Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reinicia em jogos pesados: RX7600 + Ryzen 5600g


Posts recomendados

Pessoal, comprei uma RX 7600 ontem. Instalei, tudo certinho, etc. Meu setup é o seguinte:

 

MONITOR: LG 29WK600-W UltraWide FHD (Resolução 2560x1080)

PSU: PCYES ELECTRO V2 Bronze 650w
placa-mãe: A520M-DS3H

CPU: Ryzen 5600G

GPU: RX 7600

RAM: 2X8GB DDR4 3600MHz

SSD M.2 NVMe: WDS500G2B0C

 

image.thumb.png.c833566796e2d074d1e2ef6b6411fa80.png

 

 

 

Coloquei alguns jogos normais, até ai tudo rodando de boa. Quando fui colocar uns jogos mais pesados, mais especificamente o Doom Eternal no Ultra, o jogo funciona alguns minutos e depois o PC reinicia sozinho.

 

 

Tentei rodar o Superposition Benchmark com o seguinte preset e depois de uns minutos o PC reinicia também.

 

image.png.06adc0e6f601332ba5b4c016acd2da5d.png

 

 

Fazendo um Stress-Test de CPU, System Memory e GPU pelo AIDA64, com duração aproximada de 2min, o PC não reiniciou e o AMD Adrenalin marcou o seguinte:

 

image.thumb.png.88acc2a81d0d3909b4277ea212cf422b.png

 

Fazendo um Stress Test com o FurMark o resultado foi esse, e o PC não reiniciou:

 

image.png.87d95709f074ac13065fc3e2475e7019.png

 

 

Olhando o Log de Eventos do Windows nos momentos de reinicialização, selecionei os que parecem mais estranhos na lista.

 

image.png.d50a32fbe58099915f591556b42e786d.png

 

image.png.8c080b802a484d94cdf500d655c5b76a.png - Já desinstalei o AMDRyzenMaster, limpei registro, etc, porém esse erro continua aparecendo.

 

image.png.6dbb936786995680d01f2bb3e297a1a6.png

 

image.png.28692396b0bda2115dfbb07050ce10db.png

 

image.png.d518d6a8e3ae7a89c11b18ed13da8f88.png

 

 

 

Tentei elencar algumas possíveis causas para o problema, e como tenho os 7 dias para devolução, queria esgotar as possibilidades.

 

1) Problema da GPU em si

2) Problema da fonte que não está aguentando

3) Problema da placa-mãe por ser um modelo de entrada com PCIe 3.0

4) Problema de Driver da AMD bugado nessa versão

5) Alguma coisa na BIOS que está mal configurada

6) Alguma configuração do Doom Eternal e do Superposition Benchmark que estou colocando errado

 

 

 

Existe mais algum Bench ou algo a mais que eu possa fazer para tentar diagnosticar exatamente o problema? De repente formatar o PC e tentar instalar os drivers do zero, sei lá.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • wkwerg0h alterou o título para PC reinicia em jogos pesados: RX7600 + Ryzen 5600g

Amigo, como o próprio log do windows diz que o pc pode ter perdido acesso a energia, não posso afirmar, mas é quase com toda certeza que o problema seja a fonte não esteja conseguindo empurrar a rx 7600.

Mas formatar pra versão mais recente do Windows também poderia ser bom pra ter certeza que não seja este o problema.

Qual o modelo exato da fonte? Quais drivers você tá usando na rx? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Otávio Amorim disse:

Amigo, como o próprio log do windows diz que o pc pode ter perdido acesso a energia, não posso afirmar, mas é quase com toda certeza que o problema seja a fonte não esteja conseguindo empurrar a rx 7600.

Mas formatar pra versão mais recente do Windows também poderia ser bom pra ter certeza que não seja este o problema.

Qual o modelo exato da fonte? Quais drivers você tá usando na rx? 

 

A fonte talvez seja a minha principal suspeita mesmo, porém é estranho o PC não reiniciar no FurMark em QHD, por exemplo, e reiniciar em outras coisas, por isso estou na dúvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria uma boa usar o ddu pra desinstalar os driver da sua placa e reinstala-los. Assim não seria necessário a formatação do sistema.

Se isso não adiantar, te recomendaria remover a placa de vídeo e usar o vídeo integrado do Ryzen 5600G e testa no mesmo jogo pra ver se o pc reinicia. (Aliás, você deveria ter comprado o modelo 5600, sem vídeo integrado pois você já usa placa de vídeo.) Também pode ser algum conflito entre o processador e a rx 7600, pois como eu disse: ele tem vídeo integrado

 

9 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

A fonte talvez seja a minha principal suspeita mesmo, porém é estranho o PC não reiniciar no FurMark em QHD, por exemplo, e reiniciar em outras coisas, por isso estou na dúvida.

