Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento após reiniciar o computador


Ir à solução Resolvido por Rafaeldelvalle,

Posts recomendados

Fiz a troca do processador de um i3 9100F para um i5 9600KF, realizei a troca e fechei o gabinete, ao iniciar computador ele iniciar normalmente e a temperatura chega no máximo aos 71 graus ao realizar o stress, porém quando desligo o computador e ligo de novo (independente do tempo) ao iniciar novamente e realizar o stress do processador o mesmo chega a 100 graus em questão de segundos. Ai novamente abro o gabinete troco a pasta térmica limpo o cooler e coloco a pasta térmica novamente e fecho tudo, ao ligar o pc inicia normalmente faço o stress e bate no máximo 71 graus, porém ao reiniciar o pc e ligar novamente ao fazer o mesmo teste de stress chega a 100 graus em questão de segundos, e esse ciclo se repete, alguém saberia o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pode estar havendo um problema na medição de temperatura de seu CPU. Não faz o menor sentido toda vez que houver uma "inícialização a quente" do PC a temperatura alcance um patamar há pouco não alcançado. Isso sem mudar coisa alguma.

 

Você pode até mudar para um watercooler para garantir seu CPU frio, mas se há esse bug, ele vai continuar, seja aos 100ºC ou não.

 

Ao trocar de CPU, você deu um CLEAR CMOS e/ou atualizou a BIOS? Seria bom fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaeldelvalle Como trocou o processador, eu diria para tentar ir no gerenciador de dispositivos procurar pelo processador e desinstalar cada um dos núcleos e reiniciar.

 

As vezes, o processador fica sendo reconhecido como o anterior e talvez isso esteja causando algum problema no sensor de temperatura.

 

Normalmente você acaba ficando com núcleos e threads limitados ao modelo anterior do processador, consegue verificar isso ou no CPU ou no Gerenciador de Tarefas > Desempenho > CPU.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente no gerenciador de tarefas constam apenas 4 núcleos sendo que devia ser 6, eu abri o gerenciador de dispositivo e exclui os 6 processadores que tinham e reiniciei, após isso liguei e estava com 4 núcleos ainda e estava do mesmo jeito, sabe o que devo fazer? @Gui GC

@Herbet Queiroz realizei as duas coisas, resetei e atualizei a BIOS porém continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ado@Gui GC afetou sim, desativei e quando liguei estava com 6 núcleos, porém mesmo assim continua o super aquecimento do processador, tinha uma atualização intel no Windows update porém também não resolveu, não sei o que eu faço mais, sera que formatar o computador irá ajudar em algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaeldelvalle Sinceramente, eu não sei te dizer se formatar adiantaria algo. É uma situação estranha, você está usando um cooler da Intel?

 

Mas comparando as imagens, da para ver que o multiplicador do clock quando chega a 100ºC está em 43x, enquanto na temperatura mais baixa só a 39x. Além do que o consumo energia está bem mais alto quando chega em 100ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaeldelvalle Mas qual é o cooler que você está usando?

 

Penso que talvez na primeira ligada depois que você troca a pasta térmica, talvez o Windows não tenha carregado completamente. Você usa o botão: Desligar ou Reiniciar?

 

Porque desligar cria um Kernel que faz com que o PC hiberne, para que o carregamento do Windows seja mais rápido.

Enquanto reiniciar desliga completamente o sistema e precisa ser reiniciado do 0.

 

Desligar da tomada ou na fonte o PC provavelmente também desligue o PC por completo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Consegui resolver o que era, acabou que tudo que foi falado influenciou a resolver, no caso tinha a energia do processador que estava usando 100% (nas configurações de energia avançada) e ativava o modo boost e ia para 4.7mhz, e eu entrei na BIOS e desativei o modo turbo do processador e ele ficou na frequência normal do processador 3.7mhz chegando no máximo a 80 graus no teste de stress, provavelmente para eu conseguir usar o modo turbo do processador irei precisar de um water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!