Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linhas de produto da MSI e o significado da terminação V1 em placas de vídeo


Visitante

Posts recomendados

A promoção da Kabum da RX 6750 XT da MSI tá fazendo a alegria de muita gente. Se você não entende o que é aquele V1 que vai no final do nome dessa placa, eu vou explicar, mas também vou mostrar a diferença entre a 6750 XT, a 6750 XT OC e a 6750 XT V1 e vou explicar como funciona a política de mercado para linhas de produto da MSI, pelo menos com placas mãe e placas de vídeo.
 

RESUMO DO QUE SIGNIFICA O V1: Placas V1 não tem Core Pipe, qeu, segundo a própria MSI, significa que "os heat pipes colocados com precisão asseguram o máximo contato com a GPU e distribuem o calor ao longo da superfície do dissipador."

 

RESUMO DAS DIFERENÇAS ENTRE AS 6750 XT MECH 2x/V1/OC: A OC tem um overclock de alguns MHz prometidos 'na caixa' (2512 vs 2450 da normal/V1 no clock base e 2618 vs 2600 no clock boost). Parece haver uma diferença entre a normal e a OC em relação à V1 relacionada ao consumo de energia (a V1 consome ~200w e as outras talvez consumam ~250w), mas as esepecificações da MSI trazem todas com o consumo de 250w (acho que eles podem ter reduzido o consumo porque perceberam mais estabilidade sem prejudicar a entrega dos 2600mhz). A V1 não tem Core Pipe, as outras duas tem.

 

Todas as marcas criam linhas de produto com diferenças que permitem entrar em várias faixas diferentes do mercado, mas não estou falando de comparar um 3080 TI com uma 3050. Me refiro específicamente ao que elas fazem em torno da GPU, como: heatsink, PCB, fans etc.

 

No caso de placas mãe por exemplo, a MSI tem a linha PRO e MAG (tem mais, mas não sei todas e essas duas servem para a comparação). Falando de linhas, a linha PRO é inferior à MAG e por isso visa um público que não vai pagar o que custa uma placa MAG, assim, as placas PRO tem menos recursos: às vezes é um heatsink de SSD M.2 a menos, uma proteção térmica mais frágil ou a placa de circuito pode ser menos robusta. Falando de produtos, a linha MAG tem as placas mãe Mortar e Tomahawk (tem a Bazooka também, mas vou me concentrar em duas para fazer a comparação). A Tomahawk se refere às placas no formato ATX enquanto as Mortar são M-ATX. Vai ser mais provável que você encontre a Tomahawk com preços um pouco maiores, mas você terá vantagens em relação à Mortar, como por exemplo um slot M.2 a mais para SSD. Acontece que, ainda dentro dos produtos, existem por exemplo várias Mortar diferentes: com WIFI, sem WIFI, com DDR4, com DDR5 etc. Cada uma vai ter um preço diferente. Talvez você não encontre alguma aqui no Brasil e talvez eles tenham tirado de linha alguma, mas essas diferenças existem. A Mortar com WIFI será mais cara que a sem, a DDR5 é mais cara do que a DDR4. O que a MSI quer é atender públicos diferentes com necessidades diferentes e faturar o máximo possível com isso. Entretanto, se considerarmos a placa base (B760 vs Z790 por exemplo), teremos uma nova gama de possibilidades e mais estratificação dos consumidores. Se você quer muito fazer overclock, terá de ir atrás de uma Z790 e aí seu orçamento pode não permitir uma MAG, então você pega uma PRO Z790. Por outro lado, talvez você não ligue para overclock, então a B760 da MAG cabe no seu orçamento e você quer ela ao invés de ir atrás de uma Z790 da PRO.

 

No caso das placas de vídeo, a situação é bem parecida. Temos placas AMD e Nvidia e elas se encaixam em linhas da MSI para aproveitar as fatias do mercado diferentes. Nas RTX temos como linha básica a Ventus e nas RX temos como linha básica a Mech. Ventus e Mech são MUITO parecidas em construção (backplate de plástico, fans Torx 3.0 etc). As linhas mais avançadas são as Gaming X e Suprim e a diferença de preço mostra como são placas feitas para públicos diferentes mesmo que sejam exatamente a mesma GPU (3060 TI por exemplo). Tanto a linha Ventus como a Mech tem essas versões com micro diferenças difíceis de compreender. Falo sobre as edições normais, V1 e OC. O que vou falar a seguir é válido para a 6750 XT Mech (como a da Kabum):

V1: consome 200w, tem exatamente as mesmas velocidades da normal, mas não tem Core Pipe.

