Ir ao conteúdo

Devo ir para Core i5 13600K, Ryzen 5 7600X ou Ryzen 7 5800X3D?

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu É uma opção, porém não sei como funciona bem a questão de tensão nesses chips X3D, então penso que é melhor não se aventurar se não sentir que tem o conhecimento suficiente para isso.

Agora uma opção que tem, é usar ele no modo ECO de energia, selecionando na BIOS, para rodar com baixo consumo e etc.

Nos Ryzen 7000 sei que o modo ECO da uma diferença bem grande, nos 5000 acho que também deve ser assim. 

entendi, alias se eu comprar uma b550 eu preciso atualizar a BIOS pra usar os Ryzen 5000? eu prefiro comprar logo uma placa-mãe dedicada se eu for pro 5800x3d, não quero arriscar usando a minha basiquinha, e de preferência não ter q atualizar BIOS

edit: eu também gostaria de saber porque o i5 14600kf/13600kf e outros possuem 14 núcleos e ao invés de 28 tem 20 threads, não deveriam ser o dobro ou igual ao numero de núcleos? tipo eu sempre vi processadores desse jeito, então realmente gostaria muito de saber o motivo e como isso funciona se possível

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu É uma opção, porém não sei como funciona bem a questão de tensão nesses chips X3D, então penso que é melhor não se aventurar se não sentir que tem o conhecimento suficiente para isso.

Agora uma opção que tem, é usar ele no modo ECO de energia, selecionando na BIOS, para rodar com baixo consumo e etc.

Nos Ryzen 7000 sei que o modo ECO da uma diferença bem grande, nos 5000 acho que também deve ser assim. 

tava olhando placa-mãe DDR5 pra ver se eu achava algo com preço bom e gostaria de entender isso aqui, como assim suporta tal MHz de memória porém (OC) q eu suponho que seja ''overclocked'' então eu preciso fazer um overclock pra placa-mãe suportar essas memórias? e isso traria algum tipo de consequência? tipo mais uso de energia ou mais temperatura?

Screenshot_413.png

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu Por exemplo, quando você compra uma memória com a tecnologia EXPO da AMD ou XMP da Intel, é basicamente um OC de fábrica na memória, mas isso é principalmente pelo fato das especificações de frequência de memória do processador serem relativamente baixas, assim qualquer frequência acima é dada como OC, algo que é completamente normal.

@Tsutsutsutsu Nesse caso, os processadores da Intel linha K a partir da 12° Gen contam com núcleos de performance que tem o HyperThreading ,que faz com que cada núcleo tenha 2 threads, e núcleos de eficiência, que são núcleos com clock mais baixo e menos cache para poupar energia ou tarefas de baixa exigência.

Por isso essa quantidade de núcleos diferentes, no Caso do Core i5, a linha 13400F também teve a implementação dessa tecnologia. 

Isso já é algo bem usado nos processadores ARM de smartphones e Tablets.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Tsutsutsutsu disse:

...eu prefiro comprar logo uma placa-mãe dedicada se eu for pro 5800x3d, não quero arriscar usando a minha basiquinha, e de preferência não ter q atualizar BIOS

Se for comprar placa B550 e memória o 5800X3D não compensa, ele é CPU para upgrade quando você tem a placa-mãe que suporta.

Por pouca coisa a mais ~ R$ 100,00 segundo este vídeo da Pichau;  compra um Ryzen 7600, placa-mãe B650, 16 Gb DDR5,  que entrega o mesmo desempenho que o 5800X3D em  jogos e melhor em multitarefa, e é de plataforma que tem longevidade. 5800X3D é "Swan song".

Citação

...entendi, alias se eu comprar uma b550 eu preciso atualizar a BIOS pra usar os Ryzen 5000?

Pode ser que seja necessário, não tem como saber previamente.

Na Pichau cobram R$ 20,00 para mandar com o BIOS atualizado, na Terabyte era R$ 70,00 e na Kabum é "se vire". 😜 

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Se for comprar placa B550 e memória o 5800X3D não compensa, ele é CPU para upgrade quando você tem a placa-mãe que suporta.

