Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu pc está com temperatura boa porém desliga em jogos pesados.


Ir à solução Resolvido por Gael Braz,

Posts recomendados

cpu r5 3600

b450 ds2h

16gb ram

VGA rx 6500xt

SSD NVMe 

gamemax gm 500w bronze

filtro de linha 

 

Boa noite pessoal, mudei meu pc para um gabinete novo e ele primeiramente não ligou.

Não ligava nada, nem as ventoinhas, nem a fonte nem os leds.  Aqui utilizo um filtro de linha. Verifiquei todos os cabos e tudo certo.

Tentei ligar a fonte sozinha com um clipe nos encaixes verde e preto do do 24 pinos. A fonte ligou. Decidi remover todas as peças e ligar uma por uma para ver.

Não funcionou. Quando desparafusei a placa-mãe e deixei só o processador, o pc ligou. Fui colocando as outras peças e ligando, funcionou.

Pensei ter resolvido tudo, terminei de montar, fechei o gabinete e não ligou. Desmontei tudo novamente. Então me surgiu a ideia 

de que talvez pudesse ser algum parafuso da placa-mãe que estaria fazendo curto. Deixei só o processador e fui parafusando um de cada

vez enquanto tentava ligar o pc. Notei que o parafuso perto do NVMe e do slot de ram  não deixava o pc ligar. tirei ele e ligou. Montei tudo e 

a placa-mãe ficou apenas sem esse parafuso. Fechei o gabinete e... não ligou. Abri a tampa lateral direita do gabinete, verifiquei se os cabos estavam 

encostando na parte de tras da placa-mãe. Não estavam. estava organizado. Depois disso eu fiz o mesmo passo a passo de tirar tudo para ligar. Chegou ao

ponto de que o pc só ligava quando eu desligava a fonte, o filtro de linha, ligava ambos novamente e apertava o power 4 a 5 vezes seguidas. Até tentei ligar sem o 

filtro de linha para ver se ele era a causa disto. Não foi. Agora estou conseguindo ligar normalmente e não sei como. Porém agora está com um problema que antes não 

tinha. Quando entro em um jogo pesado o pc desliga totalmente. Se eu aperto o power ele liga como se nada tivesse acontecido. E quando utilizo ele para tarefas básicas como

internet, youtube, etc... ele não desliga, funciona normal. As temperaturas no aida64 estão normais.  Pastas térmica trocada recentemente.  Cpu, VGA, memória e SSD são novos.

Fonte tem quase 5 anos de uso. Até fiz um teste de diagnóstico de memória RAM do windows e não encontrou problemas.

Não faço a mínima ideia do esteja causando tudo isso. segue em anexo algumas imagens.

 

 

pc1.png

Imagem do WhatsApp de 2023-11-29 à(s) 23.20.53_8ce9b09c.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-11-29 à(s) 23.20.53_8d69f36e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece problema de fonte e de falta de aterramento. A Gamemax GM500 não é uma boa fonte e ela deve ser trocada o mais cedo possível, e se você tiver aterramento, troque essa fonte com urgência porque ela é o defeito definitivo e provavelmente está com algum tipo de curto, ela pode explodir e condenar o teu PC.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Atualização: Minha VGA quando eu entro em jogo pesado pula de 40º e poucos  para mais de 85º, consegui ver antes do pc desligar sozinho. Troquei a pasta térmica dela e a temperatura ficou baixa. Já sobre o pc não querer ligar, ele está normal. Não sei como mas está ligando normalmente. 

@Pepse Essa fonte é ruim mesmo? tem alguns forums falando sobre ela? Pensei ser ela mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!