Isso ocorre porque provavelmente cada programa usa seu metódo expecifico de teste/estresse/benchmark

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Otávio Amorim disse:

Seria uma boa usar o ddu pra desinstalar os driver da sua placa e reinstala-los. Assim não seria necessário a formatação do sistema.

Se isso não adiantar, te recomendaria remover a placa de vídeo e usar o vídeo integrado do Ryzen 5600G. (Aliás, você deveria ter comprado o modelo 5600, sem vídeo integrado pois você já usa placa de vídeo.) Também pode ser algum conflito entre o processador e a rx 7600, pois ele tem Vídeo integrado

 

Isso ocorre porque provavelmente cada programa usa seu metódo expecifico de teste/estresse/benchmark

 

Opa, eu já desinstalei os drivers usando o DDU e instalei de novo.

 

Uso o 5600g há uns dois anos e peguei a 7600 agora, mas já tentei desativar o vídeo integrado e não adiantou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

Opa, eu já desinstalei os drivers usando o DDU e instalei de novo.

 

Uso o 5600g há uns dois anos e peguei a 7600 agora, mas já tentei desativar o vídeo integrado e não adiantou.

Então você nunca teve este problema antes de pegar a 7600, certo?

Pois então a fonte já não deve estar dando conta do recado mesmo.

Como eu pedi antes, manda o medlo da fonte e os drivers que você usa na 7600 certinho pra facilitar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Otávio Amorim disse:

Amigo, como o próprio log do windows diz que o pc pode ter perdido acesso a energia, não posso afirmar, mas é quase com toda certeza que o problema seja a fonte não esteja conseguindo empurrar a rx 7600.

Mas formatar pra versão mais recente do Windows também poderia ser bom pra ter certeza que não seja este o problema.

Qual o modelo exato da fonte? Quais drivers você tá usando na rx? 

 

Fonte PCYES ELECTRO V2 650W - Modelo ELECV2PTO650W

 

Estou usando os últimos drivers disponíveis no site: Adrenalin 23.11.1 (WHQL Recommended)

 

55 minutos atrás, Alisson93 disse:

Tentou atualizar a BIOS da placa-mãe ? 

 

Atualizado.

51 minutos atrás, Otávio Amorim disse:

Então você nunca teve este problema antes de pegar a 7600, certo?

Pois então a fonte já não deve estar dando conta do recado mesmo.

Como eu pedi antes, manda o medlo da fonte e os drivers que você usa na 7600 certinho pra facilitar

 

Nunca tive esse problema antes de colocar a 7600, por isso estou achando que é fonte também, mas em tese esse modelo deveria aguentar, eu acho, não é tão ruim assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

Fonte PCYES ELECTRO V2 650W - Modelo ELECV2PTO650W

 

Estou usando os últimos drivers disponíveis no site: Adrenalin 23.11.1 (WHQL Recommended)

 

 

Atualizado.

 

Nunca tive esse problema antes de colocar a 7600, por isso estou achando que é fonte também, mas em tese esse modelo deveria aguentar, eu acho, não é tão ruim assim.

Ora, pois: A RX7600 é um problemão em placas pcie 3.0 . Desculpe-me pela demora mas agora que fui lembrar sobre isso! O problema não é sua fonte, muito menos os drivers! O mais recomendável nesse caso é que você:

1) Troque de placa-mãe e use-a sem a rx7600 até a nova chegar

2) Compre uma placa de vídeo que funcione melhor em PCIe 3.0

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Trudys disse:

Baixa a frequência da memória pra 3200 e testa de novo

 

Fui tentar baixar para 3200 e acho que fiz alguma besteira na BIOS. Hahahaha

Tive de abrir e mandar um ClrCMOS para resetar a BIOS.

 

10 minutos atrás, Otávio Amorim disse:

Ora, pois: A RX7600 é um problemão em placas pcie 3.0 . Desculpe-me pela demora mas agora que fui lembrar sobre isso! O problema não é sua fonte, muito menos os drivers! O mais recomendável nesse caso é que você:

1) Troque de placa-mãe e use-a sem a rx7600 até a nova chegar

2) Compre uma placa de vídeo que funcione melhor em PCIe 3.0

 

 

 

Sério? Vi vários reviews da galera falando que a diferença de desempenho em jogo era de 5-10% mas que funcionava de boa. Será que pode ser alguma coisa que eu preciso mexer na BIOS?