Por pouca coisa a mais ~ R$ 100,00 segundo este vídeo da Pichau;  compra um Ryzen 7600, placa-mãe B650, 16 Gb DDR5,  que entrega o mesmo desempenho que o 5800X3D em  jogos e melhor em multitarefa, e é de plataforma que tem longevidade. 5800X3D é "Swan song".

Pode ser que seja necessário, não tem como saber previamente.

Na Pichau cobram R$ 20,00 para mandar com o BIOS atualizado, na Terabyte era R$ 70,00 e na Kabum é "se vire". 😜 

bem eu acho que vou economizar e pegar o 5800x3d e usar minha placa-mãe, tem dicas pra resolver a parada do vrm? tipo é só comprar e botar ali? tem algum específico? 

edit: pensando bem, eu to meio assustado quanto a isso porque meu r5 3600 já da uma esquentada da hora de 70 graus as vezes passando um pouco disso, então eu to bem inseguro quanto ao 5800x3d

Postado

@Tsutsutsutsu Na sua placa, como eu disse em um topico anterior, vende dissipador de VRM para ela no mercado livre por cerca de 40 reais, só colocar ele nas vrms e ser feliz.

Agora quanto a refrigeração, eu acho interessante você pegar um Air Cooler pelo menos para ter uma margem, porém creio que esse cooler da AMD, se for o Wraith Prism, e uma pasta térmica de qualidade como uma MasterGel Maker e etc, já vão dar conta.

Postado
8 horas atrás, Tsutsutsutsu disse:

bem eu acho que vou economizar e pegar o 5800x3d e usar minha placa-mãe, tem dicas pra resolver a parada do vrm? tipo é só comprar e botar ali? tem algum específico? 

Mas afinal qual é a placa-mãe que usa atualmente (Marca e modelo, dizer só A320M, B450M.. não ajuda nada).

Postado

Esse aqui não teve muita sorte ao tentar usar um Ryzen 5800X3D numa Gigabyte B450 Aorus M - que visualmente parece melhor que a ASUS Prime B450M Gaming/BR.

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Esse aqui não teve muita sorte ao tentar usar um Ryzen 5800X3D numa Gigabyte B450 Aorus M - que visualmente parece melhor que a ASUS Prime B450M Gaming/BR.

e então será que vai dar problema com a minha placa-mãe? tipo eu não sou lá expert mas talvez seja especificamente na placa-mãe do cara, porque teoricamente deveria funcionar de boa ao atualizar a BIOS não é?

5 horas atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu Na sua placa, como eu disse em um topico anterior, vende dissipador de VRM para ela no mercado livre por cerca de 40 reais, só colocar ele nas vrms e ser feliz.

Agora quanto a refrigeração, eu acho interessante você pegar um Air Cooler pelo menos para ter uma margem, porém creio que esse cooler da AMD, se for o Wraith Prism, e uma pasta térmica de qualidade como uma MasterGel Maker e etc, já vão dar conta.

cara é que é tão difícil acreditar que os maluco economizou 40 reais pra não botar algo tão importante na placa-mãe que chega a dar dúvidas se botar um vrm assim já iria resolver tudo, sabe?

3 horas atrás, 1lokos disse:

alias se eu atualizar a BIOS o SSD NVMe na placa-mãe iria meio que ser formatado? ou só iria ligar o pc normalmente como se nada tivesse acontecido porém com a BIOS atualizada?

Postado

Pode dar uma resumida e colocar sua configuração completa hoje em um lugar só?

Gabinete, fonte  e FAN's

Processador e cooler

placa-mãe e memórias.

Placa gráfica

Outra coisa, seu orçamento é a perder de vista? Porque pintaram muitas opções trocando tudo

Porque ir de um R5 3600 a um 5800X3D é uma diferença e tanto

Teria que trocar MB,Cooler e possível mente o gabinete.

