Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que devo me atentar ao trocar de gabinete?


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Boa noite! Estou planejando aproveitar a Black Friday para dar um upgrade no PC e quero comprar 2 "peças" novas: Gabinete e Placa de Vídeo. Pretendo comprar uma RTX 4060 (se possível de 3 fans) e sobre o gabinete quero um aquário. Não sou muito bom com informações técnicas mas sei que tudo deve bater. 

 

O que vocês me recomendariam a prestar a atenção antes de comprar meu gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, PedraX disse:

 ...largura para aircooler de 165mm pelo menos.

 

Pode ser 160mm, os air cooler com mais de 160mm são o DeepCool Assassin III/IV ou Noctua NH-D15, que como custam mais que WC, a maioria não compra.

 

Exemplo de gabinete com bom airflow, pena que é caro. DeepCool CH560.01.jpg?fm=webp&q=60

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

sobre o gabinete quero um aquário

Não adianta montar gabinete aquário e ele não ter boa refrigeração, logo se torna um forno.

 

Prefira gabinetes com a frente em mesh, a frente furada.

 

Tipo esse aqui: gabinete-gamer-superframe-wind-mid-tower

 

Também é bom olhar as especificações de tamanho da placa de vídeo, ver anuncio da placa de vídeo mesmo, e ver no anuncio do gabinete qual é o máximo suportado, estará em milimetros, mm, o valor convertido será em centimetros, por exemplo, 320mm, é 32,0cm.

 

É bom estar atento também sobre a parte de baias para HD e SSD, pois se você tem muito HD 3.5", pode acabar faltando espaço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth então no caso seria interessante eu pegar um aquário e já compras os fans pra poder ajudar na refrigeração? Ou até mesmo investir num watercooler?

 

@Elder Nauvirth @1lokos @PedraX e no que ajuda essa frente furada no gabinete?

@1lokos @PedraX @Elder Nauvirth

 

achei esse aqui rapaziada, não vem com ventoinhas mas posso comprar... Vi um kit de R$99,00 com 3 fans e controladora...

 

Aigo DarkFlash Pollux por R$155,90

 

image.png.8754fef1a742ff5610853b7b07839e1d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Filipe_Oliveira disse:

então no caso seria interessante eu pegar um aquário e já compras os fans pra poder ajudar na refrigeração? Ou até mesmo investir num watercooler?

negativo, leia novamente tudo

 

1 hora atrás, Filipe_Oliveira disse:

e no que ajuda essa frente furada no gabinete?

Vou te dizer na prática: pense no radiador do carro, porque você acha que está lá na frente?

É o mesmo caso, o ar frio, que é mais pesado que o ar quente entra no gabinete e pela passagem nas aletas dos radiadores( tem radiador no sistema de refriamento da CPU e GPU) faz o resfriamento do líquido refrigerante  para tirar o calor gerado nessas peças.

No caso desses "aquários" a troca não é eficiente.Primeiro que o fluxo é oblíquo, o ar "bate" do outro lado antes de subir, cria um turbilhão.

Segundo, por ter muito volume o direcionamento se perde, é como se estivesse tudo aberto.

E se não acredita, veja as reclamações de quem comprou.Encheram de FAN e continua aquecendo.

2 horas atrás, Filipe_Oliveira disse:

Aigo DarkFlash Pollux por R$155,90

Gabinete ok, só achei ele meio "baixinho". Vai colocar que tipo de cooler?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Filipe_Oliveira disse:

@Elder Nauvirth então no caso seria interessante eu pegar um aquário e já compras os fans pra poder ajudar na refrigeração? Ou até mesmo investir num watercooler?

Melhor partir para gabinete com a frente mesh, se os aquário não tem isso, evita.

 

Não vai resolver nada pegar um gabinete fechado e colocar WC, não vai ter ar passando para a refrigeração.

 

Gabinete com a frente furada ajuda na refrigeração, já que os fans vai puxar ar de fora e jogar para dentro, explicação sobre aqui o amigo @PedraX já deu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elder, é que eu me distraí, mas ele já tinha decidido um outro gabinete mais baratinho, mas que serve a ele, é lógico que não sabendo a configuração que vai lá dentro não dá para saber se vai ter limitações.

4 horas atrás, PedraX disse:

Gabinete ok, só achei ele meio "baixinho". Vai colocar que tipo de cooler?

Filipe, seria melhor você dizer a config completa do PC porque dependendo esse Aigo pode dar problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX @Elder Nauvirth valeu pelo empenho pessoal! As configurações do meu pc são:

 

Placa-mãe: ASRock A320M-HD;

Processador: Ryzen 5 2400g com GPU Radeon Vega 11 (1gb), 6mb de cachê, quad-core, 8 threads;

RAMs: 2x8gb Asgard 3200mHz (uso atualmente em 2993mHz por causa do processador que dá problema se usar a 3200);

Fonte: Corsair VS600 (600w) 80 plus

 

AH! Importante lembrar que vou dar um upgrade da placa de vídeo... algo entre uma RTX 4060 de 299mm (3 fans) e 250 mm (2 fans)...

 

 

5 horas atrás, PedraX disse:

Vou te dizer na prática: pense no radiador do carro, porque você acha que está lá na frente?

É o mesmo caso, o ar frio, que é mais pesado que o ar quente entra no gabinete e pela passagem nas aletas dos radiadores( tem radiador no sistema de refriamento da CPU e GPU) faz o resfriamento do líquido refrigerante  para tirar o calor gerado nessas peças.

No caso desses "aquários" a troca não é eficiente.Primeiro que o fluxo é oblíquo, o ar "bate" do outro lado antes de subir, cria um turbilhão.

Segundo, por ter muito volume o direcionamento se perde, é como se estivesse tudo aberto.

