Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual posição ideal do water cooler ?


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Vamos la, ja vi varios videos e aqui eu n achei um topico falando disso e também tem as particularodades do gabinete.

 

Meu gabinete é o Gabinete rise mode glass 06x fans, Mid Tower, lateral em vidro fumê e frontal em vidro temperado. Foto em anexo.

 

CPU Ryzen 5 4600g

GPU RTX 3060 12 gb

Ram 2x 8gb= 16gb

Fonte MSI 650w 80 plus

 

1- Eu sei que a bomba tem que ficar abaixo do topo do radiador onde o ar vai ficar, mas o topo é onde ta a mangueira ou o outro lado? 

 

2- Frontal ou na parte superior? Frontal a parte mais alta fica rente onde ficará a bomba no processador, e no topo o water cooler provavelmente vai puxar o ar quente que sobe, porém são 3 fans na frente jogando ar e é bem perto então acho que pra um gabinete pequeno n teria esse fluxo. A questão é o water cooler em cima vai puxar o ar quente daaquina e prejudicar a eficiencia?

 

3- Se for frontal mangueira pra baixo ou pra cima?

 

4- As fans puxando o ar dentro da maquina ou fora da maquina? Radiador pro lado de dentro ou de fora?

 

O water cooler é da pichau WATER COOLER PICHAU AQUA V2 S220, ARGB, 240MM, PG-AV220-ARGB.

 

Qual melhor posição pro meu gabinete?

 

Temperatura sem water cooler e sem as fans fazendo o fluxo de ar

 

-CPU off game 55-60 C°

-Em game (dependendo do jogo) 70-77 C°

 

 

 

 

IMG-20231122-WA0070.jpeg

IMG-20231122-WA0083.jpeg

IMG-20231122-WA0056.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, DaviAMG disse:

1- Eu sei que a bomba tem que ficar abaixo do topo do radiador onde o ar vai ficar, mas o topo é onde ta a mangueira ou o outro lado? 

 

2- Frontal ou na parte superior? Frontal a parte mais alta fica rente onde ficará a bomba no processador, e no topo o water cooler provavelmente vai puxar o ar quente que sobe, porém são 3 fans na frente jogando ar e é bem perto então acho que pra um gabinete pequeno n teria esse fluxo. A questão é o water cooler em cima vai puxar o ar quente daaquina e prejudicar a eficiencia?

 

3- Se for frontal mangueira pra baixo ou pra cima?

 

4- As fans puxando o ar dentro da maquina ou fora da maquina? Radiador pro lado de dentro ou de fora?

 

O water cooler é da pichau WATER COOLER PICHAU AQUA V2 S220, ARGB, 240MM, PG-AV220-ARGB.

 

Qual melhor posição pro meu gabinete?

  1. Vamos ser mais precisos: não é que a bomba tem que ficar abaixo do topo do radiador, basta que ela não seja o ponto mais alto do sistema. Ou seja, basta que alguma parte do radiador fique acima do nível da bomba, não precisa ser ele inteiro.
  2. Se seu gabinete suporta no topo, é lá que você coloca. Sim, acaba ficando um pouco mais quente do que se colocar na frente, mas isso não importa para o processador. Agora importa para a placa de vídeo: com placas modernas, mais frio = mais desempenho, então 2~3 graus a mais de temperatura por ter um radiador na entrada de ar vai fazer a placa de vídeo perder desempenho.
  3. Você diz na parte frontal? Se possível, mangueiras para baixo.
  4. Assim.

Sobre o gabinete, lembre que ele é lixoso e não tem entrada de ar. Você pode resolver isso jogando fora o painel frontal de vidro. Paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni eu ja retirei o vidro da parte frontal, eu so coloco quanto eu n to usando.

 

No 2 eu quis dizer que o water cooler vai puxar o ar dentro da maquina e esfriar o liguido passando no radiador, então seria melhor na frente ele puxando ar de fora do gabinete? Mas como tem 3 fans proximo jogando ar pra dentro ele puxaria esse ar.

 

Então na frente o water cooler pode ser com a mangueira tanto pra cima quanto pra baixo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 minutos atrás, DaviAMG disse:

No 2 eu quis dizer que o water cooler vai puxar o ar dentro da maquina e esfriar o liguido passando no radiador, então seria melhor na frente ele puxando ar de fora do gabinete? Mas como tem 3 fans proximo jogando ar pra dentro ele puxaria esse ar.

Mas... você leu o que eu disse? Porque eu expliquei exatamente isso que você perguntou:

  • embora no topo tenha menos desempenho, essa mudança de temperatura não importa. Já na frente, embora o processador fique mais frio, a placa de vídeo fica mais quente, então o desempenho da máquina cai ao em vez de subir.
  • Com WC na frente, é melhor mangueiras para baixo. Se não puder, tudo bem, use em cima que não tem outra opção. Mas se você tem essa opção, é preferível que elas fiquem para baixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas... você leu o que eu disse? Porque eu expliquei exatamente isso que você perguntou:

  • embora no topo tenha menos desempenho, essa mudança de temperatura não importa. Já na frente, embora o processador fique mais frio, a placa de vídeo fica mais quente, então o desempenho da máquina cai ao em vez de subir.
  • Com WC na frente, é melhor mangueiras para baixo. Se não puder, tudo bem, use em cima que não tem outra opção. Mas se você tem essa opção, é preferível que elas fiquem para baixo.

 

 

valeu, vou por em cima mesmo, que n ficou muito claro antes, mas agora entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!