Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento ou está na temperatura normal? Ryzen 7 5700x Gargalo?


Posts recomendados

Bom dia pessoal, recentemente efetuei a montagem de um pc gamer, depois de montado, andei observando a temperatura da CPU... Na BIOS ela chegava a 70º graus, fiz alguns ajuste deste tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1624969-instalação-do-water-cooler/, agora ela se mantem em 67/68 graus.

image.thumb.png.78e4d5723659437232e0e11196aeddfd.png

 

 

E no pointblank (jogo extremamente leve) ele chegou a 78º graus.

https://imgur.com/M90r9Dg

 

A temperatura está alto, ou é normal?

 

Também tentei jogar warzone, mas está travando ao iniciar e depois fecha, ainda conseguir entrar em uma partida, mas trava demais. (acredito que seja pela memória RAM 8gb DDR4 2400mhz)

 

Segue a configuração;

Ryzen 7 5700x

ASUS Tuf b550m Plus

Fonte MSI 650w

memória RAM Hyperx 8GB DDR4 2400mhz (Coloquei essa até a minha Corsair 16gb 3600mhz chegar)

HD 290GB (Até meu SSD KingSpec 7000 chegar)

WaterCooler Rise Mode 240MM

RX 6750 XT 12gb

 

A Bomba está instalado de forma correta, o plastico foi retirado, a pasta térmica que utilizei foi a da Rise Mode.

 

 

Percebi também que ao iniciar ele da algumas travadas bem pequenas. E na área de trabalho, quando aperta com o botão direito do mouse, demora de carregar (as vezes logo ao iniciar) e ao atualizar também. As vezes abre alguns arquivos simultâneos e enquanto carrega, alguns trava e depois volta 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Hancki alterou o título para Superaquecimento ou está na temperatura normal? Ryzen 7 5700x Gargalo?

Na verdade uma boa temperatura é ter um bom conjunto de gabinete bem ventilado, fans posicionadas corretamente respeitando o fluxo de ar adequado e um bom aircooler/watercooler no processador.

Só um desses componentes não te garante uma temperatura ideal ... tem q ter o conjunto.

Informe seu gabinete, fans como estão posicionadas, se o watercooler está jogando o ar para fora do gabinete.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, consegui resolver o meu caso.
 

Instalei water cooler para Ryzen 5 5600, e pegava 80°c ingame, fui ver e estava mal parafusado a bomba (os parafusos não estavam parafusados até o fim) e então não fazia o contato 100% com cpu, se possível confira isso em específico.


Confira também na BIOS se sua bomba está para trabalhar em 100%.
Em ultima hipotese, eu recomendaria undervolt pra redução de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhyner Bom dia meu amigo; Bom, o radiador (frontal) e os fans superiores estão jogando ar para dentro do gabinete (totalizando 4 fans) e a trás tem 1 fan de exaustão. 

Meu gabinete é da gamemax typhoon coc https://www.gamemax-br.com/produto/typhoon.

 

 

@Leo Collette Vou fazer essa verificação também.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Hancki disse:

@Rhyner Bom dia meu amigo; Bom, o radiador (frontal) e os fans superiores estão jogando ar para dentro do gabinete (totalizando 4 fans) e a trás tem 1 fan de exaustão. 

Meu gabinete é da gamemax typhoon coc https://www.gamemax-br.com/produto/typhoon.

 

 

@Leo Collette Vou fazer essa verificação também.

 

 

@Hancki  Eu geralmente costumo colocar sempre o watercooler na parte de cima jogando o ar para fora, pois sempre que coloco ele na parte da frente as temperaturas da gpu sobem devido ao ar quente gerado pelo radiador e fans do watercooler.

Mas isso é questão de testar e varia com o gabinete e qualidade das fans instaladas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Collette @Rhyner

Bom dia, aqui está um print de agora pela manhã;

image.thumb.png.1959d6290a9d9f81f75e16fbf4d6170c.png

Isso sem nenhum recuso aberto.

 

Verifiquei os parafusos igual o @Leo Collette mencionou e estava todos bem apertado até o final.

Esqueci também de mencionar que a temperatura da minha cidade varia entre 35~39 graus, e está bem abafado ultimamente.

 

@1lokos @Crixus Champion

 

Podem da uma ajudinha aqui também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hancki Esses travamentos que você está sentindo provavelmente tem muito mais relação com o sistema estar em um HD. Windows 10 e 11, só com SSD.

 

A temperatura por outro lado, esta um pouco alta, mas diria que aceitável. Ainda mais porque você mora em um local quente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Opa Gui, realmente os travamentos foram por causa do HD, ontem efetuei a instalação do SSD, melhorou 100%.

 

Mas mesmo a temperatura chegando a 83 Graus? Quinta feira estava jogando pointblank, com o discord, e o msi afterburner abertos; Através do MSI, observei a temperatura chegando a 83 Graus.

 

O print acima eu tinha acabado de ligar o PC, coisa de 5 minutos.

Agora depois de um tempo ela deu uma abaixada, veja:

image.thumb.png.b7c6e6ac835a0d55a23708307430e3f9.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hancki De fato, jogando e batendo 83°c eu diria que não é normal.


Eu particularmente faria um undervolt neste caso pois tenho TOC com temperatura, vai reduzir tensão, consequentemente temperatura, mantendo performance de clock nos cores.

