Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubunto é uma boa escolha pra um Notebook velho ?


Willer C.Souza

Posts recomendados

Ubuntu padrão vem com GNOME, que é um DE bem pesadinho.

Quais as especificações do seu notebook? Além do n4000, claro

Se é só pra estudar e programar num ambiente limitado, eu recomendaria um lubuntu(se ainda quer um sistema com base debian/ubuntu). É o ubuntu com lxqt no lugar do GNOME

Se seu celeron tem 8gb de ram e um SSD, o Ubuntu padrão roda de boa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@uotlaf a configuração dele é Intel Celeron n4000 , 6gb ram e 500gb de HD ( to pensando em pegar um SSD ) 

Eu uso Windows no Pc mas já como dizem q pra programação é melhor Linux sem falar que ele é mais leve pensei em colocar alguma variante do Linux então , agora mudando um pouco de assunto qual Notebook você recomendaria pra estudar/programar que não custe um rim ( o ***** q aqui no Brasil um Notebook com Celeron tá 2000 R$ ) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willer C.Souza

24 minutos atrás, Willer C.Souza disse:

A configuração dele é Intel Celeron n4000 , 6gb ram e 500gb de HD ( to pensando em pegar um SSD )

O HD e a RAM já vão ser um problemão, principalmente quando começar a usar a swap(aconselho o forte uso de zram pra evitar a swap pro HD)

Ainda sim, dá pra brincar um pouco

Dependendo do que você utilizar, esses 6gb não vão ser suficientes(ex: alguma IDE como Eclipse ou Clion+GNOME levam esses 6gb brincando)

24 minutos atrás, Willer C.Souza disse:

agora mudando um pouco de assunto qual Notebook você recomendaria pra estudar/programar que não custe um rim ( o ***** q aqui no Brasil um Notebook com Celeron tá 2000 R$ ) 

Melhor criar um tópico só para isso. Mudar o assunto do post é contra as regras(regra 18)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willer C.Souza Ubuntu Budgie é um sabor(uma subdistro) do ubuntu que troca o GNOME pelo Budgie Desktop

O Budgie é baseado no GNOME e tem requisitos próximos do Ubuntu Gnome, então o resultado seria parecido.

A melhor forma de saber se funcionaria bem ou não é instalando mesmo. Qualquer coisa pode trocar de distro pra alguma mais leve

 

Atualmente estou no NixOS, mas não recomendo para iniciantes(é bem diferente de uma distro comum)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@uotlaf Man pra começar a programar você recomendaria mais o windows ou o Linux ? ( Estou mais familiarizado com o windows porém estou com bastante interesse no Linux pra programação )

E na real qual a diferença entre cada versão do Linux tipo Ubunto, Budgie e tal ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willer C.Souza

2 horas atrás, Willer C.Souza disse:

@uotlaf Man pra começar a programar você recomendaria mais o windows ou o Linux ? ( Estou mais familiarizado com o windows porém estou com bastante interesse no Linux pra programação )

Depende muito do que você quer programar. Pra algo como python, r, js, rust e essa galerinha aí, tu não vai ter problema nenhum no windows

Pra C você vai precisar fazer uns passinhos a mais, mas ainda sim não é o fim do mundo

Como você tem um hdd relativamente grande, dá pra deixar a distribuição instalada do lado do windows. Assim tu pode testar e ver se te agrada

Tem que lembrar que sistemas linux são bem diferentes do windows, então você vai ter que se acostumar

2 horas atrás, Willer C.Souza disse:

E na real qual a diferença entre cada versão do Linux tipo Ubunto, Budgie e tal ? 

Diferente do windows e macOS, sistemas linux(e bsd) são bem mais modulares quanto ao sistema operacional. Imagina como se tivessem divididos em 3:

Distribuições base: Debian, Arch, Fedora, Gentoo, openSUSE
Dá pra dizer que a mais gritante diferença entre elas é o gerenciador de pacotes. Debian tem o APT, Arch tem o pacman, Gentoo tem o portage, etc

 

Distribuições baseadas nas base: Ubuntu, Mint, elementaryOS, Manjaro e essa galera toda

São baseadas nas distribuições base, adicionando ferramentas ou sendo direcionadas para um certo tipo de usuário

 

Interfaces Gráficas: Gnome, KDE, lxqt, sway, hikari, etc

É o que tu vê. A interface gráfica. Cada uma tem um objetivo: Gnome é simples e fácil, KDE é personalizável, lxqt é leve, sway é um wm focado em ser o substituto do i3wm pra wayland(ultra leve e inteiro baseado em dividir a tela)

 

No caso do ubuntu, por exemplo:

Ubuntu: Gnome

Kubuntu: KDE

Lubuntu: LXQT

Xubuntu: Xfce

Ubuntu budgie: Budgie Desktop

 

A melhor forma de saber qual te agrada é testando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!