OC: tem um overclock leve, diz-se que consome 250w e possui Core Pipe.

Normal: diz-se que consome 250w, não tem overclock, mas tem o Core Pipe.

 

Eu não sei se a versão OC apresenta de fato um consumo maior porque só tenho comigo a versão V1 e está foi até no máximo 204w. TODAS as versões trazem 250w de consumo nas especificações do site da MSI eu acho que eles reduziram o consumo porque perceberam que podiam entregar os 2600 MHz com menos consumo e calor. 
A conclusão aqui é que, teoricamente, as V1 são um pouco mais quentes pela ausência do Core Pipe. Segundo a própria MSI esse Core Pipe significa que "os heat pipes colocados com precisão asseguram o máximo contato com a GPU e distribuem o calor ao longo da superfície do dissipador." Não sei se a diferença está na montagem da placa V1, que acaba tendo esses pipes sendo colocados de uma forma menos eficaz (o texto é dúbio), ou se há uma ausência total desses pipes. Obviamente, há uma diferença nos preços.

 

Vale lembrar que essas diferenças de existirem versões OC e versões sem Core Pipe se aplica também à Ventus. No caso da 3060TI, por exemplo, tem a versão OCV1 que terá overclock de fábrica, mas não terão o Core Pipe. E há também a diferenciação na quantidade de fans: as 2x sempre tem 2 fans e as 3x apresentam 3 fans.

 

Então se você ver que tem um V1 depois do nome da placa (seja Mech ou Ventus), já sabe: não tem Core Pipe.

 

Sempre lembrando que esses nomes como Ventus, Suprim, Gaming X Trio se referem ao que a MSI fez em torno da GPU, como coolers, backplate, overclock etc. Uma 3060 TI Gaming X não será mais rápida do que uma 4090 Ventus.

Espero ter ajudado e se falei alguma bobagem, me avisem e vou corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iancs

7 horas atrás, iancs disse:

A promoção da Kabum da RX 6750 XT da MSI tá fazendo a alegria de muita gente. Se você não entende o que é aquele V1 que vai no final do nome dessa placa, eu vou explicar, mas também vou mostrar a diferença entre a 6750 XT, a 6750 XT OC e a 6750 XT V1 e vou explicar como funciona a política de mercado para linhas de produto da MSI, pelo menos com placas mãe e placas de vídeo.
 

RESUMO DO QUE SIGNIFICA O V1: Placas V1 não tem Core Pipe, qeu, segundo a própria MSI, significa que "os heat pipes colocados com precisão asseguram o máximo contato com a GPU e distribuem o calor ao longo da superfície do dissipador."

 

RESUMO DAS DIFERENÇAS ENTRE AS 6750 XT MECH 2x/V1/OC: A OC tem um overclock de alguns MHz prometidos 'na caixa' (2512 vs 2450 da normal/V1 no clock base e 2618 vs 2600 no clock boost). Parece haver uma diferença entre a normal e a OC em relação à V1 relacionada ao consumo de energia (a V1 consome ~200w e as outras talvez consumam ~250w), mas as esepecificações da MSI trazem todas com o consumo de 250w (acho que eles podem ter reduzido o consumo porque perceberam mais estabilidade sem prejudicar a entrega dos 2600mhz). A V1 não tem Core Pipe, as outras duas tem.

 

Todas as marcas criam linhas de produto com diferenças que permitem entrar em várias faixas diferentes do mercado, mas não estou falando de comparar um 3080 TI com uma 3050. Me refiro específicamente ao que elas fazem em torno da GPU, como: heatsink, PCB, fans etc.

 