Postado
2 horas atrás, Tsutsutsutsu disse:

cara é que é tão difícil acreditar que os maluco economizou 40 reais pra não botar algo tão importante na placa-mãe que chega a dar dúvidas...

Ra,ra,rah! Bem vindo ao mundo da produção em série. 😁

Tem placa-mãe que os fabricantes removem capacitores que custam 0.05$, exemplo BIOSTAR, "economizam" dois capacitores de filtragem no circuito de som.  Tem umas ASUS mais antigas que ficou só a marcação no PCB onde era para colocar e "economizaram".

Acontece que em 10.000 placas produzidas estes 0,05$ viram 500$, o economizado é lucro.

Postado
2 horas atrás, PedraX disse:

Pode dar uma resumida e colocar sua configuração completa hoje em um lugar só?

Gabinete, fonte  e FAN's

Processador e cooler

placa-mãe e memórias.

Placa gráfica

Outra coisa, seu orçamento é a perder de vista? Porque pintaram muitas opções trocando tudo

Porque ir de um R5 3600 a um 5800X3D é uma diferença e tanto

Teria que trocar MB,Cooler e possível mente o gabinete.

RTX 2060 super
16gb 2x8 2666mhz
ASUS b450 gaming br
kcas 600w
SSD NVMe 240gb 
1hd 1tb
1hd 500gb
3 fans da rise mode brancas, como assim perder de vista? 

1 hora atrás, 1lokos disse:

Ra,ra,rah! Bem vindo ao mundo da produção em série. 😁

Tem placa-mãe que os fabricantes removem capacitores que custam 0.05$, exemplo BIOSTAR, "economizam" dois capacitores de filtragem no circuito de som.  Tem umas ASUS mais antigas que ficou só a marcação no PCB onde era para colocar e "economizaram".

Acontece que em 10.000 placas produzidas estes 0,05$ viram 500$, o economizado é lucro.

que ridiculo velho, pior que isso só da certo porque a maioria dos usuarios são leigos e não prestam atenção nesses detalhes minimos, apenas escolhem o mais barato e pronto...

Postado
32 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

3 fans da rise mode brancas, como assim perder de vista? 

A perder de vista é orçamento ilimitado amigo. Nem sempre o que se quer é o que se consegue.

Bom, é isso. Caso opte por um 5800x3d que é 50%maior em passmark você vai ter o ônus de ter que trocar a MB e possívelmente o gabinete(q você não citou).

Se não trocar a placa de vídeo acho que vai ser um despedício enorme porque o vídeo não acompanhará o 5800, vai ter gargalo.

A menos que sua aplicação exija tanto assim de CPU que valha a pena o investimento.

Para mim você ganhará muito mais em um R7 5700X que não fica tanto atrás e não precisará alterar muito a configuração.

Só não use CoolerBox.

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

A perder de vista é orçamento ilimitado amigo. Nem sempre o que se quer é o que se consegue.

Bom, é isso. Caso opte por um 5800x3d que é 50%maior em passmark você vai ter o ônus de ter que trocar a MB e possívelmente o gabinete(q você não citou).

Se não trocar a placa de vídeo acho que vai ser um despedício enorme porque o vídeo não acompanhará o 5800, vai ter gargalo.

A menos que sua aplicação exija tanto assim de CPU que valha a pena o investimento.

Para mim você ganhará muito mais em um R7 5700X que não fica tanto atrás e não precisará alterar muito a configuração.

Só não use CoolerBox.

foi mal!! acabei esquecendo do gabinete, bem q eu achei q tava faltando algo rs, o gabinete é um Pichau Hunter, acha mesmo que a RTX 2060 super não acompanha o Ryzen 7 5800x3d? tipo ela não é uma placa tão básica quanto parece, e alias eu uso 2 monitores, os dois são 1080p.

• Solução
Postado
4 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

acha mesmo que a RTX 2060 super não acompanha o Ryzen 7 5800x3d?

Acompanhar acompanha, mas o R7 5700X casa muito melhor, além de te evitar uma baita dor de cabeça com possível superaquecimento.

