Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ubuntu padrão vem com GNOME, que é um DE bem pesadinho.

Quais as especificações do seu notebook? Além do n4000, claro

Se é só pra estudar e programar num ambiente limitado, eu recomendaria um lubuntu(se ainda quer um sistema com base debian/ubuntu). É o ubuntu com lxqt no lugar do GNOME

Se seu celeron tem 8gb de ram e um SSD, o Ubuntu padrão roda de boa

• Curtir 1
Postado

@uotlaf a configuração dele é Intel Celeron n4000 , 6gb ram e 500gb de HD ( to pensando em pegar um SSD ) 

Eu uso Windows no Pc mas já como dizem q pra programação é melhor Linux sem falar que ele é mais leve pensei em colocar alguma variante do Linux então , agora mudando um pouco de assunto qual Notebook você recomendaria pra estudar/programar que não custe um rim ( o ***** q aqui no Brasil um Notebook com Celeron tá 2000 R$ ) 

Postado

@Willer C.Souza

24 minutos atrás, Willer C.Souza disse:

A configuração dele é Intel Celeron n4000 , 6gb ram e 500gb de HD ( to pensando em pegar um SSD )

O HD e a RAM já vão ser um problemão, principalmente quando começar a usar a swap(aconselho o forte uso de zram pra evitar a swap pro HD)

Ainda sim, dá pra brincar um pouco

Dependendo do que você utilizar, esses 6gb não vão ser suficientes(ex: alguma IDE como Eclipse ou Clion+GNOME levam esses 6gb brincando)

24 minutos atrás, Willer C.Souza disse:

agora mudando um pouco de assunto qual Notebook você recomendaria pra estudar/programar que não custe um rim ( o ***** q aqui no Brasil um Notebook com Celeron tá 2000 R$ ) 

Melhor criar um tópico só para isso. Mudar o assunto do post é contra as regras(regra 18)

Postado

@Willer C.Souza Ubuntu Budgie é um sabor(uma subdistro) do ubuntu que troca o GNOME pelo Budgie Desktop

O Budgie é baseado no GNOME e tem requisitos próximos do Ubuntu Gnome, então o resultado seria parecido.

A melhor forma de saber se funcionaria bem ou não é instalando mesmo. Qualquer coisa pode trocar de distro pra alguma mais leve

Atualmente estou no NixOS, mas não recomendo para iniciantes(é bem diferente de uma distro comum)

Postado

@uotlaf Man pra começar a programar você recomendaria mais o windows ou o Linux ? ( Estou mais familiarizado com o windows porém estou com bastante interesse no Linux pra programação )

E na real qual a diferença entre cada versão do Linux tipo Ubunto, Budgie e tal ? 

Postado

@Willer C.Souza

2 horas atrás, Willer C.Souza disse:

@uotlaf Man pra começar a programar você recomendaria mais o windows ou o Linux ? ( Estou mais familiarizado com o windows porém estou com bastante interesse no Linux pra programação )

Depende muito do que você quer programar. Pra algo como python, r, js, rust e essa galerinha aí, tu não vai ter problema nenhum no windows

Pra C você vai precisar fazer uns passinhos a mais, mas ainda sim não é o fim do mundo

Como você tem um hdd relativamente grande, dá pra deixar a distribuição instalada do lado do windows. Assim tu pode testar e ver se te agrada

Tem que lembrar que sistemas linux são bem diferentes do windows, então você vai ter que se acostumar

2 horas atrás, Willer C.Souza disse:

E na real qual a diferença entre cada versão do Linux tipo Ubunto, Budgie e tal ? 

Diferente do windows e macOS, sistemas linux(e bsd) são bem mais modulares quanto ao sistema operacional. Imagina como se tivessem divididos em 3:

Distribuições base: Debian, Arch, Fedora, Gentoo, openSUSE
Dá pra dizer que a mais gritante diferença entre elas é o gerenciador de pacotes. Debian tem o APT, Arch tem o pacman, Gentoo tem o portage, etc

Distribuições baseadas nas base: Ubuntu, Mint, elementaryOS, Manjaro e essa galera toda

São baseadas nas distribuições base, adicionando ferramentas ou sendo direcionadas para um certo tipo de usuário

Interfaces Gráficas: Gnome, KDE, lxqt, sway, hikari, etc

É o que tu vê. A interface gráfica. Cada uma tem um objetivo: Gnome é simples e fácil, KDE é personalizável, lxqt é leve, sway é um wm focado em ser o substituto do i3wm pra wayland(ultra leve e inteiro baseado em dividir a tela)

No caso do ubuntu, por exemplo:

Ubuntu: Gnome

Kubuntu: KDE

Lubuntu: LXQT

Xubuntu: Xfce

Ubuntu budgie: Budgie Desktop

A melhor forma de saber qual te agrada é testando

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!