No caso de placas mãe por exemplo, a MSI tem a linha PRO e MAG (tem mais, mas não sei todas e essas duas servem para a comparação). Falando de linhas, a linha PRO é inferior à MAG e por isso visa um público que não vai pagar o que custa uma placa MAG, assim, as placas PRO tem menos recursos: às vezes é um heatsink de SSD M.2 a menos, uma proteção térmica mais frágil ou a placa de circuito pode ser menos robusta. Falando de produtos, a linha MAG tem as placas mãe Mortar e Tomahawk (tem a Bazooka também, mas vou me concentrar em duas para fazer a comparação). A Tomahawk se refere às placas no formato ATX enquanto as Mortar são M-ATX. Vai ser mais provável que você encontre a Tomahawk com preços um pouco maiores, mas você terá vantagens em relação à Mortar, como por exemplo um slot M.2 a mais para SSD. Acontece que, ainda dentro dos produtos, existem por exemplo várias Mortar diferentes: com WIFI, sem WIFI, com DDR4, com DDR5 etc. Cada uma vai ter um preço diferente. Talvez você não encontre alguma aqui no Brasil e talvez eles tenham tirado de linha alguma, mas essas diferenças existem. A Mortar com WIFI será mais cara que a sem, a DDR5 é mais cara do que a DDR4. O que a MSI quer é atender públicos diferentes com necessidades diferentes e faturar o máximo possível com isso. Entretanto, se considerarmos a placa base (B760 vs Z790 por exemplo), teremos uma nova gama de possibilidades e mais estratificação dos consumidores. Se você quer muito fazer overclock, terá de ir atrás de uma Z790 e aí seu orçamento pode não permitir uma MAG, então você pega uma PRO Z790. Por outro lado, talvez você não ligue para overclock, então a B760 da MAG cabe no seu orçamento e você quer ela ao invés de ir atrás de uma Z790 da PRO.

 

No caso das placas de vídeo, a situação é bem parecida. Temos placas AMD e Nvidia e elas se encaixam em linhas da MSI para aproveitar as fatias do mercado diferentes. Nas RTX temos como linha básica a Ventus e nas RX temos como linha básica a Mech. Ventus e Mech são MUITO parecidas em construção (backplate de plástico, fans Torx 3.0 etc). As linhas mais avançadas são as Gaming X e Suprim e a diferença de preço mostra como são placas feitas para públicos diferentes mesmo que sejam exatamente a mesma GPU (3060 TI por exemplo). Tanto a linha Ventus como a Mech tem essas versões com micro diferenças difíceis de compreender. Falo sobre as edições normais, V1 e OC. O que vou falar a seguir é válido para a 6750 XT Mech (como a da Kabum):

V1: consome 200w, tem exatamente as mesmas velocidades da normal, mas não tem Core Pipe.

OC: tem um overclock leve, diz-se que consome 250w e possui Core Pipe.

Normal: diz-se que consome 250w, não tem overclock, mas tem o Core Pipe.

 

Eu não sei se a versão OC apresenta de fato um consumo maior porque só tenho comigo a versão V1 e está foi até no máximo 204w. TODAS as versões trazem 250w de consumo nas especificações do site da MSI eu acho que eles reduziram o consumo porque perceberam que podiam entregar os 2600 MHz com menos consumo e calor. 
A conclusão aqui é que, teoricamente, as V1 são um pouco mais quentes pela ausência do Core Pipe. Segundo a própria MSI esse Core Pipe significa que "os heat pipes colocados com precisão asseguram o máximo contato com a GPU e distribuem o calor ao longo da superfície do dissipador." Não sei se a diferença está na montagem da placa V1, que acaba tendo esses pipes sendo colocados de uma forma menos eficaz (o texto é dúbio), ou se há uma ausência total desses pipes. Obviamente, há uma diferença nos preços.

 

Vale lembrar que essas diferenças de existirem versões OC e versões sem Core Pipe se aplica também à Ventus. No caso da 3060TI, por exemplo, tem a versão OCV1 que terá overclock de fábrica, mas não terão o Core Pipe. E há também a diferenciação na quantidade de fans: as 2x sempre tem 2 fans e as 3x apresentam 3 fans.

 

Então se você ver que tem um V1 depois do nome da placa (seja Mech ou Ventus), já sabe: não tem Core Pipe.

 

Sempre lembrando que esses nomes como Ventus, Suprim, Gaming X Trio se referem ao que a MSI fez em torno da GPU, como coolers, backplate, overclock etc. Uma 3060 TI Gaming X não será mais rápida do que uma 4090 Ventus.

Espero ter ajudado e se falei alguma bobagem, me avisem e vou corrigir.

Tô pensando em colocar ela com um i5 11400f 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pedro Jesus disse:

1080p, indica qual placa então?

A título de explicação: Gargalo de processador ocorre quando a CPU não consegue acompanhar as demandas de outros componentes do sistema, como a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) ou RAM.

Ou seja, não adianta você ter um processador de última geração e uma placa de Vídeo ruim e vice-versa.

 

Indo de uma linha mais barata, a RX580 8GB de 512 bits. Tem uma média de 9% de gargalo entre processador e placa de Vídeo. Ou também a RX590 8GB que vai ter 12%.

O mesmo processador com 6750XT da 45% de gargalo no processador e 15% na placa de vídeo.

