Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar peça por peça durante cada mês ou juntar dinheiro e comprar?


Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

tô com essa dúvida gigantesca, porque vou começar a comprar com meu décimo, mas pro ano que vem tô pensando se devo juntar e comprar todos os componentes juntos e à vista ou comprar cada mês uma coisa, mas confesso que seria torturante kkk, problema de juntar são os imprevistos da vida! o que aconselhariam nesse caso? tenho medo das peças (RTX 3060ti etc) esgotarem daqui uns 7 meses, que foi o tempo que calculei que concluiria toda a compra, obrigada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Na minha opinião deve-se pagar à vista e assim economizar. Outro fator importante é saber diferenciar promoções reais de promoções falsas.
As lojas estão transbordando de falsas ofertas, alguns itens até aumentaram.

Eu pegaria tudo junto, comprar uma peça por mês é complicado.
Qual será a configuração e o que pensa em comprar antes?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion 

essa será a minha primeira vez montando um pc, sou muito leiga nisso ainda e não sei identificar promoção boa de promoção falsa, mas o único problema de guardar o dinheiro com um único propósito são os imprevistos, mas com foco eu espero conseguir investir durante 7 meses e comprar o combo completo!

parte ruim de comprar peça por peça é que aumenta a ansiedade de ter logo! 

 

aqui minha build até o momento

processador: Ryzen 7 5700x https://www.kabum.com.br/produto/320797

placa-mãe: https://www.kabum.com.br/produto/115216

fonte: evga 700w 80+ plus white ou msi mag 650w https://www.kabum.com.br/produto/99506

https://www.kabum.com.br/produto/369658

placa de vídeo: MSI RTX 3060 ti ventus 2x

https://www.kabum.com.br/produto/473896

SSD: padrão 1TB Kingston https://www.terabyteshop.com.br/produto/23000/SSD-kingston-nv2-1tb-m2-NVMe-2280-leitura-3500mbs-e-gravação-2100mbs-snv2s1000g

memória: https://www.kabum.com.br/produto/382746

water cooler: https://www.kabum.com.br/produto/248205

@Sebinho

@Sebinho isso é verdade e eu nem sei como poderia testar as peças assim que comprasse apesar do meu amigo oferecer ajuda, tem isso da garantia também né 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho mais interessante juntar e comprar tudo de uma vez, pode inclusive investir em algo com alta liquidez como um CDB por exemplo, só acho interessante comprar as peças aos poucos quando voce monta o computador com outro existente como base e vai trocando as peças já com um computador em uso mas quando não tem como aproveitar as peças anteriores acho melhor montar de uma vez. Quanto ao fato de  não encontrar uma peça, não se preocupe com isso pois quando voce estiver com o dinheiro todo em mãos existirão outras peças até melhores do que as que voce planejou anteriormente.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para identificar preços verdadeiros e falsos só mesmo olhando os sites das 3 principais lojas. O 5700x estava 1.189 hoje de manhã na Kabum, Pichau e Terabyte, mas agora tá 1.250 em todas. Parece cartel. 
Virou suruba com o consumidor.
O SSD selecionado possui um preço até justo na terabyte, 290. Porém é outro item que entrou no "esquema" das lojas.

Sobre montar aos poucos ou não, o problema é que as peças de PC tendem a baratear no decorrer dos meses, e você pode por exemplo pagar 1.200 em um item que custará 1.000 daqui 3 ou 4 meses.
Outra questão é não poder testar a peça, e também ir perdendo tempo de garantia, que começa a ser contada a partir do momento da compra. Ainda tem o fator arrependimento, que te dá o direito de devolver em até 7 dias úteis compras feitas pela internet. 

Se o processador escolhido (5700x) funcionasse sem Placa de Vídeo, faria sentido montar o PC agora e deixar a Placa de Vídeo para depois. Daria até mesmo pra usar um SSD barato por enquanto.

