Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liberação de acesso a pasta especificas no servidor para um usuário


Lukinhasrx

Posts recomendados

Pessoal não sei se está no tópico certo mas preciso de ajuda, no servidor da empresa temos umas pasta especifica onde tem controle de acesso por usuário exemplo (pessoa (x) acessa a pasta 1,3,4,5 outro usuário acessa a pasta 3 e apenas visualiza a pasta que ele precisa) só que tem uma pasta com muitos arquivos, dentro dessa pasta tem 900 subpastas cada 1 dessas 900 tem 11 pastas preciso liberar o acesso para um usuário acessar apenas as pastas 6 e 7 como posso está liberando de forma rápida sem precisar acessar uma por vez, existe alguma possibilidade? algum comando powershell etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

@Lukinhasrx bem vindo ao forum, nos seus proximos tópicos, por favor organize sua pergunta, parece uma questão de enem.

 

Se a pasta é compartilhada, você pode liberar para o usuário somente as pastas que ele deve usar com:

 

net use <uma letra>: \\<seu_servidor>\<caminho_para_pasta>

Se seu servidor for o mesmo do active directory, pode usar %LOGONSERVER% em vez de dizer o nome.

 

para remover:
net use <letra: ou * para tudo> /delete /yes

 

esses scripts é executado no usuário, para rodar scripts no seu usuário, você vai nas pastas compartilhadas do seu AD, tem uma chamada SysVol, dentro dela tem seu domínio, e uma pasta chamada scripts, coloque os scripts que o(os) usuário(os) deve executar lá, no manager do AD, vá no gerenciador de usuários, selecione o usuário, tem uma área para dizer qual script ele deve executar, você escreve o nome do mesmo arquivo lá. (ele executará ao logar no pc, se quiser mais especifico vai ter que usar task scheduler)

 

com relação a permissão de acesso, esse comando negar o acesso sem parar o compartilhamento:
 

icacls "C:\PastaCompartilhada\PastaInterna" /deny <nome do usuario>:(N)

 

Para dar acesso a pastas, OI significa pasta atual, CI são pastas internas, F é acesso total, você vai ter que editar isso de acordo com como você quer as permissões de usuário.

 

icacls "C:\PastaCompartilhada\PastaInterna" /grant <nome do usuario>:(OI)(CI)F

 

agora cabe a você criar a ordem lógica de como atribuir e gerenciar essas 900 pastas.

ps: não acha melhor criar um banco de dados ou sistema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Hoje sou do setor de desenvolvimento, mas estagiei e fui junior do setor que cuida de infra de rede interna (até hj ainda resolvo uns B.O e tento entender como as coisas estão ocorrendo), meu conhecimento não é profundo, então pfv me corrija se eu tiver errado ou feito alguma explicação insegura/com problemas de escalabilidade/não convencional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Absolutamente! Demonstrou alto conhecimento e dica excepcional. Me refiro ao autor. Para conseguir o feito precisa ter nível elevado de conhecimento. Peço desculpas a você e ao autor pela colocação mal feita. Estava relendo para entender porque escreví. Estava escrevendo em outro tópico e esse post era para lá. Não sei o que fiz que caiu aqui. Isso aconteceu 2 vezes já. Desconsidere por favor e reitero minhas desculpas. Vou redobrar a atenção para evitar esses constrangimentos. Obrigado.

 

EDIT:

Já solicitei edição do post.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!