A GTX 3060 de 12GB da um gargalo de 39% de processador, mas 4% de gráficos.

 

Tudo depende de uso, que jogos quer jogar. Não que vá perder uma qualidade gigantesca dos componentes, mas diminui FPS e desempenho dos hardwares.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Jesus , falo por experiência própria. Tenho um Ryzen5 3600x com uma RX6750 XT e rodo os jogos tranquilamente, estou até jogando o Starfield que antes não rodava na rx590.

Pode comprar a RX6750 XT e ser feliz.

 

@Carlos Mezzomo Não leve ao pé da letra sites que informam gargalo, pois muitos deles falam até que um Ryzen 7 5800X3D gargala com um RX6750 XT, o que é incorreto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rhyner disse:

@Pedro Jesus , falo por experiência própria. Tenho um Ryzen5 3600x com uma RX6750 XT e rodo os jogos tranquilamente, estou até jogando o Starfield que antes não rodava na rx590.

Pode comprar a RX6750 XT e ser feliz.

 

@Carlos Mezzomo Não leve ao pé da letra sites que informam gargalo, pois muitos deles falam até que um Ryzen 7 5800X3D gargala com um RX6750 XT, o que é incorreto.

 

valeu man, vou pegar ela mesmo, ou uma Rx 6700xt 12gb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Jesus disse:

@iancs

Tô pensando em colocar ela com um i5 11400f 

Estou usando a minha com i5 12400f e tá de boa, não acho que tá com gargalo. Só atente que ela funciona muito bem pra raster, mas deixa a desejar em ray tracing. Pelo preço, qualidade e garantia, iria nela mesmo assim. Também se atente ao fato de que ela renderiza vídeos (em programas de edição) mais lentamente do que as RTX, mas é usável, principalmente se você não estiver trabalhando com vídeos muito longos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Caio Rodrigues Almeida disse:

Acabei pegando a V1 sem conhecer as diferenças, se fosse hj, eu pegaria uma que esquentasse menos, apesar de que no máximo ela bateu 70°C jogando

Então, pelas minhas observações na minha placa, o problema é mais o hotspot. 70c é uma temperatura muito de boa. Até 75 você ainda estará tranquilo, mas preste atenção no hotspot. 

Na minha, ela pagou 74c, fui olhar o hotspot e tava em 105. Acontece que o limite do hotspot é 110c. Mudei a curva dos fans e ele estabilizou em 93c como máxima. Lembrando que sua placa não deveria estragar se atingir o limite térmico, ela deveria primeiro funcionar de forma reduzida (throttling) e depois desligar sozinha. Mas operar em temperaturas altas afeta a longevidade dela e atrapalha para fazer overclock. No meu caso, acho que o airflow do gabinete está ruim, porque quando tirei a lateral, o hotspot abaixou muito.

É interessante reparar na diferença entre a temperatura da gpu e o hotspot. Se for muito alta pode ser algum problema. Leve em consideração a temperatura do quarto e, se você não liga pro barulho, ajusta os fans para melhorar a refrigeração. 

Então, recapitulando, preste atenção no hotspot, mas não se desespere. Caso esteja abaixo de 100c e com uma diferença de mais ou menos 20c entre a temperatura e o hotspot, você estará meio tranquilo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de ter encontrado esse artigo 2 dias atrás. A minha RX 6750 XT Mech 2x V1 chega a nesses próximos dias...mas depois de ler esse artigo, o arrependimento chegou antes da GPU!😅

 

Pelo menos tem 36 meses de garantia...ou seriam 12 + 36?

 

Anyways...obrigado pelo artigo e pela explicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, RMarques2311 disse:

Gostaria de ter encontrado esse artigo 2 dias atrás. A minha RX 6750 XT Mech 2x V1 chega a nesses próximos dias...mas depois de ler esse artigo, o arrependimento chegou antes da GPU!😅

 

Pelo menos tem 36 meses de garantia...ou seriam 12 + 36?

 

Anyways...obrigado pelo artigo e pela explicação!

Cara, eu pesquisei isso depois de ter comprado... kkkkk

 

Mas a minha não tá fritando. Ela fica em 70c no máximo e o limite térmico. O hotspot fica um pouco alto, mas ainda controlado.

 

Antes de se arrepender, joga nela. Roda muito bem a maioria dos jogos e talvez você sequer tenha problemas com temperatura. Pode ser legal mexer na curva de rotação das ventoinhas.