Bom, entendo que isso é uma questão de opinião que varia de pessoa para pessoa. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade essa será minha primeira vez montando um e não entendo muito bem, esse site tá me salvando muito!

como não tenho nenhum computador, acho que comprar tudo junto seria ideal nesse caso, vou tentar investir o máximo que puder, provavelmente até consigo algo melhor quando for comprar tudo. estava pensando em "cdi" no mercado pago durante esse tempo

@Valbervg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ohnacarol Isso, existem locais que voce poderá ver o que vai render bem para voce sem perder em caso de resgate, veja nos aplicativos do seu banco quanto está previsto para render e quando voce vai querer retirar o dinheiro e os rendimentos, se quiser tirar daqui a um número x de meses voce já terá ideia de quanto vai receber e quanto aos imprevistos, o ideal seria investir também contando com os imprevistos, uma pessoa que fala muito bem sobre esses casos é o Gustavo Cerbasi que faz parte também da SuperRico, tem canal no Youtube, página no Instagram e aplicativo, lá encontrará inclusive outras ideias e dicas financeiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion tudo isso é pra pegar trouxa na black friday, eu ia até comprar o processador e placa-mãe de início, mas já desisti e estava pensando se valia a pena realmente isso de comprar peça por peça ou esperar até ter todo o dinheiro investido pra comprar de uma vez, pode ser que eu consiga até melhorar essa configuração ou pagar mais em conta. meu orçamento com tudo incluso foi de 8.500 reais 😥

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ohnacarol disse:

@Crixus Champion tudo isso é pra pegar trouxa na black friday, eu ia até comprar o processador e placa-mãe de início, mas já desisti e estava pensando se valia a pena realmente isso de comprar peça por peça ou esperar até ter todo o dinheiro investido pra comprar de uma vez, pode ser que eu consiga até melhorar essa configuração ou pagar mais em conta. meu orçamento com tudo incluso foi de 8.500 reais 😥

 

 

É um baita orçamento, dá pra comprar uma nave. Lembro do seu tópico anterior sobre qual B550 escolher, mas esqueci para qual propósito é o PC.
Se tem pressa, não há problema em comprar o PC completo e parcelar. Só não acho nada vantajoso comprar aos poucos, seja parcelado ou à vista.
Se comprar ele completo e à vista economizará cerca de 1.000 reais.

Os pc's completos oferecidos pela pichau e terabyte são verdadeiras ciladas, sempre economizando na placa-mãe e fonte, e alguns itens como SSD, memórias e até mesmo placas de vídeo são peças genéricas chinesas remarcadas.
A segunda armadilha está na montagem. Pichau envia desmontado, com exceção daqueles com venda casada de peças chinesas. Enquanto que a terabyte não monta pc's anunciados como completos. E se escolher a ferramenta de montagem da terabyte as coisas ficam ainda pior, ficará 1.000 mais caro só para montar, e as opções induzem ao erro.

O melhor é selecionar peças a dedo para um PC completo, aí você decide se vai parcelar ou pagar à vista. Eu juntaria gold e pagaria à vista. Vai depender da sua urgência em ter o PC pronto pra uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você pode comprar antecipadamente é coisas que não vão ficar obsoletas no curto prazo, como:

Gabinete - desde que tenha bom espaço, fonte, algum NVMe em promoção.

 

O básico, CPU+placa-mãe+memória, placa de vídeo, deixa para comprar quando for montar, assim evita que fiquem obsoletos na gaveta.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohnacarol olá!

 

Entrando na conversa também, na minha opinião:

 

Vale a pena comprar tudo junto (a vista ou dividido). Comprar peças avulsos corre-se o risco de algo estar com defeito e você só saber quando for montar.

 

Na minha opinião se precisa muito da máquina, compra agora. Porém sou cauteloso com valor que será gasto. Componentes muito caros não valem a pena conforme o uso que fará deles... realmente precisa de uma máquina de 8.500,00? A máquina será basicamente para jogos? Ou também para trabalho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!