Aliás não sei como seu PC não sofreu aquecimento com esse gabinete, mesmo com um R5 3600, ele não é muito adequado para configurações pesadas

Postado
17 minutos atrás, PedraX disse:

Acompanhar acompanha, mas o R7 5700X casa muito melhor, além de te evitar uma baita dor de cabeça com possível superaquecimento.

Aliás não sei como seu PC não sofreu aquecimento com esse gabinete, mesmo com um R5 3600, ele não é muito adequado para configurações pesadas

po, eu vi vários videos de benchmark com a RTX 2060 super e o Ryzen 7 5800x3d e ocorreu tudo bem poxa, então o problema está no gabinete não é? não no combo da RTX 2060 super com o Ryzen 7 5800x3d, se for assim eu vou atrás de outro gabinete tava de olho nesse aqui. 
https://www.kabum.com.br/produto/420418/gabinete-gamer-rise-mode-galaxy-glass-standard-white-mid-tower-atx-lateral-e-frontal-em-vidro-temperado-10x-cooler-fan-argb-branco-rm-ga-ggsw-argb

Postado

@Tsutsutsutsu Gabinete e uma escolha bem pessoal, sempre se atente em pegar um com bom airflow, ou seja, que tenha uma boa entrada de ar, seja por um painel mesh na frente ou na lateral como esse.

Para ser sincero, até um Ryzen 5 5600 vai casar bem com a 2060 Super, mas pensando em longevidade o negócio e Ryzen 7 5700X ou 5800X3D

• Curtir 1
Postado

Ai, ai, ai.Esse gabinete aquário é uma das piores coisas que já ví por aqui. Já tem relatos de alguns que compraram. O problema dele é que é um sistema "aberto", não canaliza o fluxo de ar dos FAN a lugar algum, é como se estivesse sem nada.Só vai gastar energia á toa nos FAN(outro a perder de vista... só que com FAN).

Melhor um "clássico" tal como: Cooler Master K501L ,Cooler Master MB520 TG

Postado
13 minutos atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu Gabinete e uma escolha bem pessoal, sempre se atente em pegar um com bom airflow, ou seja, que tenha uma boa entrada de ar, seja por um painel mesh na frente ou na lateral como esse.

Para ser sincero, até um Ryzen 5 5600 vai casar bem com a 2060 Super, mas pensando em longevidade o negócio e Ryzen 7 5700X ou 5800X3D

então, eu acho bem sem sentido ir do 3600 pro 5600, não ia mudar quase nada, o 5700x e o 5800x3d possuem 8 núcleos e 16 threads o que me ajudaria bastante em produtividade, porém se eu fosse escolher eu acho q deveria ir pro 5800x3d pra fazer valer a pena, eu não iria trocar por anos e anos.

10 minutos atrás, PedraX disse:

Ai, ai, ai.Esse gabinete aquário é uma das piores coisas que já ví por aqui. Já tem relatos de alguns que compraram. O problema dele é que é um sistema "aberto", não canaliza o fluxo de ar dos FAN a lugar algum, é como se estivesse sem nada.Só vai gastar energia á toa nos FAN(outro a perder de vista... só que com FAN).

sobre os fans realmente é algo que eu venho pensando, tem fans demais no gabinete, isso não iria custar bastante da energia da fonte? a única coisa q me chamou atenção é que eu me amarro em gabinete aquário, acho lindo demais..

13 minutos atrás, PedraX disse:

ah e também parece que facilita em muito no cable management por causa do compartimento atrás!

22 minutos atrás, LeVader disse:

alias não sei se esqueci de perguntar antes, mas se eu atualizar a BIOS acontece alguma coisa com os arquivos do NVMe na placa-mãe? ou vai ligar o pc dps normalmente apenas com a BIOS atualizada pronto pra usar um Ryzen 5000?

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

ah e também parece que facilita em muito no cable management por causa do compartimento atrás!