 

Quanto à garantia. Legal é três meses, com a loja é 1 ano, com a fabricante é 3 anos. Então não é 12+36. É 12 com a loja e 36 com a fabricante paralelamente.

6 minutos atrás, lennz disse:

Essa ausência "core pipe" faz ser uma placa ruim? Acabei de compra ela também a versão ,"v1" pela Kabum 

Cara, não sei dizer. Mas teoricamente, pelo que diz a descrição da própria MSI,  ela não distribui calor tão bem no heatsink. Agora a minha entrega os 2600mhz (na verdade ela entrega acima) de clock, 2240mhz de clock de memória e fica perto dos 70c. A questão é que até a temperatura de hotspot opera dentro dos limites estipulados pela AMD. Eu não tenho conhecimento ou experiência pra afirmar categoricamente que ela não presta. Estou satisfeito pra falar a verdade. Não estou recomendando e nem criticando, só não quero que ninguém se desespere antes da hora. Teste a placa dentro do prazo de arrependimento ou garantia e tire suas conclusões. 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, lennz disse:

Estava pesquisando esse core pipe só tem nas placas "Premium" no site da msi não achei a informação que tenha na versão Oc, nem as placas da galax tem esse core pipe no caso a minha RTX 3060.

Core pipe é um nome dado pela MSI. Não sei dizer sobre outras marcas.

Eu já pedi para ocultarem este tópico e vou refazê-lo de uma forma mais esclarecedora. Aí você terá uma noção melhor de como cheguei a esta conclusão do tópico.

Inclusive, peço desculpa por ter causado essas confusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela réplica amigo.

 

O tópico é ótimo, já que aborda o tema das nomenclaturas, que na minha opinião, é mal esclarecido propositalmente pelo próprio fabricante.

 

A placa permite que, através de algum software (talvez do MSi afterburner), seja possível monitorar de maneira específica a temperatura do "hotspot"?

 

...o backplate plástico também não ajuda em nada no quesito tentaria...triste escolha a da MSi! 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, RMarques2311 disse:

Obrigado pela réplica amigo.

 

O tópico é ótimo, já que aborda o tema das nomenclaturas, que na minha opinião, é mal esclarecido propositalmente pelo próprio fabricante.

 

A placa permite que, através de algum software (talvez do MSi afterburner), seja possível monitorar de maneira específica a temperatura do "hotspot"?

 

...o backplate plástico também não ajuda em nada no quesito tentaria...triste escolha a da MSi! 😅

Dá pra verificar o hotspot tanto pelo afterburner quanto pelo Adrenalin (software da própria AMD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2023 às 00:00, iancs disse:

@iancs

 

Boa tarde amigo.

 

Não é pelo seu post mas, quanto mais eu pesquiso sobre essa placa de vídeo, tanto dentro, quanto fora do Brasil, mais eu me arrependo de ter comprado ela!

Vou acionar o "direito de arrependimento". Você sabe me dizer como funciona?

 

Tipo, quando o correio vier entregar a placa, eu devo recusar o recebimento da mesma?

 

Será que demoram muito para anular a transação e assim eu ter o saldo disponível no cartão para fazer outra compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, RMarques2311 disse:

Vou acionar o "direito de arrependimento". Você sabe me dizer como funciona?

 

Tipo, quando o correio vier entregar a placa, eu devo recusar o recebimento da mesma?

 

Será que demoram muito para anular a transação e assim eu ter o saldo disponível no cartão para fazer outra compra?

Não faço ideia de como funciona o direito de arrependiment. Mas pra ser sincero, eu curti a placa. Lendo coisas à respeito, tem muita gente que diz que o hotspot abaixo de 110c não tem problema nenhum. Ela é bem potente e você não vai achar algo próximo por esse valor eu acho. É por isso que queria que apagassem esse tópico. Eu escrevi do jeito que veio na minha cabeça e deu um tom de autoridade que eu não tenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente, considero o tópico ótimo. Abre os olhos dos possíveis compradores para tudo o que o fabricante está escondendo nas nomenclaturas!

 

Depois de pesquisar além de ***** no YouTube, que só falam de rendimento bruto em termos de FPS, me dei conta que o único e exclusivo objetivo desse projeto da MSi é ser barato!

 

Para isso eles sacrificaram muitas coisas em termos de arrefecimento (dissipador sem cobre, heat pipes sem solda, backplate plástico)...na verdade é um sacrilégio o que eles fizeram com uma placa que tem um bom potencial quando utilizada em um projeto que tenha o objetivo voltado para rendimento e arrefecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!