E se não acredita, veja as reclamações de quem comprou.Encheram de FAN e continua aquecendo.

Explicação perfeita! Entendi agora... não sabia que tinha tanto problema de refrigeração... estou montando meu setup dos sonhos e comprando tudo aos poucos... sempre achei lindo um aquário mas n sabia dessas complicações...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, o limite da VGA é 300mm de comprimento.

Ficará apertado porque essa  MB 320 é mATX  e passa alguns cabos onde a 4060 ficaria.

Como eu já tinha alertado, o Aigo é "baixinho", na prática ficará bem apertado instalar FAN no topo e muito menos um WC se fosse colocar.

E uma 320 não suportará bem uma CPU e VGA mais potente, falta estabilidade de corrente.

Dê uma repensada no orçamento !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX li nas especificações da MB que suporta até um 5700X... infelizmente 2 mil é o que posso pagar no momento e usaria a Black Friday pra comprar a 4060 e o gabinete... Pensando no espaço, qual especificação de gabinete me recomendaria pra utilizar as minhas configs com essa VGA? Não estou pensando em desempenho competitivo para jogos e afins... Ultimamente só uso meu computador para um Valorant e o Figma (programa de prototipagem). Sou Designer Gráfico e estou priorizando a VGA por isso também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo! @PedraX , já fiz algumas anotações onde vi 4060 na media dos 2 mil antes mesmo da black friday... 

 

image.thumb.png.75ff4d027122dee2dca636b68378284f.png

 

 

Essa estava por 1900,00

image.thumb.png.d6190c27146574a04314590698558924.png

 

e algumas outras... Claro que se for necessário passar 300, 400 reais a mais pra poder comprar elas e um gabinete, consigo dar um jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Obrigado! Só mais uma pergunta para eu marcar sua solução... Já agradeço ao empenho e paciência comigo mano.

 

16 horas atrás, PedraX disse:

Como eu já tinha alertado, o Aigo é "baixinho", na prática ficará bem apertado instalar FAN no topo e muito menos um WC se fosse colocar.

E uma 320 não suportará bem uma CPU e VGA mais potente, falta estabilidade de corrente.

Aqui você disse sobre o gabinete que sugeri, ser baixinho e alertou sobre o pouco espaço pra uma 4060... Qual a diferença de espaço entre esses COUGARs que você sugeriu? Porque meu sonho é um setup branco, então estou procurando um gabinete branco entende? Aprendi sobre o Air Flow com vocês e não queria errar nesse aspecto do espaço na hora de escolher a versão branca... Procurei a mesma na versão branca mas só achei modelo um pouco diferente, mas não sei se a especificação técnica seria a mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos Cougar o Airface é o mais novo  - R$ 380,00 - na cor branca (encarde logo).

Diferencial: tem filtro de poeira frontal removível. O limite para GPU (VGA) é 330mm.

 

385zd1000057.jpg

 

Tem o Archon 2 na cor branca.

Limite GPU: 315mm

 

SuperFrame Magic (branco)  - R$ 359,90

Filtro de poeira frontal removível.

Faixa de LED: ARGB, com modo música 😜 

Limite GPU: 410mm (cabe qualquer uma)

 

Mas se esta disposto a gastar R$ 400,00 com gabinete (tem modelos de ~R$ 200,00 que atende bem), considere o

 

Montech Air 903 Max (branco) - R$ 389,00

Inclui 4 fans bons - 140mm, PWM, CFM 84, pressão 2.4 - um jogo avulso custa uns R$ 200,00.

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
54 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

Qual a diferença de espaço entre esses COUGARs que você sugeriu?

Tamanho: 215 x 505 x 424 (mm) e 210 x 470 x 380 (mm)

Eu iria de MX440 porque vai ter muito mais versatilidade no futuro.

Já o Archon 2 é mais compacto e se você não sair de uma MB mATX já é mais que suficiente.

O MX440 não tem branco, mas como já alertado, gabinetes brancos encardem e ficarão feios no médio prazo,...

Na boa, já citaram várias vezes as mazelas de um setup branco.Até pode ser bonitinho no começo, mas vira sapo em pouco tempo. Se não tivesse pó no ar, se os dedos não tivessem gordura, se o ar não fosse poluído....

PS: já tive gabinete branco. Fica amarelão também(é por causa da gordura)

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Salve pae, to querendo um gabinete novo porque vou comprar uma RTX 4060 TI e tenho um watercooler de 240mm mas meu gabinete atual é muito pequeno.
Estava pensando ou no MX440 ou nesse SuperFrame Magic, unico ***** desse Magic é que ele é branco.. Mas de resto acha que de todas as opções até R$ 500 eles são os melhores?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Gabriel Falcaro disse:

...acha que de todas as opções até R$ 500 eles são os melhores?

 

Mas melhor em que?

 

O Air 903 suporta VGA até 400mm, suporta WC de 360mm na frente e no topo, air cooler de até 180mm de altura, compare com os outros modelos. Inclui fans melhores que todas as outras opções, que valem metade do preço. O ponto fraco é que esteticamente o modelo é bem "sem sal".

 

O Cougar Airface tem o diferencial de ter filtro de poeira frontal removível, se isso é relevante para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Então no caso esse "melhor" seria praticamente isso que você disse, preciso de um cpu para colocar minha RTX 4060 e um water cooler 240mm, o meu atual não cabe a placa de Vídeo pois tenho um water cooler na frente, ai estou procurando um que caiba tudo isso e fique na faixa dos R$ 500.
Como recomendaram ali em cima tava pensando em ir nesse MX440, esta no preço bom e pelo que vi vai caber tudo.
Estava de olho nesse SuperFrame MAgic também mas cpu branco não gosto muito


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!