Vai comprar por esse motivo? Bem, boa sorte, tem um monte de gente reclamando de problemas.

Os outros gabinetes também tem cable management, não precisa ser tão grande assim, e veja se vai caber no seu local.

40 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

isso não iria custar bastante da energia da fonte?

até que não porque um FAN gasta 0,2A em média( dá uns 2,4W cada), só que são inúteis porque o ar que o FAN sopra não tem um direcionamento para onde ir, deve ficar bem "zoado" lá dentro, talvez seja o motivo das reclamações. Estude um pouco como um radiador funciona.Tem radiador  por todo lado no PC porque toda peça que gasta energia esquenta.

44 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

mas se eu atualizar a BIOS acontece alguma coisa com os arquivos do NVMe na placa-mãe?

Nadinha. Só que sempre é bom tirar ou desconectar os discos sempre que mexe no PC.É por segurança.

Postado
10 minutos atrás, PedraX disse:

Vai comprar por esse motivo? Bem, boa sorte, tem um monte de gente reclamando de problemas.

Os outros gabinetes também tem cable management, não precisa ser tão grande assim, e veja se vai caber no seu local.

até que não porque um FAN gasta 0,2A em média( dá uns 2,4W cada), só que são inúteis porque o ar que o FAN sopra não tem um direcionamento para onde ir, deve ficar bem "zoado" lá dentro, talvez seja o motivo das reclamações. Estude um pouco como um radiador funciona.Tem radiador  por todo lado no PC porque toda peça que gasta energia esquenta.

Nadinha. Só que sempre é bom tirar ou desconectar os discos sempre que mexe no PC.É por segurança.

ah mas eu só botaria as parada da BIOS num pendrive, dps reiniciaria ia pra BIOS atualizava e salvava, não é só fazer isso? ou tem perigo de acontecer algo?

Postado
13 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

ah mas eu só botaria as parada da BIOS num pendrive, dps reiniciaria ia pra BIOS atualizava e salvava, não é só fazer isso? ou tem perigo de acontecer algo?

Perigo não tem porque nem chega a bootar o disco, é só segurança mesmo. Se tiver algum tipo de arquivo importante eu me preocuparia em deixar seguro.

Postado
5 minutos atrás, PedraX disse:

Perigo não tem porque nem chega a bootar o disco, é só segurança mesmo. Se tiver algum tipo de arquivo importante eu me preocuparia em deixar seguro.

é que eu tava pensando em já adiantar e atualizar a BIOS sabe? pra não ter q ter essa dor de cabeça dps

40 minutos atrás, PedraX disse:

agora sobre o Ryzen 7 5800x3d, sobre gargalo eu tenho certeza q n vai dar nada, eu olhei muito q ele casa bem com a RTX 2060 super, meu ÚNICO problema agora é a temperatura dessa bomba na minha bomba-mãe, eu posso comprar os vrm que o amigo recomendou, mas isso vai mesmo salvar?

Postado
9 horas atrás, Tsutsutsutsu disse:

meu ÚNICO problema agora é a temperatura dessa bomba na minha bomba-mãe, eu posso comprar os vrm que o amigo recomendou, mas isso vai mesmo salvar?

Nesse R5 3600? Acho que não vai adiantar com esse gabinete atual.Gabinetes são itens que duram muito, você não deveria se preocupar com coisas tipo estética e se preocupar com o que é funcional.Um profissional pensa assim. voce vai ter problemas com esse gabinete aquário que mostrou, só tem reclamação nesse tipo, deve ser sobra de algum fabricante e foi empurrado aquí para o BR.

Na situação atual experimente tirar a tampa lateral ou então o frontão de plástico.

9 horas atrás, Tsutsutsutsu disse:

é que eu tava pensando em já adiantar e atualizar a BIOS sabe? pra não ter q ter essa dor de cabeça dps

Se você ler as letras miudinhas na página de sua MB de BIOS vai ver que ele não aconselha a atualização antes de ter a CPU mais nova na mão. voce corre o risco de não bootar com a CPU R5 3600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...