Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, pessoal.

Vou apresentar meu hardware, tecer algumas considerações e colocar minhas dúvidas no final.

Segue foto e configuração de meu computador doméstico.

image.png.1f8ad37325bcd5b50913c5e6317e018a.png

image.png.63be9e999c4314a6959f57edec094cbb.png

Acrescentei um kit de 5 fans ARGB com controladora (+ controle remoto) da Rise Mode para incrementar o visual e acredito ter instalado corretamente as 5 fans: 3 ventilando o gabinete (2 na lateral direita e uma embaixo) e 2 como exaustores (1 no painel traseiro e 1 em cima).

Todavia a máquina ficou barulhenta kkkkk

Como não rodo aplicações pesadas e o desktop ficou superdimensionado para minhas necessidades, estou pensando em deixar as ventoinhas desligadas, mantendo acesas apenas as bonitas luzes brancas da foto.

Com efeito, a máquina fica bem silenciosa e qualquer ruído das demais ventoinhas (CPU, GPU e fonte de alimentação) é imperceptível.
Mas estou receoso do gabinete esquentar e a máquina desligar kkkk

Assim, baixei o Armoury Crate, software da ASUS para monitorar a máquina.
Segue o print da tela.

image.png.8306ee9cda65b40d03ca7f4b89df40d0.png

Agora, vamos às dúvidas.

1. Posso confiar nas indicações de temperatura exibidas por este software da ASUS (Armory Crate)?
2. Em caso negativo, existe outro software mais confiável? Qual ou quais?
3. Deixando as ventoinhas desligadas, quais as temperaturas máximas que posso permitir a máquina atingir sem prejudicar a vida útil da mesma para as seguintes partes:
3.1. CPU
3.2 placa-mãe
3.3 CPU Package
3,4 GPU

Se alguém puder ajudar, fico grato.

Postado
1 hora atrás, MárcioK disse:

Como não rodo aplicações pesadas e o desktop ficou superdimensionado para minhas necessidades, estou pensando em deixar as ventoinhas desligadas, mantendo acesas apenas as bonitas luzes brancas da foto.

É, assim, desligar completamente não é uma boa. Mas você pode configurar pela placa-mãe para rodar no mínimo, praticamente não vai fazer barulho nenhum e ainda assim fornecer algum fluxo de ar.

1. Posso confiar nas indicações de temperatura exibidas por este software da ASUS (Armory Crate)?
2. Em caso negativo, existe outro software mais confiável? Qual ou quais?

Meio que o único software de monitoramento de processador que você deve usar é o HWInfo64. Quer dizer, até tem alguns outros, mas todos são mais limitados, então use ele e fim de papo.

Deixando as ventoinhas desligadas, quais as temperaturas máximas que posso permitir a máquina atingir sem prejudicar a vida útil da mesma

A placa-mãe você pode ignorar, não vai ter como superaquecer com um processador relativamente fraco como o seu.

Para o processador, até uns 80~85 em carga pesada é tranquilo. Não deixe passar de 90; chegou nisso, alerta vermelho, você precisa arrumar alguma coisa na máquina.

E para a GPU, ela se regula sozinha.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Se estas fans forem o modelo "Crystal Sound" aparentemente dá para reduzir a RPM, crie uma curva de fan no BIOS para ficarem em rotação minima e quando o CPU passar de ~75 graus aumentar.

@1lokos Instalei exatamente este kit, vou ver aqui. Grato.

12 horas atrás, Imakuni disse:

É, assim, desligar completamente não é uma boa. Mas você pode configurar pela placa-mãe para rodar no mínimo, praticamente não vai fazer barulho nenhum e ainda assim fornecer algum fluxo de ar.

Meio que o único software de monitoramento de processador que você deve usar é o HWInfo64. Quer dizer, até tem alguns outros, mas todos são mais limitados, então use ele e fim de papo.

A placa-mãe você pode ignorar, não vai ter como superaquecer com um processador relativamente fraco como o seu.

Para o processador, até uns 80~85 em carga pesada é tranquilo. Não deixe passar de 90; chegou nisso, alerta vermelho, você precisa arrumar alguma coisa na máquina.

E para a GPU, ela se regula sozinha.

@Imakuni Valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!