 

Se você fosse recomendar uma nova placa-mãe e fonte, em termos de custo-benefício, quais seriam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

Fui tentar baixar para 3200 e acho que fiz alguma besteira na BIOS. Hahahaha

Tive de abrir e mandar um ClrCMOS para resetar a BIOS.

 

 

Sério? Vi vários reviews da galera falando que a diferença de desempenho em jogo era de 5-10% mas que funcionava de boa. Será que pode ser alguma coisa que eu preciso mexer na BIOS?

 

Se você fosse recomendar uma nova placa-mãe e fonte, em termos de custo-benefício, quais seriam?

Por incrivel que pareca, sim... A rx7600 é um desastre em pcie 3.0 . É a Apple das compatibilidades 😅

Sobre as recomendações, essa fonte aí deve aguentar esse pc por mais um tempo, nem precisa se preocupar por enquanto.

Sobre a placa-mãe, lhe recomendo estas aqui. Dê uma olhada:

Biostar B550MH

GIGABYTE B550M

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Otávio Amorim disse:

Por incrivel que pareca, sim... A rx7600 é um desastre em pcie 3.0 . É a Apple das compatibilidades 😅

Sobre as recomendações, essa fonte aí deve aguentar esse pc por mais um tempo, nem precisa se preocupar por enquanto.

Sobre a placa-mãe, lhe recomendo estas aqui. Dê uma olhada:

Biostar B550MH

GIGABYTE B550M

 

 

Achei uma B550M DS3H AC por R$629 com cupom. Parece ser um preço razoável também, sei lá.

 

Mas ainda estou chateado em pensar que no final das contas pode ser a placa-mãe. Não é possível isso... Hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

Achei uma B550M DS3H AC por R$629 com cupom. Parece ser um preço razoável também, sei lá.

 

Mas ainda estou chateado em pensar que no final das contas pode ser a placa-mãe. Não é possível isso... Hahahaha

Triste mesmo... hahahah

Pena que não é um "talvez" tá mais pra um "com certeza" mesmo hahahah

A B550M é boa mesmo, a melhor custo-beneficio no seu caso. Eu diria...

@wkwerg0h Mas é isso amigo

Tenta deixar os graficos mais baixos por enquanto pra não exigir tanto da placa de vídeo, e o resto só tristeza 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Otávio Amorim disse:

Triste mesmo... hahahah

Pena que não é um "talvez" tá mais pra um "com certeza" mesmo hahahah

A B550M é boa mesmo, a melhor custo-beneficio no seu caso. Eu diria...

@wkwerg0h Mas é isso amigo

Tenta deixar os graficos mais baixos por enquanto pra não exigir tanto da placa de vídeo, e o resto só tristeza 😅

 

O problema é que até chegar qualquer coisa que eu compre, vão passar os 7 dias para devolver a 7600, então se o problema por algum acaso for ela, estou ferrado...

 

Talvez eu pegue logo uma fonte junto, tipo uma Cooler Master MWE Bronze V2 650W na faixa dos R$ 400. Sabe se tem alguma outra melhor em custo-benefício? Vi que essa esta no Tier B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

O problema é que até chegar qualquer coisa que eu compre, vão passar os 7 dias para devolver a 7600, então se o problema por algum acaso for ela, estou ferrado...

 

Talvez eu pegue logo uma fonte junto, tipo uma Cooler Master MWE Bronze V2 650W na faixa dos R$ 400. Sabe se tem alguma outra melhor em custo-benefício? Vi que essa esta no Tier B.

Então... como eu disse: Trocar a placa de Vídeo e pegar outra que seja "melhor" em pcie 3.0 fica muito mais em conta pra você.

Essa fonte aí é boa demais. Te recomendaria a REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS

Ambas são bem semelhantes, quase a mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Otávio Amorim disse:

Então... como eu disse: Trocar a placa de Vídeo e pegar outra que seja "melhor" em pcie 3.0 fica muito mais em conta pra você.

Essa fonte aí é boa demais. Te recomendaria a REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS

Ambas são bem semelhantes, quase a mesma coisa. 

 

Qual seria o caso de alguma "melhor" em PCIe 3.0? Uma 4060 da vida?

Cara, essa REAL ELECTRO V2 é a minha, ou então um modelo mais novo dela, porém é exatamente a mesma coisa de aparência, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, wkwerg0h disse:

 

Qual seria o caso de alguma "melhor" em PCIe 3.0? Uma 4060 da vida?

Cara, essa REAL ELECTRO V2 é a minha, ou então um modelo mais novo dela, porém é exatamente a mesma coisa de aparência, etc.

Realmente, como eu disse: São 2 fontes muito semelhantes... Por isso te disse sobre ser melhor ficar com esta por um tempo pra depois conseguir pegar uma bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!