Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber qual dessas opções me dariam mais desempenho no fim das contas. No caso dos 128GB, o processador aguenta 4x32GB em 2933MHz caso seja single rank e 2666MHz no caso de ser dual rank. Compensa mais ter 64GB numa frequência mais alta ou o dobro de RAM em uma frequência um pouco menor?

Postado

@João Dunham A questão é você precisa de 128Gb?

Porque se com o que você trabalha só usa 16Gb, são 112Gb que não estão sendo utilizados para nada. E no fim, você vai se beneficiar muito mais da frequência do que da quantidade de RAM.

Agora se sua RAM está chegando a 100% de uso você vai se beneficiar mais com mais RAM.

Postado

@Gui GC Acredito que no futuro eu precisaria de mais ram sim. Esse pc que eu to montando seria um high end am4. O máximo que dá pra compartilhar com o processador são 16GB e eu pretendia colocar no mínimo uma 3060 ou acima depois. Sem contar que conforme o tempo passa os jogos vão ficando mais pesados e exigindo mais dos PCs. O caso desse Pc é pra jogar vários jogos atuais pesados e estar preparado já para o futuro dos jogos

Postado
3 minutos atrás, João Dunham disse:

@Gui GC Acredito que no futuro eu precisaria de mais ram sim. Esse pc que eu to montando seria um high end am4. O máximo que dá pra compartilhar com o processador são 16GB e eu pretendia colocar no mínimo uma 3060 ou acima depois. Sem contar que conforme o tempo passa os jogos vão ficando mais pesados e exigindo mais dos PCs. O caso desse Pc é pra jogar vários jogos atuais pesados e estar preparado já para o futuro dos jogos

Então nenhuma das configs é adequada. O certo é jogar fora a RAM inteira e montar um PC AM5 usando o 7800x3D.

Mas se você insiste porque insiste em AM4, use 2x16gb que vai ter o máximo de desempenho (dual channel com dual rank) com o mínimo de RAM necessário (16gb) para poder fazer o máximo de overclock que os pentes e o processador aguentarem (embora frequência da RAM não importe muito para o 5800x3D). De qualquer forma, esquece 64gb+, só vai é diminuir o desempenho da máquina.

• Triste 1
Postado

@João Dunham Se é para jogos, frequência vai te beneficiar mais. E no momento mais do que 16gb, é praticamente jogar dinheiro fora. Algumas exceções talvez precisem de 32gb.

E quando um jogo precisar de 64gb, seu computador provavelmente vai ser considerado lixo eletrônico. Já existe DDR5.

Postado

@Imakuni não entendi porque 16GB se o máximo que ela aguenta sem overclock são 2x32GB em 3200mhz

Quanto mais capacidade, mais difícil é fazer o overclock. Ou seja, depois de satisfazer todos os outros critérios, você quer o mínimo possível.

@Gui GC Então basicamente é melhor juntar mais um pouco e montar um AM5?

Foi o que eu disse.

***** que eu vi algumas pessoas se estressando com AM5 agora, parece estar bastante instável ainda

É, toda mudança de plataforma tem problemas no começo. Hoje em dia já está bem mais estável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!