áudio e conexões de rede.

Considere os recursos adicionais, como Wi-Fi integrado, áudio de alta qualidade, iluminação RGB (se você se importar com isso) e outros recursos que podem atender às suas necessidades.

Escolha uma placa-mãe de uma marca confiável e com boas avaliações de usuários. Isso pode garantir a confiabilidade a longo prazo do seu sistema.

Algumas placas-mãe que podem se encaixar bem na sua configuração incluem as da ASUS, MSI, Gigabyte e ASRock.
Certifique-se de verificar as especificações detalhadas de cada placa-mãe em relação aos pontos mencionados acima e escolher a que melhor atenda às suas necessidades e orçamento.

Além disso, ao montar o sistema, verifique a compatibilidade física do gabinete com o water cooler e a disposição das fans para garantir uma boa circulação de ar e refrigeração adequada. Certifique-se de que a fonte de alimentação escolhida também atenda às necessidades de energia da configuração, incluindo a placa de vídeo e outros componentes.

Com atenção a esses detalhes, você estará bem encaminhado para montar um sistema de jogos sólido e pronto para futuros upgrades.

• Amei 1
Postado
1 minuto atrás, ohnacarol disse:

vou dar uma olhada nos processadores, 5700x parece uma boa opção e dependendo do valor nessa BF, eu com certeza irei nele. até pensei em pegar um processador com placa integrada, mas a diferença parece ser relevante...

Não precisa esperar pela BF, pode comprar agora que as lojas não vão baixar para o sub 1k.

2 minutos atrás, ohnacarol disse:

a placa-mãe tem que ser uma ATX? pra ser compatível com o gabinete (mid tower)

Pode ser mATX que também é compatível.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Não precisa esperar pela BF, pode comprar agora que as lojas não vão baixar para o sub 1k.

Pode ser mATX que também é compatível.

se tratando de processador, placa-mãe, fonte, talvez seja difícil ter uma promoção boa, ou nem faça tanta diferença. você recomendaria esperar a BF passar e comprar esse combo em dezembro especificamente depois do dia 26?

são as três primeiras que tenho em mente!

mas tenho medo que esgotem, infelizmente só recebo meu décimo e 1/3 férias dia 20, assim eu já pagaria à vista.

Postado

Concordo com a primeira opinião, Ryzen 5 5600x é o 5600 com over. Atualmente o Ryzen 5 5600x está 1.130 reais, enquanto que o Ryzen 7 5700x está 1.249, o que torna o 5700x a melhor escolha.
Se monitorar as lojas diariamente no mês de novembro e também na black, os preços devem melhorar ainda mais, visto que todas lojas têm muitos itens AM4.

Também iria na msi mag a650bn

Placas Mãe B550: 
ASUS TUF Gaming B550M-PLUS
MSI MPG B550 Gaming Plus

MSI B550M Pro-VDH WiFi

Eu prefiro nessa ordem. Todas são boas. Preços estão ruins.

• Amei 1
  • Solução
Postado
5 minutos atrás, ohnacarol disse:

se tratando de processador, placa-mãe, fonte, talvez seja difícil ter uma promoção boa, ou nem faça tanta diferença. você recomendaria esperar a BF passar e comprar esse combo em dezembro especificamente depois do dia 26?

Calma, processador e placa de vídeo você não consegue mais barato, então tanto faz comprar antes ou depois. Mas as peças que tem que comprar novo como fonte, placa-mãe e SSD, essas sim deve ter desconto na BF e você deve ficar de olho.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni certo, vou mudar o processador e a fonte como diz e ver qual será melhor o custo-benefício entre as placas mãe que me foi recomendado, muito obrigada pela ajuda!

@GabrielDP você deu uma aaaaaula aqui, eu sou bem leiga nisso pra falar a verdade tô começando a entender aos poucos pra que serve cada coisa, mas ainda tô com um pé atrás sobre compatibilidade, qualidade e pensando a longo prazo para futuro upgrade, muito obrigada pela ajuda, vai me ajudar e tanto na hora de finalizar minha build

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!