Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B450M ou A520, qual a melhor opção?


Xibibiu
Ir à solução Resolvido por G4R0D,

Posts recomendados

Olá pessoal, é literalmente o título kkkkk

 

Irei atualizar meu processador para um r5 5600 e preciso de uma placa-mãe nova, estou entre a B450M DS3H V2, a B550 ou a A520.

 

-A b450 da Gigabyte me falaram q é meio ruinzinho mas é barata.

-A B550 é muito boa mas a q tem wi-fi é bem salgada e não sei onde vende ela com BIOS atualizada (ou se precisa de atualizar).

-A A520 é barata vários modelos, mas não conheço muito

 

Ayuda-me

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sombras de dúvidas as placas mães com o chipset B são superiores. Pegar a B450 ou a B550 fica a critério seu, como você disse, a B450 é mais barata e tem um desempenho inferior, porém não é por isso que é considerada uma placa-mãe ruim, longe disso, muitos usam ela e gostam muito. A respeito da B550 com wi-fi, talvez não seja exatamente preciso pegar uma placa-mãe com wi-fi, a não ser que você não tenha como levar um cabo de rede até o seu pc, fora isso vale muito mais a pena cabear a internet. As placas mães do chipset A são placas mais de entrada, que não permitem overclock, mas para levar uma configuração não muito exigente elas cumprem o papel perfeitamente. Preste bastante atenção ás marcas de placas mãe, hoje em dia no mercado tem algumas marcas que é só dor de cabeça... Eu recomendo Gigabyte, MSI, ASUS, essas são certas que são boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para B450M ou A520, qual a melhor opção?
2 horas atrás, Xibibiu disse:

estou entre a B450M DS3H V2, a B550 ou a A520.


Não adianta olhar apenas o chipset, é preciso levar em consideração cada modelo individualmente, considerando que tem muitas B450 e B550 de construção precária.

 

2 horas atrás, Xibibiu disse:

A B550 é muito boa mas a q tem wi-fi é bem salgada e não sei onde vende ela com BIOS atualizada (ou se precisa de atualizar).


As lojas não informam se vêm ou não atualizadas, é um tiro no escuro.
Se estiver falando da MSI B550M PRO-VDH WIFI que custa 739,99, ela conta com um recurso chamado Flash BIOS, onde é possível facilmente atualizar a BIOS sem a necessidade de um processador. 
É muito simples. Consulte como fazer caso necessário.

 

Existem alguns modelos novos no mercado em que as fabricantes já dão compatibilidade desde a BIOS inicial, independente do chipset.

Decida quanto quer gastar na placa-mãe, assim fica mais fácil recomendar. 
A Black está chegando, monitore preços durante esse mês. Talvez vejamos algumas B550 legais bem em conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xibibiu depende de ql cpu você qr colocar, se você for pegar uma b450 simples só vai suportar até um Ryzen 7 com esforço, se pegar uma TUF ou Steel Legend consegue colocar 5950X ou 5800X3D sem problemas, da mesma forma pra b550, só o chipeset n diz muito, mas ql uso você vai dar pra ela, q pode acabar gerando gargalo.

 

Sobre wifi, esqueça isso, melhor você cabear, ou compra um adaptor usb BOM depois q dá na mesma e sai mais em conta.

 

Sebre as A você vai gastar dinheiro e se arrepender pra pegar outra depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion o ideal seria gastar uns 500 reais, mas consigo forçar até uns 700/800 caso tenha como pegar uma B550 de qualidade (MSI B550M PRO-VDH), pode ser que a mesma fique num preço bom logo.

 

Pensei em deixar praticamente comprado a b450 DS3H V2 e esperar a Black pra ver o preço de uma B550 boa, o que acha desse plano?

@G4R0D vi que a b450 DS3H V2 com atualização de BIOS, aguenta um R7 58003xd, tá certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Xibibiu disse:

o ideal seria gastar uns 500 reais, mas consigo forçar até uns 700/800 caso tenha como pegar uma B550 de qualidade (MSI B550M PRO-VDH), pode ser que a mesma fique num preço bom logo.

 

Se for de B450, a melhor e mais barata hoje é a MSI B450M PRO-VDH MAX, que custa 499,99 LINK
Para se utilizar um Ryzen 5 5600 ela precisa estar com a BIOS atualizada, e isso as lojas não informam.
Para atualizar a BIOS é necessário Ryzen de 1ª ou 2ª geração, pois ela não conta com a opção FLASH BIOS presente em algumas placas.

Falando agora de A520, que são inferiores à B450 acima.
A Gigabyte A520M K V2 (rev. 1.0) custa 419,99 LINK
É uma Placa básica, aceita o Ryzen 5 5600 sem precisar de qualquer atualização de BIOS, pois a BIOS inicial dessa placa já dá suporte ao 5600 e muitos outros.
* Essa vantagem não vale para todas A520 ou B550.

Gigabyte A520M S2H, preço 459 reais LINK
Essa é outra opção de A520. Ela conta com o recurso Q-Flash, onde é possível atualizar a BIOS sem processador caso seja necessário.
Ela é básica como a A520 acima, mas a olho nu, sem ver testes, gosto mais dessa.

 

Existem outras A520 e B450, mas considerando preço x qualidade, na data de hoje essas acima são as melhores opções.
Já modelos decentes de B550 estão custando a partir de 700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xibibiu como falei, são compativeis com até R9 5950X, mas pode haver gargalo pela estrutura da placa, vai aquecer outros componentes, busque uma que tenha dissipadores a esquerda e acima do socket da cpu q são os componentes q mais sofrem com isso. Fica de olho nas promoções agora de blackfraude q deve achar um Steel Legend ou TUF por preço similar a DS3H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2023 às 00:33, Crixus Champion disse:

 

Se for de B450, a melhor e mais barata hoje é a MSI B450M PRO-VDH MAX
 

 

Saberia me dizer a diferença dessa da MSI pra da Gigabyte, a B450 DS3H V2? 

@G4R0D ok, vou ficar de olho na Black, espero pegar uma braba, ***** é q acaba rápido e eu preciso pesquisar certinho antes de comprar. Alguma recomendação de b450 e b550 q posso já fazer uma "pré-pesquisa" antes da Black?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Xibibiu disse:

Saberia me dizer a diferença dessa da MSI pra da Gigabyte, a B450 DS3H V2?

 

Não vi testes profundos, mas a opinião popular é de que a MSI é melhor.
São placas semelhantes, da mesma época. 
 

Mas eu iria de B550 caso fosse montar com Ryzen 5 600.
A MSI B550M PRO-VDH WIFI é muito boa, seu preço está por 739 reais já faz tempo LINK
E caso precise atualizar a BIOS, ela conta com o recurso Flash BIOS, onde é possível fazer sem uso de processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Xibibiu de vdd, a diferença entre a maioria dessas placas é só o q elas podem fornecer, você tem q olhar qnt de ram q você vai querer usar e q sua cpu suporta, porque Ryzen limita frequência de ram a depender da qnt de pente q tu usa, a qnt de M.2, lembrando q M.2 você pode usar mais de uma desde q seja só um NVMe e outro sata, versão de pci, versão de usb, qnt de portas usb, isso tudo você q tem q definir conforme seu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!