Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu preciso montar um PC com conexão wifi, e vi que tem poucas opções de placas mãe com placa wifi embutida, a placa-mãe decente mais barata com wifi que encontrei foi a Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi, que tá custando R$679.

Vcs acham que essa vale a pena ou teria possibilidade de pagar menos comprando outra placa com performance semelhante e placa wifi separadamente?

Eu não entendo dessas placas, e vi que o adaptador de rede do meu notebook é uma Qualcomm Atheros QCA9377. E a velocidade que ele proporciona já tá ótimo, qualquer coisa nesse nível tá bom pra mim.

Minha configuração por enquanto:

Ryzen 5 5500

MSI B550M Pro-VDH WiFi

SSD Kingston NV2 1TB

Memória XPG Gammix D35, 8GB, 3200MHz

RX 6600 CLD 8G ASRock AMD

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, Ricardo872 disse:

Minha configuração por enquanto:

Ryzen 5 5500

MSI B550M Pro-VDH WiFi

SSD Kingston NV2 1TB

Memória XPG Gammix D35, 8GB, 3200MHz

RX 6600 CLD 8G ASRock AMD

Duas dúvidas, você vai pegar dois pentes de 8GB? Porque o ideal é ter pelo menos 16GB de RAM. E segundo, você já tem uma fonte e gabinete (se sim, quais?) ou não citou porque ainda não decidiu?

Sobre a placa-mãe, ela é uma das melhores B550M que você vai encontrar, mas você pode muito bem pegar uma B450 ou B550 mais barata em conjunto com uma placa de rede e investir a diferença em outra parte do computador.

6 minutos atrás, Ricardo872 disse:

outra placa com performance semelhante

a performance não vai mudar em nada, o que essa aí vai se diferenciar de outras mais baratas é que ela tem uma dissipação de calor e VRM acima da média (além dos recursos como Flash BIOS Button, Wi-Fi e Bluetooth etc.), na prática, especialmente levando em conta a sua escolha de processador, a performance vai permanecer a mesma independente da placa-mãe.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Duas dúvidas, você vai pegar dois pentes de 8GB? Porque o ideal é ter pelo menos 16GB de RAM. E segundo, você já tem uma fonte e gabinete (se sim, quais?) ou não citou porque ainda não decidiu?

São 2 pentes mesmo. E ainda não decidi a fonte e gabinete.

7 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Sobre a placa-mãe, ela é uma das melhores B550M que você vai encontrar, mas você pode muito bem pegar uma B450 ou B550 mais barata em conjunto com uma placa de rede e investir a diferença em outra parte do computador.

você poderia me recomendar outra placa-mãe + placa de rede?

Se a diferença de preço não for mais de R$100, acho que não vale a pena porque vi que algumas placas mãe mais baratas poderiam precisar de um processador pra atualizar BIOS pra poder usar o Ryzen 5 5500. Eu teria mais gastos porque precisaria pagar um técnico pra fazer isso

Desde já, agradeço

Postado

O problema não é que essa placa-mãe seja "ruim", longe disso. É que, quando for trocar de PC, aí você fica preso a outra placa-mãe que também tenha Wifi. E de qualquer forma, a conectividade dela não é topo de linha. A recomendação é pegar uma placa mais barata e usar a grana para pegar um Intel AX210 dedicado. Vai ficar um valor parecido, só que com mais qualidade e opção de upgrade.

Ah, e por falar nisso, você está pegando o processador errado, o 5500 é bait. Escolha entre o 3600, que é praticamente a mesma coisa e mais barato, ou o 5600, que de fato é melhor que 3600.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Ah, e por falar nisso, você está pegando o processador errado, o 5500 é bait. Escolha entre o 3600, que é praticamente a mesma coisa e mais barato, ou o 5600, que de fato é melhor que 3600.

@Ricardo872 Percebe que qualquer um desses três serve bem, difícil é encontrar o 3600. O 5600 só faz mais diferença em questão de framerate com uma GPU mais potente. Ainda assim se conseguir pegar o 5600, é uma boa opção por ter mais cache que os outros dois.

image.thumb.png.e93499a586bfb354a5515b656ae31327.png

10 minutos atrás, Ricardo872 disse:

Se a diferença de preço não for mais de R$100, acho que não vale a pena porque vi que algumas placas mãe mais baratas poderiam precisar de um processador pra atualizar BIOS pra poder usar o Ryzen 5 5500. Eu teria mais gastos porque precisaria pagar um técnico pra fazer isso

É, a diferença não vai ser expressiva, se tiver diferença. Pelo fator conveniência, também no quesito de ter a certeza de que não vai precisar correr atrás de processador emprestado pra atualizar BIOS, a Pro-VDH Wi-Fi é uma boa opção, sem contar a boa qualidade. Mas dependendo de onde comprar outra placa-mãe, como na Pichau por exemplo, você pode requisitar o serviço de atualização de BIOS por uma taxa extra, por exemplo essa daqui: MSI B450M Pro-VDH Max. Outra placa-mãe mais barata, e que permite atualizar a BIOS sem CPU é a ASUS TUF Gaming A520M Plus II.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...