Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sony TA-A50 - tentando trazer de volta à vida, ou fazendo-o viver?


Posts recomendados

Boa noite à todos. 

 

Eu e um amigo recentemente iniciamos a manutenção de um Sony TA-A50, cujo manual de serviço encontra-se neste link . Aparentemente, o aparelho nunca funcionou e o principal indício disso é que não há marcas de aquecimento em componentes que geralmente geram esse tipo de marca nas placas de circuito impresso desse tipo de equipamento. 

 

Pois bem, abrindo o esquemático e layout vimos o primeiro problema: a fonte de 7V, que alimenta principalmente a parte lógica estava com o GND do 7807 flutuando, fazendo com que aproximadamente 10,5 V chegassem diretamente ao circuito de controle: leds e seus respectivos controladores e ao microcontrolador principal. Na imagem abaixo vocês podem ver esse problema:

 

image.png.78cdc070841f6c9e73acfadf36a36127.png

 

Enquanto que no esquemático, como era de se esperar, o circuito está ligado corretamente:

 

image.png.8768ffb09b0e823bd8b39bef7f1b4a81.png

 

Notem que: 6,3 V é gerado pela queda de tensão de D118. Averiguamos essas tensões (7,1 V e 6,3 V respectivamente) após fazermos uma conexão do pino 2 do regulador de tensão ao terra, e elas estavam corretas. 7,102 V e 6,27 V respectivamente.

 

Antes de ligarmos tudo, testamos o microcontrolador principal, o NEC μPD75108 - Por que chamam isso de microcomputador e não microcontrolador? Datasheet NEC - Verificamos que não havia curto-circuito entre nenhuma das portas e nem entre o VDD e VSS. O que pra gente já seria um bom começo, a menos que houvessem problemas relacionados à EEPROM do mesmo. Ressoldamos ele na PCI do equipamento e ligamos. 

 

Ao ligar o aparelho, o VFD "pisca" as bandas do equalizador e logo em seguida zera tudo. Ficando somente os cantos que seriam as "legendas" do que é exibido ali iluminados. 

 

Vimos no datasheet do driver do VFD, disponível neste link e segundo o mesmo, a configuração inicial do display deveria ser feita nos primeiros 30 ciclos de clock. Isso gerou uma certa confusão. O pensamento inicial foi que o "microcomputador" estava gerando o clock e pré configurando o display e logo em seguida, entrando num estado de reset. 

 

Demos uma olhada no circuito que gera o reset para o microcomputador:

 

image.png.626bd307092618b2df14a8134ccc9823.png

 

Mais uma vez, temos circuitos que confiam na queda de tensão dos diodos (D502 e D55) para realizar uma "regulagem" na tensão de alimentação do microcomputador e monitorar a mesma linha, de forma que se houver uma queda de tensão, o mesmo entra num estado de reset, que é gerado pelo IC501, cujo datasheet está disponível neste link . Tentamos forçar o comportamento normal do circuito, com 3,7V no coletor de Q501 e 5,6V no pino de STOP do microcomputador, que vem do pino 3 do IC501. Porém, ainda sim não conseguimos fazer o microcomputador funcionar. 

 

Entendemos que o pino de clock desse microcomputador sempre deveria ter um sinal de alguns kHz para que seja feita a configuração dos periféricos: controle do display do equalizador e controle das bandas da placa de equalização das frequências:

 

image.png.56b02cd72f99421104916718c1446b68.png

 

Acontece que assim que ligamos o equipamento, o pino que gera o sinal CLK nesse microcomputador está com 5,6V. Há algumas tensoes incorretas também em outros pinos, por exemplo: todos os FCNT estão com 7,1V. 

Verificamos se há oscilação nos pinos X1 e X2 que estão conectados ao cristal, ela existe. E a frequência está correta. 

 

As fontes estão estáveis e as tensões ok. No momento estamos sem ideia do que fazer ou qual caminho seguir, a princípio, concluímos que o microcomputador está com problemas, mas falta alguma informação pra termos isso definitivo. 

 

Desde já agradeço a atenção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!