 

A ideia de undervolt é no teste, você vai travar os cores em 1 clock específico dentro da margem do CPU e ir baixando a tensão de 10 a 20 milivolts por vez, reiniciar o PC, fazer teste de stress, jogar, e ver se ele não dá tela azul, ou trava, ou algum outro sintoma.
Ex: Ryzen 5 5700x (clock 3.4 até 4.6ghz)
Eu travaria o clock em 4.5ghz, 100mhz de margem

E como mencionei iria baixando a tensão em 20milivolts por vez por exemplo, e testando a estabilidade do PC.

 

No meu caso com um Ryzen 5 5600 eu consegui travar em 4.3ghz o clock em todos cores e 1.15v.

 

Aqui 1 vídeo exemplo de como funciona mas está em inglês:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Collette Sou muito leigo nessa parte…  Então teria algumas perguntas.

Isso poderia danificar o meu pc/processador de alguma forma? 
É algo reversível?

A longo/médio/ou pequeno prazo pode ter danos/ou prejuízos na máquina?

 

Pensei também na possibilidade de comprar um aircooler, mas vender esse wc antes. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hancki eu tentaria o undervolt como última alternativa, pois você irá limitar o seu processador consumindo menos e ocasionando em um menor aquecimento.

Porém do meu ponto de vista, ao comprar um processador você quer usar ele em seu potencial todo e a última coisa que gostaria seria limitá-lo.

 

Tente ver a posição do watercooler, se não cometeu o erro de deixar a bomba do watercooler acima do nível do radiador. No vídeo abaixo há explicações sobre o ideal posicionamento do watercooler.

 

5 horas atrás, Hancki disse:

Isso poderia danificar o meu pc/processador de alguma forma? 

Não.

 

5 horas atrás, Hancki disse:

É algo reversível?

Sim, basta você voltar as configurações.

5 horas atrás, Hancki disse:

A longo/médio/ou pequeno prazo pode ter danos/ou prejuízos na máquina?

Undervolt não gera prejuízos, o máximo que você terá é uma menor performance devido a limitação na qual você deixou.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hancki complementando o que o @Rhyner  falou:

A 'limitação' de performance só vai existir se voce reduzir muito o clock dos cores no caso de um undervolt.
Por padrão o CPU varia o clock conforme a carga, ex: entre 3.4 e 4.4ghz.
No caso do undervolt o que voce faz é diminuir a tensão que o CPU trabalha, diminuindo temperatura, e vai travar um clocks específico nos cores do cpu (não vai variar o clock) e encontrando a tensão ideal para ter estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2023 às 10:28, Leo Collette disse:

@Hancki De fato, jogando e batendo 83°c eu diria que não é normal.


Eu particularmente faria um undervolt neste caso pois tenho TOC com temperatura, vai reduzir tensão, consequentemente temperatura, mantendo performance de clock nos cores.

 

A ideia de undervolt é no teste, você vai travar os cores em 1 clock específico dentro da margem do CPU e ir baixando a tensão de 10 a 20 milivolts por vez, reiniciar o PC, fazer teste de stress, jogar, e ver se ele não dá tela azul, ou trava, ou algum outro sintoma.
Ex: Ryzen 5 5700x (clock 3.4 até 4.6ghz)
Eu travaria o clock em 4.5ghz, 100mhz de margem

E como mencionei iria baixando a tensão em 20milivolts por vez por exemplo, e testando a estabilidade do PC.

 

No meu caso com um Ryzen 5 5600 eu consegui travar em 4.3ghz o clock em todos cores e 1.15v.

 

Aqui 1 vídeo exemplo de como funciona mas está em inglês:

 

 

Bom dia,tenho o mesmo processador (5700x) com um wc  le500 , aqui na minha cidade faz 38~39 graus ,quarto bem quente... Jogando um mw3 ele chega a bater 80 graus o cdd , jogando outros jogos como valorant e cs ele não passa de 74 . É preocupante ?

Em 02/12/2023 às 10:28, Leo Collette disse:

@Hancki De fato, jogando e batendo 83°c eu diria que não é normal.


Eu particularmente faria um undervolt neste caso pois tenho TOC com temperatura, vai reduzir tensão, consequentemente temperatura, mantendo performance de clock nos cores.

 

A ideia de undervolt é no teste, você vai travar os cores em 1 clock específico dentro da margem do CPU e ir baixando a tensão de 10 a 20 milivolts por vez, reiniciar o PC, fazer teste de stress, jogar, e ver se ele não dá tela azul, ou trava, ou algum outro sintoma.
Ex: Ryzen 5 5700x (clock 3.4 até 4.6ghz)
Eu travaria o clock em 4.5ghz, 100mhz de margem

E como mencionei iria baixando a tensão em 20milivolts por vez por exemplo, e testando a estabilidade do PC.

 

No meu caso com um Ryzen 5 5600 eu consegui travar em 4.3ghz o clock em todos cores e 1.15v.

 

Aqui 1 vídeo exemplo de como funciona mas está em inglês:

 

 

Bom dia,tenho o mesmo processador (5700x) com um wc  le500 , aqui na minha cidade faz 38~39 graus ,quarto bem quente... Jogando um mw3 ele chega a bater 80 graus o cdd , jogando outros jogos como valorant e cs ele não passa de 74 . É preocupante ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!