Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Só para vocês entenderem a minha burrice (Sim, burrice). Eu tenho uma base de notebook, pra ligar essa base, eu peguei uma fonte de um modem antigo e emendei com uma porta USB, e ligo direto na tomada 110v. Acontece que por um descuido, na hora de conectar o USB na base, acabou que conectei na porta USB do no notebook, agora ele não liga mais.. mandei para um técnico já, mas como não confio muito nele, queria saber de pessoas que entendem mais do que eu (mandei para esse tecnico porque é o unico que conheço na cidade, já que é uma cidade pequena).

Caso alguém queria saber, o notebook é um ASUS X515JF. Outra informação, é que a placa-mãe fica dando uns beeps quando tento ligar o notebook. Os beeps são rápidos e em sequencia (Um exemplo seria esses beeps que vemos em bombas de filmes kkk). 

É isso, se alguém puder ajudar com qualquer coisa já ajudaria muito. Obrigado 

Postado

Na verdade o problema pode ser menor do que pensa. Se está bipando significa que a placa-mãe ainda está viva. Tente procurar no manual do note ou no manual da placa-mãe o significado desses beeps, cada tipo de beep representa um erro. Por exemplo, pode ter dado curto em alguma das memórias RAM, aí seria só fazer a substituição delas.

Postado
49 minutos atrás, Pedroviini disse:

Eu tenho uma base de notebook, pra ligar essa base, eu peguei uma fonte de um modem antigo e emendei com uma porta USB, e ligo direto na tomada 110v.

Verifica direito isso ai, pois pode ter coisa errada nessa ligação.

Veja bem:

Se tem fonte e precisa de USB, não mandou 127V para a placa do notebook, só uma tensão menor, que geralmente pode ser 12V.

Modens com fonte externa, tem redução de tensão na fonte mesmo.

E já que a base, que possívelmente tem cooler, funciona normalmente ligando com essa fonte, é sinal que ela não usa 127V para os fans, mas sim 12V.

É mais fácil só ter ocorrido um curto e queimado algum componente por ter mandado tensão para onde não deveria.

Postado
48 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Verifica direito isso ai, pois pode ter coisa errada nessa ligação.

Veja bem:

Se tem fonte e precisa de USB, não mandou 127V para a placa do notebook, só uma tensão menor, que geralmente pode ser 12V.

Modens com fonte externa, tem redução de tensão na fonte mesmo.

E já que a base, que possívelmente tem cooler, funciona normalmente ligando com essa fonte, é sinal que ela não usa 127V para os fans, mas sim 12V.

É mais fácil só ter ocorrido um curto e queimado algum componente por ter mandado tensão para onde não deveria.

Então, por isso que achei estranho, porque 12v não seria o suficiente para queimar a placa-mãe toda. Como o lado que conectei o USB é ligado por flat, eu abri o Note e desconectei o flat e tentei ligar, mas sem sucesso também. 

Uma pergunta, se queimou algum componente da placa, você acha que é possível recuperar? Pensei até em comprar uma placa nova, mas o modelo exato da minha só vende no AliExpress e fica muito caro por conta dos impostos.

@Raphael Toledo

59 minutos atrás, Raphael Toledo disse:

Na verdade o problema pode ser menor do que pensa. Se está bipando significa que a placa-mãe ainda está viva. Tente procurar no manual do note ou no manual da placa-mãe o significado desses beeps, cada tipo de beep representa um erro. Por exemplo, pode ter dado curto em alguma das memórias RAM, aí seria só fazer a substituição delas.

O complicado é que esse eu comprei usado, não tenho o manual. Mas vou ver se encontro na internet em PDF ou no site da ASUS algo a respeito. Brigadão ai pela dica, e tomara que seja algo simples igual você disse. 

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Pedroviini disse:

Uma pergunta, se queimou algum componente da placa, você acha que é possível recuperar? Pensei até em comprar uma placa nova, mas o modelo exato da minha só vende no AliExpress e fica muito caro por conta dos impostos.

Sim, tem casos que se recupera.

Quando só queima componentes eletrônicos, como um capacitor, ou um diodo, é só trocar ele.

Já quando é uma trilha rompida, seria caso de restaurar a trilha e ver o que mais queimou.

Aqui é caso para técnico fazer, já que terá os equipamentos para identificar onde está o problema e remover os componentes que será pequeno.

A troca de placa-mãe é uma solução também, quando não quer ou não tem chance de arrumar a atual placa e ela é condenada para virar uma placa de transplante.

Em caso de conseguir arrumar, alguma outra placa irá fazer a doação de componentes para sua placa, já em caso de não arrumar, a sua placa irá servir de doadora pra muitas outras.

Alguns modelos de notebooks é possível achar placas no mercado livre, não sendo ele muito atual, acha, mas quando é mais atual, fica difícil e tem de recorrer a compra por lojas de importados que tem uma chance maior de encontrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!